domingo, 7 de março de 2010

Cinema


O Drops Cultural de hoje irá prestigiar a sétima arte, o cinema. Afinal, hoje é dia do tapete vermelho, hoje é dia de Oscar. E esse ano a entrega da estatueta está extremamente disputada, principalmente na categoria principal: melhor filme. Diferente dos anos anteriores, esse ano são 10 os filme indicados ao prêmio. Entre eles Guerra ao Terror, Bastardos Inglórios, a animação Up e o sucesso de bilheteria Avatar.
Ainda não sabemos se a noite será azul como os habitantes de Pandora ou se será vermelha e sangrenta como prefere Tarantino, mas em todos os casos, façam suas apostas e esperemos até à noite!
Enquanto isso, algumas curiosidades sobre a premiação mais famosa do mundo:


  •      Até hoje já foram distribuídas 2 701 estatuetas. 

  •    São ao todo 3 500 convidados que participam da cerimônia

  •    Walt Disney é o maior recordista da história do Oscar. Possui 59 indicações e 31 vitórias.

  •    Nas categorias principais a recordista é Meryl Streep, ela foi indicada 16 vezes e venceu duas. 

  •    Os países que mais venceram na categoria Melhor Filme Estrangeiro são consecutivamente: Itália (10 Oscars); França (9 Oscars); Espanha (4 Oscars) e Japão (4 Oscars).

  •     As estatuetas do Oscar, no começo eram feitas de bronze, mas agora elas são de uma mistura de estanho com banho de ouro. Medem 34, 29 cm e pesam 3,85 kg.

(Fonte: Revista Superinteressante e portal terra)


E é nesse clima de cinema que apresento as Dicas Drops dessa semana:

  • É proibido fumar – filme nacional de direção de Anna Muylaert, lançado em 2009. Sinopse: Baby (Glória Pires) vive sozinha no apartamento que herdou da mãe. Ela dá aulas de violão para alguns alunos e vive em atrito com as irmãs. Quando o músico Max (Paulo Miklos) se muda para o apartamento vizinho, Baby vê nele a grande chance de voltar à vida. Acontece no Sesc Ribeirão Preto, de 05/03 a 11/03. Sexta a quinta, sessões às 20h. Porém, no dia 10/3, quarta, a sessão acontecerá às 19h30, em virtude do posterior bate-papo com a diretora Anna Muylaert.

  • Cinema & Psicanálise - Exibição do filme Central do Brasil seguido por comentário de um especialista em psicologia. Acontece no Sesc Piracicaba dia 13/03 às 13h30.


  •  Noitão HSBC Belas Artes – a próxima sexta-feira, dia 12/03 é dia do Noitão HSBC Belas Artes, evento cinematográfico noturno que acontece na 2ª sexta-feira de cada mês, a partir da meia-noite, apresentando 03 filmes (entre eles um filme surpresa) relacionados por um tema em comum e exibidos em seqüência até o amanhecer do sábado. A venda dos ingressos inicia na quinta-feira, véspera do evento no próprio HSBC, rua da Consolação, 2423. São Paulo

E para os interessados em cursos: Vale lembrar que já está acontecendo o“Luz, Câmera a Palavra em Ação”. O curso que pretende estimular a discussão de como a palavra é apropriada de diversas maneiras pela linguagem audio-visual, passando pela análise do roteiro, seus usos nos documentários e questões interdisciplinares do Cinema versus História; o Cinema versus Literatura, exemplificando com diferentes formas de expressão da Sétima Arte no Brasil e no mundo. Acontece às quinta-feiras às 19h, na Casa da Palavra em Santo André. Saiba mais: http://contemporartes-contemporaneos.blogspot.com/2010/02/luz-camera-palavra-em-acao.html

O Senac também está com inscrições abertas para diversos cursos livres na área de audiovisual, entre eles: edição, roteiro para cinema e interpretação. Saiba mais: http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?template=971.dwt&testeira=986&theme=106&type=NONE&unit=NONE





Ana Paula Nunes é jornalista, formada pela Universidade Federal de Viçosa-MG, e escreve aos domingos no ContemporARTES

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.