quarta-feira, 24 de novembro de 2010

I Jornada Cultural – UFABC: primeiro passo na convergência da cultura na universidade

Acontece de 27 de novembro a 14 de dezembro de 2010 a primeira Jornada Cultural da UFABC. Finaliza-se assim o ano de 2010 brindando-se as múltiplas atividades culturais que acontecem no campus da UFABC e na região. São palestras, almoços musicais, circuito musical, cineclubes, exposições de fotografia, lançamento de livros, apresentações de coral, danças, capoeira, infanteria e vídeos que refletem a diversidade cultural de nossa universidade e seu entorno.
Artistas, literatos, músicos, cineastas e profissionais ligados às artes e a cultura na região do ABC irão se reunir nas unidades de Santo André e São Bernardo com o mesmo propósito, o de pensar e divulgar a cultura em suas variadas dimensões. Discentes, docentes e funcionários da UFABC se uniram para elaborar essa programação. Instituições formais e informais que tem atividades culturais trabalharam juntas e de maneira convergente, a Proex, o DCE e a Atlética são algumas delas. As temáticas abrangem discussões a respeito da Cultura afro e mergulhos em vanguardas e novas linguagens artísticas como o graffite, a tatuagem e o guitar hero.
Esperamos que o público presente aprecie tal conjunto de atividades da mesma maneira que tivemos o imenso prazer de organizá-las.
Comissão organizadora
Local:
UFABC – Campus Santo André
Av. dos Estados, 5001
Av. Abolição s/n
Bairro Bangu
UFABC – Campus São Bernardo
Av.  João Pessoa, 59
Centro.



Acontece também nessa semana, amanhã (25.11) no Rio de Janeiro, o lançamento do livro Ensaios sobre linguagens, identidades e práticas de poder, no qual tenho um ensaio sobre imigração alemã em São Paulo.

Ainda no Rio de Janeiro, em Vassouras, acontecerá o IV Simpósio de Política e Cultura: diálogos e interfaces. Ainda estão abertas as inscrições para ouvintes.

"IV Simpósio de Política e Cultura: Diálogos e Interfaces"

Data do evento: 01, 02 e 03 de dezembro de 2010
Tipos de inscrição:
Sem apresentação de trabalhos – 10 reais
O pagamento deverá ser efetuado através de depósito bancário até 30 de novembro de 2010:
Banco: Banco do Brasil
Agência: 3437-1
Conta corrente: 3057-0

O comprovante do depósito deverá ser apresentado no ato do credenciamento nos dias de realização do evento.
Mini-simpósios do evento:

Coordeno o simpósito temático sobre Cinema e História:
1. Cinema e História: discussões de linguagens historiográficas
Coordenação:
Katia Peixoto dos Santos (PUC-SP)
Rosangela de Oliveira Dias (USS)
Ana Maria Dietrich (USS)

Inaugurada por Marc Ferro na década de 60, a intersecção entre as duas áreas de conhecimento Cinema e História será objeto de reflexão desse seminário temático. Pretendemos agregar pesquisas que explorem os questionamentos teóricos e metodológicos que demandam dessa discussão interdisciplinar, assim como conhecer os atuais estudos que privilegiam a análise de imagens audio-visuais e/ou a linguagem cinematográfica. O cinema enquanto narrativa específica elaborada como resultado da composição de diversos elementos fílmicos e polissêmica ao utilizar o som e a imagem também serão foco de análise.


Veja programação completa do Simpósio no site: http://www.uss.br/web/page/simposiopol.asp







Ana Maria Dietrich, profa. dra. adjunta da UFABC, é coordenadora da Contemporartes - Revista de Difusão Cultural junto a Vinicius Rennó. Faz parte da comissão organizadora da I Jornada Cultura da UFABC

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.