domingo, 21 de abril de 2013

Tuítes e Bits: apresentação

Você que está lendo essa coluna provavelmente tem um perfil em alguma rede social, no Facebook, no Twitter, no Orkut ou quem sabe no Google +?  Talvez em todas essas. Mas, você já pensou em ficar uma semana longe dessas redes, ou um mês? Já imaginou como seria ficar meses sem acessar sua conta e como isso influenciaria sua rotina? Sua vida social? Será que você ainda teria assunto para conversar com seus amigos e familiares?

Sim, estamos totalmente imersos nesse universo.  O cenário digital hoje pauta não só nossos relacionamentos, pauta a imprensa e a mídia também. Mas, de onde vem essa importância toda? Talvez alguns números ajudem a explicar um pouco sobre isso.

O Facebook, criado em 2004, possui hoje aproximadamente 1,01 bilhões de usuários ativos e é a principal rede em número de usuários e fluxo de informação.  Já o Twitter é o favorito microblog da vez, possui 170 milhões de usuários ativos. O Brasil é o segundo país com o maior número de usuários nessa rede, perdendo apenas para os Estados Unidos. 


Claro, esses números não são estáticos e enquanto você está lendo, provavelmente eles estão crescendo. Existe até algumas ferramentas e aplicativos para você acompanhar essa evolução em tempo real. O a world oftweets, por exemplo, mostra a atualização dos dados do Twitter em todo o mundo e em tempo real.

Então, voltamos àquela pergunta do começo. Ao invés de pensar como seria sua vida sem as redes sociais, me melhor ir se acostumando com sua vida cada vez mais ligada a elas. E se estar offline é uma condição cada vez mais distante, vamos nos juntar de vez aos mais de 1 bilhão de usuários dessas redes e aprender com eles. Como? A Tuítes e Bits está aqui para isso!  É só acompanhar!


-------- 


Ana Paula Nunes é formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa|UFV e especialista em Mídia, Informação e Cultura pela Universidade de São Paulo |USP. Trabalha com Marketing Digital e Mídias Sociais, atuando principalmente nas áreas de: pesquisa, monitoramento e planejamento.

1 comentários:

Ana disse...

parabéns,querida ana pela sua nova coluna... creio que na era de informação não faltará assunto para vc... bjs Ana Maria

21 de abril de 2013 às 10:33

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.