quarta-feira, 30 de novembro de 2011

I Seminário Nacional Lepcon traz pesquisadores de diversos estados a Juiz de Fora

Nos dias 17 e 18 de novembro realizou-se o I Seminário Nacional Laboratório de Estudos e Pesquisas da Contemporaneidade - Minorias e suas representações no ICH da Universidade Federal de Juiz de Fora. 



Diversos pesquisadores vieram de diferentes estados do país. Na abertura foi lançado o número 8 da Contemporâneos -Revista de Artes e Humanidades.



Na primeira noite, os professores Patricia Ferreira Moreno e Edmundo de Paula Júnior, ambos do CES/ JF, junto a mim, participaram da mesa As interfaces da Memória na Contemporaneidade. Moreno falou sobre o projeto de memória do cinema latino americano, enquanto Paula Gomes analisou o envelhecimento e a memória. No meu caso, enfoquei os traumas ligados a memória do Shoah.



No segundo dia, tivemos a segunda mesa sobre Diversidades: gênero e política com a presença dos pesquisadores Djalma Thürler, da Universidade Federal da Bahia, Adriano Carlos de Almeida, da Universidade Federal de Viçosa (MG) e Carlos Eduardo Moreira de Araujo, da Universidade Severino Sombra (RJ), moderados pela Profa. Dra. Katia Peixoto dos Santos, integrante do Lepcon e colunista da Contemporartes.



Os cinco minicursos trouxeram temáticas variadas: criminalidade, FEB, homoerotismo, Sartre, militância estudantil. 

Já as 18 sessões temáticas mostraram um verdadeiro rol de abordagens, abordando a transversalidade de tal temática vista em diferentes prismas disciplinares: da literatura, educação, história, sociologia, direito, políticas públicas, filosofia, religião e artes. As co-relações com a temática minorias, por sua vez, se apresentaram riquíssimas:  movimentos sociais, diversidades sexuais, inclusão, gênero, identidades, guerra, imprensa, patrimônio material e imaterial, mestiçagem – abrindo um grande leque para variadas contribuições.

Esperamos que esse primeiro seminário seja um ponto inaugural na história de nosso grupo de pesquisa e que tenha continuidade nos anos vindouros.

O caderno de resumos se encontra on line.

vejam as temáticas das mesas

Mesa 1 – DIVERSIDADES CULTURAIS
MESA 2 –  FEMINICES, FEMINISMOS E FEMINILIDADES 
MESA 3: LITERATURA  E REPRESENTAÇÕES I 
MESA 4: PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL 
MESA 5: MESTIÇAGENS E REPRESENTAÇÕES 
MESA 6: POLÍTICAS PÚBLICAS, POLÍCIA E DIREITOS 
MESA 7:  MOVIMENTOS SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE 
MESA 8: DIVERSIDADES SEXUAIS E LINGUAGENS 
MESA 9 - EDUCAÇÃO E MINORIAS I 
MESA 10: FILOSOFIA E RELIGIÃO 
MESA 11: IDENTIDADES, GUERRA E MEMÓRIA 
MESA 12 – LITERATURA E REPRESENTAÇÕES II 
MESA 13: ARTE, FOTOGRAFIA E CINEMA 
MESA 14: IMPRENSA, MINORIAS E REPRESENTAÇÕES 
MESA 15: AFRODESCENDENTES: CULTURA E REPRESENTAÇÃO 
MESA 16: MINORIAS E INCLUSÃO 
MESA 17: REPRESENTAÇÕES HISTORIOGRÁFICAS 
MESA 18: EDUCAÇÃO E MINORIAS 2 


                              ***

HOJE penúltimo encontro do CAFÉ COM PP / 2011


ANA MARIA DIETRICH é coordenadora junto a Rodrigo Machado da Contemporartes - Revista de Difusão Cultural, doutora em História Social/ USP e professora adjunta da UFABC.




0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.