Tutorial de Postagem

Este tutorial pretende ensinar às pessoas não-familiarizadas com a linguagem HTML como utilzar a ferramenta de edição do Blogger. Caso você nunca tenha entrado em contato com ela, siga atentamente todos os passos. Caso já saiba minimamente como utilizá-la, sinta-se livre para acessar os temas nos quais ainda detem alguma dúvida através do índice abaixo. (OBS.: Clique nas imagens para ampliá-las.)

Índice:
1- Login (entrando do Blogger)
2- Iniciando uma nova postagem
3- Edição e diagramação
3.1- Links (para sites ou emails)
3.2- Imagens
3.3- Alinhamento
3.4- Videos
4- Pré-visualização
5- Publicação (Data e Hora)


1.0- Login (entrando do Blogger)


1.0.1- Acesse o site do Blogger. Digite seu Nome de usuário (email) e senha nos campos apropriados e clique em "Login":

2.0- Iniciando uma nova postagem


2.0.1- Tendo feito login (entrado) no Blogger, em sua página idicial clique em "Nova Postagem":

2.0.2- Com o editor de postagem aberto, digite um título conciso* (que explique claramente e em poucas palavras sobre o que se trata a sua postagem) no campo apropriado:
* Se quiser dar um título mais longo e completo à sua postagem, procure fazer isso no corpo do texto.

2.0.3- Antes mesmo de começar a escrever ou colar o seu texto, adicione o marcador da sua coluna* no campo "Marcadores", localizado na parte inferior direita do editor de postagem:
* Um marcador de postagem deve funcionar como uma espécie de indice remissivo, capaz de agregar textos que tenham alguma relação entre si. Através dele, um possível leitor que tenha gostado de um texto pode encontrar outros que possam lhe interessar ou que tratem do mesmo assunto que está pesquisando.

Caso queira colocar um marcador, além do marcador exclusivo da sua coluna, verifique se já não existe um que atenda às suas necessidades clicando em "Mostrar Tudo", ao lado do campo "Marcadores". Caso não encontre, siga as seguintes premissas para a criação de um novo:
-- Não crie marcadores muito específicos, que corram risco de serem usados só uma vez;
-- Escolha palavras que sejam as mais genéricas e abrangentes possível;
-- Só crie um novo marcador se for realmente útil.

3.0- Edição e diagramação


3.0.1- Certifique-se que está no modo "Escrever", clicando no canto superior direito do editor de postagem e delete todas as logos (emblemas), deixando apenas a da sua coluna*:
* Lembre-se de deixar a logo da sua coluna centralizada. Se não estiver, selecione-a e siga as instruções do tópico Alinhamento.

3.0.2- Pule o espaço de uma linha após a logo da sua Coluna e insira seu texto ou comece a escrever diretamente. Caso tenha escrito seu texto no Microsoft Word, não copie diretamente deste programa para o editor de postagem. Do contrário, estará copiando, juntamente com o texto, dados incompatíveis com o editor, ocasionando em erro na hora de publicar.

3.0.3- Para manter o texto puro, prefira utilizar o Bloco de Notas ou, pelo menos, copie-e-cole o texto do Word para o Bloco de Notas e deste para o editor de postagem:


3.2- Imagens


3.2.1- Para adicionar uma imagem à sua postagem, clique na região do texto onde deseja colocá-la e depois clique no ícone "Inserir Imagem":

3.2.2- Na caixa de diálogo* que aparecer, clique em "Enviar arquivo..." e busque no arquivo do seu computador a(s) imagem(ns) desejada(s):
* Aqui é possível fazer upload (carregar) todas as imagens que serão usadas ao longo do texto. Mas somente a que estiver selecionada na caixa de diálogo será inserida naquele momento. Mais tarde, basta clicar na região do texto onde quiser por outra imagem e clicar novamente no ícone "Inserir Imagem". Todas as imagens carregadas anteriormente estarão lá, esperando serem selecionadas.

3.2.3- Aguarde o upload (carregamento) da(s) imagem(ns). Selecione aquela que deseja inserir naquele momento e clique em "OK":

3.2.4- Com a imagem inserida, acima ou abaixo dela aparecerá uma barra de opções*. Escolha o tamanho e o alinhamento que achar adequado ou então remova a imagem:
* Isto pode ser feito a qualquer momento. Basta clicar sobre imagem que deseja alterar que a barra de opções aparecerá novamente.

3.2.5- Caso queria mudar a posição da imagem em relação ao texto, segure-a com o cursor e a arraste dentro do próprio texto para onde achar melhor.

3.3- Alinhamento


3.3.1- Para centralizar, justificar ou alinhadar à direita/esquerda, partes do texto, e/ou imagens, selecione-as e clique no ícone "Alinhamento":
* Procure fazer isso por último e, de preferência, apenas com as partes da postagem que realmente queira alinhar de modo diferente. Se estiver tendo problemas com essa ferramenta, siga os procedimentos descritos no tópico 3.0.3 e refaça os alinhamentos um a um. Tudo fica mais simples recomeçando do zero.

3.3.2- No menu que aparecer, escolha o alinhamento desejado para aquela parte do texto e/ou imagem:

3.4- Vídeos


3.4.1- Para colocar vídeos na postagem, em uma nova janela, entre em algum site de vídeos. Visto que o YouTube é o mais popular, vamos trabalhar com ele. Busque pelo vídeo desejado no campo de pesquisa:

3.4.2- Ao encontrá-lo, clique em "Incorporar":

3.4.3- No menu que aparecer abaixo, escolha os atributos do player (caixa de vídeo), como cores e tamanho*:
* Tomando o cuidado de escolher um tamanho com a largura menor que 750 pixels, pois esta é a largura máxima da página de postagem.

3.4.4- Depois de escolher os atributos, copie o código fornecido:

3.4.5- Volte para o editor de postagem. Clique em "Editar HTML" e cole o código na região do texto que queira que o vídeo apareça:

3.4.6- No modo "Escrever" (botão ao lado de "Editar HTML"), sececione o vídeo e faça o devido Alinhamento, como se fosse uma imagem.

4.0- Pré-visualização


4.0.1- Terminada a diagramação do seu texto, verifique se está tudo como você queria clicando em "Visualizar"*:
* Esta ação irá abrir, em uma nova janela, uma visão prévia da postagem. Na qual aparecerá, no topo, como ficará a manchete e, logo abaixo, como ficará o texto completo. Se algo estiver fora do lugar, feche a janela de visualização e volte no editor de postagem.

5.0- Publicação (Data e Hora)


5.0.1- Caso queira que a sua postagem apareça em uma data futura, clique em "Opções de postagem":

5.0.2- A parte debaixo do editor de postagem irá se expandir. Na opção "Data e hora da postagem", escolha "Programado em" e altere a data (dd/mm/aa) e a hora (hh:mm) nas quais deseja que sua postagem seja publicada:

5.0.3- Por fim, despois de ter colocado um título conciso e no lugar certo, colocado o devido marcador da coluna, diagramado corretamente o texto, e certificado de que está tudo nos conformes deste tutorial, clique em "Publicar Postagem"*:




* Mesmo depois de publicada, a postagem ainda pode ser alterada. Caso não goste de como ficou diagramado o texto, basta clicar no botão "voltar" do seu navegador de internet ou no ícone de um lápis, ao final da postagem: