domingo, 18 de dezembro de 2011

Cinema, debate e Contemporâneos




Quem está em São Paulo tem a chance de assistir a filmes brasileiros lançados este ano por um preço camarada. É que acontece até 29 de dezembro, no CineSesc, a 12ª Retrospectiva do Cinema Brasileiro. Os ingressos custam R$ 4 e há também sessões gratuitas.
Um dos destaques dessa semana é o documentário Lixo Extraordinário, que mostra o trabalho do artista plástico Vik Muniz com o material encontrado e com os catadores do lixão Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. O filme será exibido hoje (18) às 21h e na quinta-feira (22), às 19h.
A programação completa está disponível aqui. O CineSesc fica na Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César.


Em Belo Horizonte, o projeto Diálogos Culturais promove debates relacionado ao Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte (FIT), tema do projeto este ano. No encontro da terça-feira, dia 20, Márcio Meirelles, ex-Secretário de Cultura da Bahia, diretor teatral, cenógrafo e figurinista, vai falar sobre o tema “Políticas Públicas e Festivais”. O debate é gratuito e acontece às 19h, no Museu Histórico Abílio Barreto, que fica na  Avenida Prudente de Morais, 20, Cidade Jardim.


Reforçando a última edição da coluna, termina na próxima terça-feira, dia 20, as inscrições para o VII Concurso Literário “Poesias sem Fronteiras”. O concurso tem o apoio da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências, da União Brasileira dos Escritores / BA e da Revista Artpoesia.
Para participar do concurso, cada autor deve enviar apenas uma poesia, de tema livre. Serão escolhidos cinco ganhadores. Os prêmios para o primeiro lugar são um troféu, um certificado, um exemplar do livro “Cartas ao Presidente Lula” e uma Revista Literária. Os escolhidos do 2° ao 5° lugar também serão premiados.
O resultado final será divulgado no dia 20 de janeiro de 2012. Mais informações aqui.


E para fechar este Drops Cultural, um anúncio “da casa”: já está disponível para acesso a 9ª edição da Contemporâneos – Revista de Artes e Humanidades, "Ciência, Tecnologia e Inovação: dilemas e dimensões sociais". A edição aborda questões polêmicas ou pouco conhecidas de vários aspectos da ciência e tecnologia, como células-tronco, biocombustíveis e cyberespaço. Leia aqui.

------------

Mônica Bento é jornalista, formada pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Em seu trabalho de conclusão de curso estudou a função social das salas de cinema e desenvolveu a reportagem multimídia CineMemória. Pertence a equipe de Comunicação da Contemporartes-Revista de Difusão Cultural. 





0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.