quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

2012 - Contemporartes volta com novos colunistas e ótimas produções



O recesso durou mais tempo que o esperado, devido a alguns atrasos com as imagens da nossa revista, mas chegamos em 2012 com muita garra, novos colunistas e ótimas produções. O leitor da Contemporartes - Revista de Difusão Cultural poderá ter acesso a textos nas variadas áreas artísticas, com contribuições de todo o país.
A coluna Flash Som se despede do jornalista gaúcho Marcelo Pimenta e agora tem a contribuição da pesquisadora do movimento LGBTT, Tatyane Estrela. O perfil da coluna mudará um pouco com suas reflexões filósoficas e o cotidiano. Serão flashes incorporados ao som de sua crítica voz.
Tatyane Estrela, pesquisadora da homoafetividade, assina, a partir de 2012, a coluna Flash Som.

Na quarta-feira abrimos espaço para a volta do escritor Abilio Pacheco que estreia sua nova coluna "Vozes do Silêncio", dando vazão a suas expressões poéticas do norte do país, Pacheco é professor de Literatura na Universidade Federal do Pará.

Abilio Pacheco, escritor do Pará, volta a contribuir com a Contemporartes com a coluna Vozes do Silêncio.

Nos demais dias, os nossos veteranos colunistas continuam mostrando o melhor de sua produção.
Na segunda-feira, temos críticas literárias com o mestrando em Letras da UFV Renato Dering na coluna Poesia Comovida. Revezando com ele, o escritor e publicitário Geraldo Trombin continua com suas pérolas poéticas super premiadas na coluna Uni.verso.
Terça-feira Raphael Fonseca, crítico de arte, escreve suas produções sobre as últimas novidades em Artes Plásticas no Brasil e no Mundo com a coluna Um Salto para o Futuro de Hoje. Simone Pedersen, escritora de Vinhedo (SP) de livros infantis, crônicas e poesias alterna com Alexandra Eliziario, da Uniabc, que foca suas críticas em reflexões sobre as questões afrobrasileiras.
Quarta-feira, temos a minha coluna, Ana Dietrich, que enfoca as humanidades em geral e conta as principais notícias relacionadas ao universo das revistas Contemporartes e Contemporâneos. Também nesse dia, a socióloga Soraia Costa escreve sobre as ferrovias paulistas, principalmente sobre questões da Vila de Paranapiacaba na coluna Neblina sobre Trilhos, alternando com Abilio Pacheco na já mencionada Vozes do Silêncio.
Quinta-feira é o dia de se falar sobre fotografia, fotógrafos e exposições iconográficas com a doutoranda em Sociologia Izabel Liviski na sua coluna Incontros. Reveza com ela Tatyane Estrela na já citada Flash som.
Sexta-feira a doutora em Semiótica Katia Peixoto e o doutor em Teatro Djalma Thurler escrevem, respectivamente, sobre Cinema e Teatro na coluna As Horas.

Sábado teremos a participação de Rodrigo Machado que enfoca suas reflexões no universo literário e Diogo Carvalho que escreve sobre humanidades e História do Tempo Presente.
No domingo, o Espaço do Leitor é alternado com o Drops Cultural, um verdadeiro radar do meio artístico e cultural brasileiro, escrito pelas jornalistas Ana Paula Nunes e Monica Bento.

A Contemporartes-Revista de Difusão Cultural é associada ao Laboratório de Estudos da Contemporaneidade, grupo do CNPQ da UFABC com parceria com a UFF, UFJF, UFV, USS, UFPA e UFBA. Conheça melhor suas propostas, visitando o site do grupo.

Esperamos que o leitor aprecie tal revista que é feita para ele, procurando dar uma dimensão da diversidade cultural de nosso país e da amplitude das produções de nossos artistas, escritores e pesquisadores da área de Artes e Humanidades.








Ana Maria Dietrich, professora adjunta da UFABC, é coordenadora da Contemporartes - Revista de Difusão Cultural.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.