terça-feira, 24 de março de 2015

Greve da(o)s Professora(e)s do Estado de São Paulo



Nada é Impossível de Mudar

"Desconfiai do mais trivial, na aparência do singelo.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual. 
Suplicamos expressamente: 
não aceiteis o que é de hábito como coisa natural,
pois em tempo de desordem sangrenta, 
de confusão organizada, 
de arbitrariedade consciente, 
de humanidade desumanizada,
nada deve parecer natural
nada deve parecer impossível de mudar."
Bertold Brecht.

Brecht incita nossa reflexão e nos motiva a lutar por dias melhores, o status quo não é natural e sim algo construído historicamente e, mesmo em tempo de "desordem sangrenta" e toda desumanização que estão presentes em nossas relações cotidianas, a realidade é passível de mudança. Para tanto, os professores do Estado de São Paulo buscam melhorias no sistema público de Educação Básica e no dia 4/3/2013 o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP) convocaram uma assembléia:



Nesta assembléia que ocorreu dia 13 de março de 2015, no Vão Livre do MASP, localizado na Av. Paulista aprovam a GREVE reivindicando, principalmente, melhorias de condições de trabalho, emprego, melhoria salarial, água para todas pessoas na escola e contra os cortes de verbas e classes superlotadas:





No dia 16/03 a presidenta da APEOESP, lançou uma nota no sítio da APEOESP, dizendo que o governador Geraldo Alckmin é autoritário e se nega fazer negociações. Explica que este ano, foram fechadas mais de três mil classes e as salas do Ensino Regular estão superlotadas com até 60 alunos. Comenta também que foi cortada verbas das escolas, foram reduzidos os números de coordenadores pedagógicos, diminuindo assim a qualidade do ensino.  Salienta também o impacto que a falta de água causou nas escolas. Outra pauta da reivindicação é a equiparação salarial com os demais profissionais com a formação de nível superior, seguindo a determinação do Plano Nacional de Educação, o que daria um aumento de 75,33% no salário real:



No dia 20 de março de 2015, última sexta-feira, teve outra assembléia, esta que foi transmitida ao vivo pela internet:


Nela a decisão pela GREVE continua e a nova assembléia ocorrerá na sexta, dia 27/03 às 14h. Abaixo compartilho um informe com a agenda das mobilizações e as principais reivindicações:






Quem ainda não aderiu e está com receio, apesar de ser um direito legítimo, o Governador solicitou aos Diretores das Escolas para colocar professores substitutos e foi preparado um requerimento para documentar a solicitação dos professores:




Ontem fui informada pela Comissão de Greve que até ontem, dia 23 de março, havia 51% de adesão à GREVE em todo Estado e na região que atuo, em Mauá, havia 40% de paralisação. 


Aproveito para finalizar esta matéria para pedir apoio de outras pessoas e entidades, pois do mesmo jeito que uma andorinha só não faz verão, nem primavera, necessitamos de mais força para reverter mostrar que somos unidos e estamos muito descontentes com este quadro de sucateamento da Educação Pública. 

Como diria, poeticamente, o poeta João Cabral de Melo Neto:


Tecendo a Manhã

Um galo sozinho não tece uma manhã.
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.

E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.





Soraia Oliveira Costa, mestranda em História da Ciência pela UFABC e graduada em Ciênciais Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA). Professora de Sociologia Educação Básica no Estado de São Paulo. Trabalha com audiovisual e oralidades desde meados de 2007. Produtora do documentário "Transformação sensível, neblina sobre trilhos", que trata da história vila de Paranapiacaba, feito com incentivo do MEC/SESu, UFABC e FSA.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.