domingo, 9 de outubro de 2011

Programação mineira e oportunidades de publicação




Hoje a Drops sai um pouco do “circuito” das capitais e traz opções de eventos e simpósios no interior de Minas Gerais. Também tem dicas também para quem quer publicar poesias ou artigos e para quem quer ver seu trabalho exposto no Museu da Imagem e do Som. Vamos lá: 


A Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG) vai receber, de 8 a 10 de novembro, o I Simpósio  Internacional de Literatura, Cultura e Sociedade. O evento é uma promoção do Programa de Pós-graduação em Letras da UFV.
O simpósio propõe um diálogo com as outras áreas do saber e terá a participação de estudiosos do Brasil e de Portugal. O prazo para envio de trabalhos já se encerrou, mas as inscrições para participar das mesas estão abertas. Acesse a programação completa


Até a próxima quarta-feira (12), a charmosa cidade de Diamantina hospeda o “Festival de História”. O evento, que tem apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), começou ontem (08), com uma ampla programação de debates, oficinas e apresentações culturais. Quem gostou da programação, mas não pode participar pode acompanhar notícias do evento no site da Revista de História da Biblioteca Nacional.


Nos dias 17 e 18 de novembro, em Juiz de Fora, acontece o I Seminário Nacional Laboratório de Estudos e Pesquisas da Contemporaneidade (LEPCON). O tema é “Minorias e suas Representações” e, além da apresentação de trabalhos, haverá diversos mini-cursos. 
O evento tem apoio da FAPEMIG, da Editora Vozes, da ContemporARTES e da revista irmã Contemporâneos, e vai acontecer no Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As inscrições de trabalhos podem ser feitas até o dia 30 de outubro. As especificações para envio de resumos e a programação do seminário você encontra aqui


A Revista Encontro Literário está com inscrições abertas até o dia 30 de outubro para seleção de poesias. O regulamento está aqui. A inscrição é gratuita e podem ser enviadas poesias inéditas, de tema livre, dividas nas categorias Juvenil (12 a 17 anos) e Adulta (a partir de 18). O resultado da seleção será divulgado em dezembro deste ano. 


Quem escreve sobre poesias, por sua vez, pode enviar artigos para a Revista Darandina. A próxima edição da revista eletrônica terá como tema “Poética moderna e contemporânea: uma perspectiva comparativa” e, segundo a chamada de trabalhos, recebe contribuições  que tratem da “produção poética vinculada às culturas e literaturas de língua portuguesa e outras línguas, desenvolvidas a partir das vanguardas do século XX até a contemporaneidade, século XXI”. 
Serão analisados trabalhos enviados até o dia 17 de outubro. Mais informações no site da revista.   


Por fim, uma dica para os artistas que se interessam por novas tecnologias. O Laboratório de Novas Mídias do Museu da Imagem e do Som (LABMIS) está com inscrições abertas para seu programa de residência artística, que oferece aos artistas infraestrutura e suporte técnico para o desenvolvimento de pesquisas. Segundo o site do programa, os participantes selecionados recebem hospedagem e auxílio transporte e alimentação e têm seus trabalhos exibidos em uma mostra, dentre outras vantagens. 
Conheça melhor o programa e como participar. As inscrições se encerram no dia 24 de outubro.





Mônica Bento é jornalista, formada pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Em seu trabalho de conclusão de curso estudou a função social das salas de cinema e desenvolveu a reportagem multimídia CineMemória. Pertence a equipe de Comunicação da Contemporartes-Revista de Difusão Cultural 

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.