segunda-feira, 4 de julho de 2011

POETAMIGOS IV

Nada como abrir a semana com mais uma preciosa edição do POETAMIGOS. Ou melhor, com criações das nossas queridas POETAMIGAS que muito bem sabem deslizar, flutuar pelos versos, com densidade de conteúdo e tamanho encantamento.
Confesso que quem me apresentou o termo POETAMIGO foi a própria Sarah quando certa vez trocamos alguns e-mails. Achei tão interessante que me apoderei da ideia dela (rsss), passando a denominar carinhosamente, aqui no Uni.verso, esse espaço dedicado à divulgação dos trabalhos de quem trilha o mesmo caminho que eu: o da poesia.
Aproveite mais essa safra de belíssimas produções.



PARA QUE?
Sarah de Oliveira Passarella (Campinas – SP)

Para que buscar ventos,
se as velas já estão rotas?
Para que buscar as estrelas,
se  meu céu há muito está embaçado?
Para que ancorar no caís,
se lá ninguém me espera?
Para que caminhar na areia,
se minhas pegadas serão apagadas pelas ondas?
Para que escrever mensagens em garrafas
se não sei se irão  lê-las?
Para que encontrar o rumo,
se o meu eu já não tem destino?
Para que sonhar, se os meus
sonhos  já não são os seus?
Para que querer viver,
se o grande amor já morreu?


PONTO FINAL
Jussára C. Godinho (Caxias do Sul – RS)

O fim do nosso caso
foi tão por acaso
aconteceu devagar
nem vimos chegar

O fim do nosso caso
foi como quebrar um vaso
que se esborracha, trinca, racha
sem a gente esperar

Os dois mudos, calados
os corações gelados
momentos nunca imaginados

E agora este é o fim
nós dois ficamos assim
eu sem ti e tu sem mim


HERANÇA PATERNA
Sônia Barros (Santa Bárbara d’Oeste – SP)
(do livro "mezzo voo", premiado pela Secretaria de Estado da Cultura e publicado em 2007)

Não nasci sem pai:
ele esperou até que eu nascesse.
                                  
Depois,
ao constatar o sexo frágil
de sua quarta frágil-filha-mulher,
ele, o homem forte,
se foi.

Como herança,
deixou-me esta aptidão
para voos interrompidos:
                                  
eterno fugir
de onde nunca estivemos.


Abraços literários e até +.


15 comentários:

edweinels disse...

Conhecia ja o trabalho de Jussara (maravilhoso!). Fiquei encantado agora em conhecer os trabalhos das poetisas Sarah Passarella e Sonia Barros. Parabens, Geraldo, por apresentar-nos sempre literatura de alto nivel. Abracos.

4 de julho de 2011 às 07:24
Sônia Barros disse...

Querido Geraldo,
agradeço o carinho e a divulgação da minha poesia! Também adorei conhecer o trabalho da Sarah e da Jussára.
Um abraço para as duas e outro pra você!
Sônia
www.escritorasoniabarros.blogspot.com

4 de julho de 2011 às 08:57
Blog do Piaia disse...

Nada como iniciar a segundona brava com esse bálsamo. Depois de um domingo nada "fantástico", o dessabor de um empate sem gols e um início de manhã gelado, esses versos caem como um café quentinho com pão de queijo idem.
Parabéns Geraldo-cada-vez-melhor.

4 de julho de 2011 às 09:19
Sérgio Bernardo disse...

Valeu, Geraldo, por mais esse voo sobre a poesia deste país-continente. Parabéns à poetas e abraços a todos!

4 de julho de 2011 às 10:00
geraldo trombin disse...

Ed, Sônia, Piaia e Sérgio...

Confesso que estou "adorando" essa coisa de POETAMIGOS... Acho que foi uma inserção feliz e que deu muito certo.. Obrigado pelo apoio... Abraços

4 de julho de 2011 às 10:37
Edelson Nagues disse...

Mais três grandes poetas com seus versos inspirados! Parabéns! O POETAMIGOS traz sempre uma bela surpresa. O Geraldão é o cara!!!

(Ah, semana passada estive por aqui, mas não consegui postar.)

4 de julho de 2011 às 11:22
Cris Dakinis disse...

Meu amigo Gera, que maravilha esta nova edição! Belíssimo trio, poetas de versos encantadores: Sônia Barros, Sarah Passarella e Jussára Godinho (Grande Trovadora!). Parabenizo a todas três pelos lindos poemas que tornam melhor esta segunda-feira dos "Poetamigos" aqui reunidos. Cris :)

4 de julho de 2011 às 11:41
Tânia Alexandre Martinelli disse...

Parabéns às belas produções!! Adorei!

4 de julho de 2011 às 15:46
geraldo trombin disse...

Grande Edelson, Grande Cris, Grande Tânia!

Obrigado pelas palavras e pelo incentivo... Abraços

4 de julho de 2011 às 16:36
Jussára C Godinho disse...

Querido amigo Geraldo, sinto-me lisonjeada por estar aqui, pois tenho uma enorme admiração pelo seu trabalho no UNI.VERSOS, e também como ilustre Poeta e escritor.
Amigos Edweine e Cris, um forte abraço, e meu agradecimento pelas doces palavras referidas a mim e ao meu trabalho.
Um abraço afetuoso às POETAMIGAS Sarah e Sônia. É uma alegria estar entre vocês e meu trabalho figurar entre os seus.

Geraldo, meu eterno agradecimento. Esta é uma página muito importante nos registros da minha história.

Jussára.

4 de julho de 2011 às 19:41
Jussára C Godinho disse...

Agradeço os amigos Edelson, Tânia, Piaia e Sérgio pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho.
Abração a todos.
Jussára.

4 de julho de 2011 às 19:48
geraldo trombin disse...

Ju, esse uni.verso é nosso... feliz por você, por todos compartilharem seus trabalhos com a gente...

Abraços
Geraldo

5 de julho de 2011 às 08:40
Fabi disse...

Parabéns, Jussara Godinho com sua alma poeta nos encanta, nos emociona, nos faz voar...!!

5 de julho de 2011 às 10:58
Amanda Reznor disse...

Olha, maravilhoso o trabalho dessas três hábeis autoras!

Parabéns Sarah, Jussára e Sônia, que bom estarem compartilhando um pedaço de vocês com a gente! ^^

E que ótimo o Geraldo proporcionar-nos a oportunidade de conhecer e divulgar autores novos, obrigada, Geraldo! =]

Bjs,
Mandinha

5 de julho de 2011 às 11:12
geraldo trombin disse...

Amanda, eu é que agradeço a proatividade de vocês para enriquecer a coluna..

obrigado

5 de julho de 2011 às 15:07

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.