Ex-contemporartistas

Raphael Fonseca é crítico e historiador da arte. Doutorando em História e Crítica da Arte pela UERJ. Bacharel em História da Arte pela UERJ, com mestrado na mesma área pela UNICAMP. Professor de Artes Visuais no Colégio Pedro II (RJ). Curador de mostras e festivais de cinema como “Commedia all’italiana” (Caixa Cultural de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, 2011) e "Cinema pós-iugoslavo" (Caixa Cultural de São Paulo, 2012). Membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) e da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).
De agosto de 2011 a julho de 2012



Fernanda Lopes Torres, historiadora da arte, graduada pela ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial) da UERJ, mestre e doutora em História pela PUC-Rio, pesquisadora de arte da Multirio (Empresa Municipal de Multimeios) escreve às quintas-feiras quinzenalmente no ContemporARTES.



Para acessar as suas publicações acesse aqui



Renato Dering é escritor, mestre em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), sendo graduado também em Letras (Português) pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Realizou estágio como roteirista na TV UFG e em seu Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolveu pesquisa acerca da contística brasileira e roteirização fílmica. Atualmente também pesquisa a Literatura e Cultura de massa. É idealizador e administrador do site EFFI, que divulga o cinema e conteúdos audiovisuais.   twitter;com/rdering
Novembro de 2011 a dezembro de 2013.





Altair de Oliveirapoeta, nasceu em Panorama-SP em 1961. Foi criado no noroeste paranaense (Xambrê) onde estudou, escreveu seus primeiros versos e trabalhou na lavoura até os 17 anos. Em seguida, mudou-se para o centro-oeste onde permaneceu por 10 anos (Dourados e Campo Grande, Cuiabá, Goiânia e Brasília). Fez suas primeiras publicações, (Fases, 1982 e Curtaversagem ou Vice-Versos, 1988) e freqüentou o curso de direito até o sétimo semestre. Em 1988 mudou-se para Curitiba-PR, onde mora e trabalha como técnico em telecomunicações. Morou em várias cidades do Brasil e também no exterior (Alemanha, Venezuela, EUA e Nicarágua, Bolívia). Publicou seu terceiro livro de poemas O Embebedário Diverso em 1996, com uma segunda tiragem em 2003. Escreveu alguns contos esparsos e resenhas literárias, publicados em antologias e diversos jornais do país. O lento alento, com mais de mil exemplares vendidos, é o quarto livro de poemas do autor e reúne seus escritos de 1996 a 2008. 
Fevereiro de 2010 a outubro de 2011.


Para acessar a coluna acesse o link

Ana Paula Nunes é jornalista, graduada pela Universidade Federal de Viçosa-MG. Cursou pós-graduação lato sensu pela USP em Mídia, Informação e Cultura. Em sua formação teve ênfase para a área radiofônica onde elaborou seu Trabalho de Conclusão de Curso, o radiodocumentário "Sintonia do Silêncio" que contemplou um estudo sobre duas rádios da capital mineira na época do Regime Militar. Além disso, obteve destaque nacional ao vencer o XVI Pesquisa Experimental em Comunicação Nacional (EXPOCOM) com o radiojornal temático ”De Mala e Cuia” sobre a chegada da família real portuguesa ao Brasil.
Janeiro de 2009 a Janeiro de 2014.

Para acessar sua coluna acesse o link.






Mariana Zenaro é graduada e licenciada em História pelo Centro Universitário Fundação Santo André e bacharel em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, pela Universidade Metodista de São Paulo. Tem Pós-Graduação, MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão, pela Fundação Getúlio Vargas. Frequentou os cursos livres de História da Arte na Escola do Museu de Arte de São Paulo (MASP) por dois anos e meio. Trabalhou em Museus, Arquivos e Instituições Culturais. Foi voluntária no Centro de Documentação e Biblioteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Dá cursos e palestras sobre história da arte em fundações, centros culturais. 

Junho de 2012 a abril de 2013

Para acessar sua coluna, acesse esse link.

Observação: essa coluna também foi assinada por Rodrigo Correa Machado que assina hoje a coluna A poesia está na rua.






Adriano Almeida é pesquisador na área de cultura, imaginário e simbologia do espaço. Mineiro, tem se dedicado a escrever poemas, crônicas e contos. Seus escritos, de caráter introspectivo, retratam as incertezas, os conflitos, a melancolia e os encantos da existencialidade humana.

Abril de 2012 a Maio de 2013.
De Junho de 2013 a dezembro de 2013 publicou a coluna Planetário.




Djalma Thürler é Cientista da Arte (UFF-2000), Professor do Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Cultura e Sociedade e Professor Adjunto do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA. Carioca, ator, Bacharel em Direção Teatral e Pesquisador Pleno do CULT (Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura). Atualmente desenvolve estágio de Pós-Doutorado intitulado “Cartografias do desejo e novas sexualidades: a dramaturgia brasileira contemporânea dos anos 90 e depois”.

maio de 2013 a dezembro de 2013
maio de 2011 a abril de 2013 assinou a coluna As Horas.




Ana Maria Dietrich é editora-chefe da Contemporâneos - Revista de Artes e Humanidades e coordenadora do ContemporARTES junto a Rodrigo Machado. Coordena o grupo de pesquisa do CNPQ LEPCON - Laboratório de Estudos e Pesquisas da Contemporaneidade certificado pela UFABC em parceria com a UFV, UFJF, UFF, UFPA, USS e UFBA. É professora adjunta da UFABC. Pós-doutora em Sociologia pela UNICAMP, doutora em História pela USP com doutorado sanduíche pelo Centro de Estudos de Anti-Semitismo (Universidade Técnica de Berlim). Integrante Permanente da Pós Graduação de Ensino, História e Filosofia da Ciências e da Matemática (UFABC) Autora de Nazismo Tropical (Todas as Musas, 2012), Caça às Suásticas - O partido Nazista em São Paulo (Imprensa Oficial / Humanitas 2007) e outros. 
Janeiro de 2010 a dezembro de 2014.
Para acessar essa coluna acesse esse LINK




.
Solange Chemin Rosenmann é especialista em artes e museologia, desenvolve um trabalho como artista visual, transitando entre o desenho, a pintura, gravura, escultura e o design de jóias produz intensamente. Mantendo um olhar sobre a identidade brasileira, desenvolve pesquisa artística cultural desde os anos oitenta, criando projetos como arte útil, ida ao público e jóia brasileira.
No campo da museologia implantou e coordenou a ação educativa do Museu Oscar Niemeyer e foi responsável pela ação educativa da 10ª Bienal Brasileira de Design que aconteceu em Curitiba, preparando monitores/mediadores, criando material educativo e formando público com dinâmicas direcionadas aos educadores e professores. 
No campo da moda participou de editoriais para Revista Inverso. Produz a coleção de arte campesina que lançou na loja heroína, e a coleção Museu Oscar Niemeyer, inspiradas nas linhas do arquiteto, para a loja do museu.
fevereiro a dezembro de 2014.




Thelmo Olisar, natural de Porto União-SC, é graduado em Letras, bacharel em Gravura pela EMBAP e pós-graduado em Arte-Educação. Foi ilustrador gráfico e revisor de textos do Departamento de Ensino da SME de Curitiba-PR. Como artista plástico, participou de coletivas, individuais  e salões, com  premiações. Como professor, atuou em colégios particulares de Curitiba e S. Paulo e na rede pública estadual do Paraná e da Prefeitura Municipal de Curitiba-PR. Foi revisor do jornal O Estado de S. Paulo e redator do BCN-SP. Atualmente, desempenha funções de consultor gramatical do serviço de Telegramática, da Prefeitura Municipal de Curitiba-PR. 

Acesse a coluna Art&Fato  aqui.




Rogerio Akiti Dezem é professor visitante de língua portuguesa e cultura brasileira da Universidade de Osaka, no Japão. Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), é autor de Matizes do Amarelo - A gênese dos discursos sobre os orientais no Brasil (Humanitas, 2005) entre outros livros.
Novembro de 2013 a dezembro de 2014.
Acesse sua coluna aqui



Rodrigo Corrêa Machado é doutor em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Letras com ênfase em Estudos Literários pela Universidade Federal de Viçosa e graduado em Letras - Português/Literaturas de Língua Portuguesa por esta mesma instituição.  Acesse seus escritos aqui




Miriam Adelman, é socióloga, de nacionalidade norte-americana. Doutora em Ciências Humanas (UFSC)) e professora do programa de pós-graduação em Sociologia da UFPR. É co-fundadora do Núcleo de Estudos de Gênero desta instituição.  Tem livros e artigos sobre temáticas diversas publicados no Brasil e no exterior.
Janeiro a dezembro de 2014,
Acesse sua coluna aqui.









Mônica Bento é jornalista, formada pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Em seu trabalho de conclusão de curso estudou a função social das salas de cinema e desenvolveu a reportagem multimídia CineMemóriaPertence a equipe de Comunicação da Contemporartes-Revista de Difusão Cultural.

Acesse sua coluna aqui.







Geraldo Trombin é publicitário e membro do Espaço Literário Nelly Rocha Galassi, de Americana - SP (desde 2004). Lançou em 1981 “Transparecer a Escuridão”, produção independente de poesias e crônicas, e em 2010 “Só Concursados - diVersos poemas, crônicas e contos premiados”. Tem mais de 250 classificações conquistadas em inúmeros concursos realizados em várias partes do país e trabalhos editados em mais de 90 publicações.


Acesse sua coluna aqui

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.