domingo, 8 de dezembro de 2013

Check in na privacidade


Pensei em começar essa reflexão em uma mesa de bar, sentado no sofá ou na praça de alimentação do shopping. Mas, será que o local de onde escrevo faz diferença no conteúdo? Hoje, faz sim. Todos sabem – e também fazem questão de mostrar – onde se localizam em determinado momento. O check in na padaria, mercado e restaurante implicam em postagem imediatas sobre os pães, produtos e comida. Os usuários mais radicais consideram que postar uma foto sem estar no local onde ela foi tirada fica “velho” e sem contexto.

Mas até em que ponto essa superxeposição nas redes sociais faz de você o mais antenado ao invés de alvo para bandidos? Com sua vida toda alinhada nas redes, detalhe por detalhe e rotina transformada em algo extraordinário graças a uns poucos filtros, como fica a segurança do usuário? Mostrar implica também em ser visto. Por quem? Nunca se sabe...
Os crimes virtuais ainda não são punidos por serem cometidos através da grande rede. E sim por serem infrações que acontecem também no “mundo real”. Ningúem é preso por pedofilia na internet só porque compartilhou fotos de crianças. É preso simplesmente pelo crime de pedofilia. Atribuo a isso a falta de um marco civil regulatório da internet. Desde 2009 tramita no país uma iniciativa para projetos de lei.
Os próprios bandidos que perseguem o usuário da internet fazem uso da rede para mostrar peripécias criminosas. A polícia passou a usar o facebook como ferramenta de investigação, já que os bandidos não são nem um pouco inibidos quando o assunto é postar aquela foto segurando um fuzil. 
E foi só mexer com o brio masculino em aplicativos que avaliam o desempenho sexual para muita gente perceber que nem tudo que se faz entre quatro paredes merece divulgação... 

-------------------


Felipe Menicucci é jornalista da TV Integração, afiliada da Rede Globo em Juiz de Fora – MG. É formado em comunicação social pela Universidade Federal de Viçosa, MG.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.