Ainda se ensina literatura?

 

Essa pergunta é importante para refletirmos sobre o ensino de literatura nas escolas em geral. Sei que temos uma certa tendência saudosista de ver o passado com um olhar idealizado. Não desejamos retornar ao vivido, ao já feito. Podemos, algumas vezes, inspirar-nos no passado, a fim de resgatar experiências que obtiveram um resultado positivo, que de alguma forma contribuíram para a nossa melhora e da sociedade em geral. As comparações entre presente e passado podem ser proveitosas, porém, temos que ter em mente que os tempos são diferentes, contextos completamente distintos histórica-culturalmente. Não há melhor ou pior, na verdade, há o que é, o que foi e o que poderá ser enquanto possibilidade de melhora.
No tempo em que vivemos, observamos muitas discussões sobre o retorno da Arte às escolas. A literatura, como uma das disciplinas artísticas, perdeu certo espaço na escola, devido, principalmente, à exigência por parte da sociedade contemporânea de um pragmatismo. Isso culminou na perda de espaço da literatura em detrimento do ensino de língua e de gramática, por exemplo. As principais causas deste ensino pragmático de literatura são: ensino da história da literatura, utilização de fragmentos e resumos de textos, o que culminou na perda de lugar do texto literário, do livro.
Duas causas podem ser apontadas para essa perda de espaço do livro nas aulas de literatura: por um lado, as pessoas não perceberam os saberes que os textos literários carregam em si e proporcionam a seus leitores, e, por outro lado, a capacidade que a literatura tem de humanizar, ou seja, de possibilitar o leitor a identificar-se com o texto, colocar-se no lugar de um Outro e expandir suas percepções de mundo reduzidas a seu espaço geográfico-cultural. A humanização pode proporcionar algo que muitas vezes falta ao homem, que é a capacidade de respeitar o Outro e sua alteridade.
A literatura, enquanto meio de humanização, pode: “tornar as coisas mais acessíveis ao escrutínio crítico como o produto do trabalho humano, as energias humanas para a emancipação e o esclarecimento” (SAID, 2007, p. 42); ou ainda “[...] a experiência da leitura literária nos torna mais humanos, desenvolvendo nossa solidariedade, nossa capacidade de admitir a existência de outros pontos de vista além do nosso, nosso discernimento acerca da realidade social e humana” (ABREU, 2006, p. 81).
A leitura literária pode contribuir também para que aquele que dela usufrui se expresse melhor na fala e na escrita, adquira mais vocabulário, conheça as diversas fases pelas quais seu país passou, uma vez que as obras literárias são também registros dos modos de viver e pensar de uma determinada época. Um bom exemplo das mudanças de percepções que encontraremos na sociedade está em obras de dois autores de que confeccionaram suas obras em tempos distintos: Gonçalves Dias e Mário de Andrade. Nos poemas de Gonçalves dias, nos depararemos com uma busca de implantação de uma cultura literária brasileira, distinta da portuguesa, enquanto nos poemas de Mário de Andrade, observaremos a modernização da sociedade brasileira, apresentada através de poemas que revelam a chegada ao Brasil de fábricas, da modificação do espaço brasileira que inicia sua fase mais centrada na cidade e não no campo.
Após tantos anos de rechaçamento da literatura a um lugar desprivilegiado, juntamente com as demais Artes, parece que o Estado chegou à percepção de que não é só necessário ensinar ao homem a trabalhar, cumprir seus afazeres práticos, como também incitá-lo a pensar, a querer descobrir novos mundos, percepções distintas. Isso culminou na volta da música às salas de aula, além de dar à literatura um pouco mais de espaço nas escolas e, consequentemente, na sociedade, com programas de incentivo à leitura, doação de livros, por exemplo. Não cabe a nós contentarmos com algo ainda ínfimo perto da necessidade que há de expandir: levar o homem a ter um livro em mãos e apreciá-lo.
Ensinar literatura, efetivamente, só será possível em uma sociedade que vivencia a leitura, que a torna prática social, na qual observa-se que as pessoas trocam experiências de leitura – o que hoje, infelizmente, quase nunca é possível observar.
Retomando o paralelo estabelecido no início deste ensaio entre passado e presente, pensamos que uma das mais importantes práticas que temos que resgatar é a leitura, uma vez que, aproximadamente, até meados do século XX as pessoas possuíam o hábito de ler obras literárias. Obviamente, nem todas as classes sociais tinham acesso ao livro, mas a leitura era uma prática social entre aqueles que tinham condições monetárias de adquirir uma obra.
Ironicamente, a partir da modernização da sociedade, de certa democratização do acesso ao livro, este passou a ser relegado a um segundo plano. Hoje, no Brasil, encontramos livros novos por dez reais ou menos. O que falta nas pessoas é interesse, desejo de ler.
Muitos professores de literatura tentam fazer de seus alunos verdadeiros leitores, não meros reprodutores do que as escolas literárias possuíam como características. Infelizmente, isso nem sempre é possível. Há algumas explicações, que para nós não passam de desculpas infundadas, como falta de dinheiro e/ou de tempo. Isso não configura-se como uma justificativa aceitável, uma vez que a grande maioria das pessoas encontra tempo para navegar na internet, dinheiro para comprar celulares e computadores moderníssimos, que quase falam por você.
As pessoas em geral não gastam dez reais em um livro de Machado de Assis, Eça de Queirós, Raul Pompéia, Monteiro Lobato, Almeida Garrett, Gustave Flaubert, entre outros tantos, que são facilmente encontrados em edições mais baratas. Elas preferem adquirir um celular de, no mínimo, trezentos reais, com tantas funções que muitas vezes nem sabemos usá-las.
O que falta nas pessoas é perceber a relevância da Arte para o conhecimento humano, para a humanização, perceber que a partir do livro o homem pode viajar no tempo e espaço, expressar seus anseios e angústias perante o mundo, além de lutar por seus direitos.
Hoje, muitas pessoas reduzem a literatura a mero discurso de entretenimento, mas essa visão é extremamente limitada. O texto literário é de natureza evasiva, no entanto, ele não é uma forma de distração. A obra literária tenta agir sobre o sujeito simultaneamente consolidando-o e desconstruindo-o de maneira desconfortável. Essa perturbação é ansiada pela literatura, uma vez que esse desconforto exigirá nos seres humanos um redimensionamento de mundo, uma possibilidade de expansão de seus conhecimentos, de sua visão, de reconhecimento do Outro (FREADMAN; MILLER, 1994). Observamos isso após a leitura de muitos romances, com destaque pra as obras escritas por António Lobo Antunes, que mostram a degradação, a decadência do ser humano e da sociedade na qual vivemos.
Para ensinar literatura, temos que, primeiramente, formar leitores, depois devemos ensiná-los a ler de maneira crítica e reflexiva, fazê-los mudar essa recepção passiva que existe hoje de música, pintura, filmes, literatura, entre outras coisas. Um leitor crítico questiona o que recebe, o que está a sua volta e observa atentamente cada elemento que constitui as produções a que tem acesso.
Incito os leitores desse ensaio a fazerem uma experiência: leiam, dêem livros, que com certeza verão a importância da literatura para a vida de vocês e tornarão a leitura uma prática. Não guardem aquilo que leram, que viram e gostaram somente para vocês, façam como um riacho, que por onde passa dissemina um pouco da água que lhe constitui.
Referências bibliográficas:
ABREU, Márcia. Cultura Letrada: literatura e leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
FREADMAN, Richard; MILLER, Seumas. Os poderes e limites da teoria. In: Re-pensando a tória. Uma crítica da teoria literária contemporânea. São Paulo: Editora UNESP, 1994, p. 245 – 319.
SAID, Edward W. Humanismo e Crítica democratica. Trad. Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.


Rodrigo C. M. Machado é Mestrando em Letras, com ênfase em Estudos Literários, pela Universidade Federal de Viçosa.
Ler Mais

Um TeAtRo FuTuRiStA



Numa pirueta circense extrapolamos quase quatro séculos, começa a ficção.

Estamos em 2.310. O Rio de Janeiro era, mais do que nunca em sua história, um verdadeiro paraíso para os turistas. A segunda expedição para Mercúrio acabava de ser lançada. Tratava-se de uma expedição exploratória financiada em parte pela U.S.Robôs e em parte pela Solar Mineira. Vou ao terraço do Roosevelt Building, um prédio na Av. Atlântica com 800 metros de altura para admirar os telhados, que se misturavam à distância com as águas do mar da Baía de Guanabara. Do alto avisto as pessoas - pequeninos pontos - embarcando num submarino com paredes de vidro às profundezas do mar de Copacabana, esverdeado e ondulante, cheio de curiosas criaturas marinhas. Tomo um táxi bólido. Nem preciso dizer nada porque ele já sabe onde quero chegar: a cabine para o teatro já está pronta. Subo numa escada rolante sem degraus e em seguida embarco num esferóide. Não vejo nada porque a velocidade é muito grande. Nem dois minutos e chego ao teatro. Fui recebido por um robô, um simples modelo MC silencioso e imóvel; seu rosto sempre inexpressivo, parecia absolutamente indecifrável.
- O que deseja conhecer?
- O Teatro, respondi.


Mas o teatro não passa de um museu de arquivos.

O teatro desse ano de 2310 estará num prédio grande, mas vazio. Ninguém circula, fala, discute ou ensaia; nem artistas, técnicos, mestres ou discípulos. Tudo parado ao silêncio de uma informática exuberante.

O teatro pós-hiper-ultra-moderno irá gerar a revisão dos critérios de legitimação do saber artístico e dos jogos de linguagem, refinará a sensibilidade para as diferenças e a capacidade de suportar o incomensurável. Ao assumir os riscos da complexidade, o teatro pós-moderno aprenderá, através da transdisciplinaridade a transcender dualidades como: racionalismo/irracionalismo; ordem/desordem; sujeito/objeto/forma/não forma; interligando uma visão do mundo futuro com tradições culturais.


No teatro do futuro será primordial partir para uma compreensão mais aprofundada das mutações processuais, libertando artistas e profissionais do próprio aprisionamento intelectual, redimensionando-os em cenários mais abrangentes; o que levaria, sem dúvida, o homem à construção de novos conhecimentos inseridos numa realidade histórica e cultural.

Assim a questão do novo e da originalidade numa produção artística deverá ser interpretada através do processo de construção e de ligação entre os elementos utilizados nas linguagens adotadas, visando estabelecer elos e relações diferentes, sejam entre palavras, sons, ritmos, cores, formas, volumes, movimentos, idéias e demais, propiciando uma obra crítica e de domínio da linguagem coletiva.

Dean Simonton chama a atenção para a importância da disciplina, do trabalho e do esforço constante dos cientistas pesquisadores e para o fato daqueles mais criativos não terem medo de errar, dado o gosto pela aventura de compreender de forma diferente a realidade e a natureza. A contribuição crítica de pesquisadores talentosos advém do fato de saberem definir com precisão, e antecipadamente, temas fundamentais para o avanço da ciência da arte - pinçando pontos-chave, prevendo problemas e, sobretudo, tendo a coragem de romper barreiras e limites referentes a conteúdos, formas, imagens ou idéias -, para alcançar outras formas de reorganização e de equilíbrio na investigação artística.


Após esta análise, o leitor poderá reconhecer uma abordagem estratégica e prospectiva do teatro brasileiro, no que diz respeito à necessidade de novos paradigmas artísticos, no marco do teatro integrado e multifuncional. Esse comentário encerra a humildade de uma postura: o homem já percorreu Milênios e, quem sabe, outros mais percorrerá, porém é num primeiro passo que define sempre a trajetória de seu Destino e a Humanidade, afinal, para caminhar 20.000 léguas é preciso sempre dar um primeiro passo.



Djalma Thürler é Cientista da Arte (UFF-2000), Professor do Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Cultura e Sociedade e Professor Adjunto do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA. Carioca, ator, Bacharel em Direção Teatral e Pesquisador Pleno do CULT (Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura). Atualmente desenvolve estágio de Pós-Doutorado intitulado “Cartografias do desejo e novas sexualidades: a dramaturgia brasileira contemporânea dos anos 90 e depois”.
Ler Mais

Dessa Vez Um Poema ... Mãos ...



POEMA: Monólogo das mãos (1931)
Oduvaldo Vianna para Procópio
FOTOS: concurso de Miss Tropical Gay
outubro 2010


Para que servem as mãos?
As mãos servem para pedir, prometer, chamar, conceder,
ameaçar, suplicar, exigir, acariciar, recusar, interrogar, admirar,
confessar, calcular, comandar, injuriar, incitar, teimar, encorajar,
acusar, condenar, absolver, perdoar, desprezar, desafiar, aplaudir,
reger, benzer, humilhar, reconciliar, exaltar, construir, trabalhar, escrever...


As mãos de Maria Antonieta, ao receber o beijo de Mirabeau,
salvou o trono da França e apagou a auréola do famoso revolucionário;
Múcio Cévola queimou a mão que, por engano não matou Porcena;
foi com as mãos que Jesus amparou Madalena;
com as mãos David agitou a funda que matou Golias;
as mãos dos Césares romanos decidiam a sorte dos gladiadores vencidos na arena;


Pilatos lavou as mãos para limpar a consciência;
os anti-semitas marcavam a porta dos judeus com as mãos vermelhas como signo de morte!
Foi com as mãos que Judas pôs ao pescoço o laço que os outros Judas não encontram.
A mão serve para o herói empunhar a espada e o carrasco, a corda;
o operário construir e o burguês destruir;
o bom amparar e o justo punir;
o amante acariciar e o ladrão roubar;
o honesto trabalhar e o viciado jogar.
Com as mãos atira-se um beijo ou uma pedra, uma flor ou uma granada, uma esmola ou uma bomba!


Com as mãos o agricultor semeia e o anarquista incendeia!
As mãos fazem os salva-vidas e os canhões; os remédios e os venenos; os bálsamos e os instrumentos de tortura, a arma que fere e o bisturi que salva.
Com as mãos tapamos os olhos para não ver, e com elas protegemos a vista para ver melhor.
Os olhos dos cegos são as mãos.
As mãos na agulheta do submarino levam o homem para o fundo como os peixes;
no volante da aeronave atiram-nos para as alturas como os pássaros.
O autor do "Homo Rebus" lembra que a mão foi o primeiro prato para o alimento e o primeiro copo para a bebida;
a primeira almofada para repousar a cabeça, a primeira arma e a primeira linguagem.


Esfregando dois ramos, conseguiram-se as chamas.
A mão aberta, acariciando, mostra a bondade;
fechada e levantada mostra a força e o poder;
empunha a espada a pena e a cruz!
Modela os mármores e os bronzes;
da cor às telas e concretiza os sonhos do pensamento e da fantasia nas formas eternas da beleza. Humilde e poderosa no trabalho, cria a riqueza; doce e piedosa nos afetos medica as chagas, conforta os aflitos e protege os fracos.
O aperto de duas mãos pode ser a mais sincera confissão de amor, o melhor pacto de amizade ou um juramento de felicidade.
O noivo para casar-se pede a mão de sua amada;
Jesus abençoava com as mãos;
as mães protegem os filhos cobrindo-lhes com as mãos as cabeças inocentes.
Nas despedidas, a gente parte, mas a mão fica, ainda por muito tempo agitando o lenço no ar. Com as mãos limpamos as nossas lágrimas e as lágrimas alheias.


E nos dois extremos da vida, quando abrimos os olhos para o mundo e quando os fechamos para sempre ainda as mãos prevalecem.
Quando nascemos, para nos levar a carícia do primeiro beijo, são as mãos maternas que nos seguram o corpo pequenino.
E no fim da vida, quando os olhos fecham e o coração pára, o corpo gela e os sentidos desaparecem, são as mãos, ainda brancas de cera que continuam na morte as funções da vida.
E as mãos dos amigos nos conduzem...
E as mãos dos coveiros nos enterram!







DUDA WOYDA, ator, com experiências no Paraná e Rio de Janeiro, cidade com a qual mantem contatos profissionais. Integra a CIA Ateliê Voador e a CIA Teatro da Queda. Pesquisa questões relacionadas ao teatro físico e a sua relação entre dramaturgia corporal e teatralidade, priorizando a multidisciplinaridade. dudawoyda@yahoo.com.br

Ler Mais

Exposição "Do Verde ao Dark" e mostra de curtas



Nos dias 2 e 3 deste mês, produzimos a exposição "Do Verde ao Dark", no evento UFABC para todos 2011.



Além da exposição, foram exibidos produções audiovisuais, que foram elaborados pelos documentaristas Demócrito Nitão Jr, Marina Rosmaninho e por mim.

Em suma, a produção teve como base os materiais que coletamos para

compor o documentário “Transformação sensível, neblina sobre trilhos”.







Estande do projeto, com os banners expostos:















Os banners foram elaborados sob orientação da Profa. Dra. Ana Maria Dietrich, pelo historiador Demócrito Nitão Jr. e pelas sociólogas Marina Rosmaninho e Soraia O. Costa (eu).










A equipe agora conta com novo fôlego e novos colaboradores para concluir a fase de edição. Elaboramos coletivamente um roteiro que é utilizado como fio condutor para a seleçao do farto material coletado na Vila de Paranapiacaba.




Posterior a este feitio, partiremos para a pós produção, acredito que esta será a fase mais difícil, devido a inexperiência em criações digitais.










Mamãe Dio, se deliciou com as imagens e textos do coletivo.


No entanto, apesar das dificuldades que já passamos com a falta de recursos de qualidade e subsídios para a dedicação integral da equipe envolvida, com apoio da UFABC e da equipe envolvida, tenho a esperança que

acabaremos em breve, pois, temos vontade de aprender e criatividade para superar os obstáculos.









Família presente, me ajudou a colocar todos os banners expostos de forma apresentável, muito obrigada!






Daniela O. C. Silveira, Soraia O. Costa, Diolina O. Costa e Mateus de Araujo Silveira








Nada mais justo para os ferroviários e demais pessoas envolvidas assistirem a primeira exibição do documentário na Vila de Paranapiacaba e, quem sabe no festival de inverno ainda deste ano!







Amigos foram ajudar e prestigiar a exposição:







Rafael Caitano (novo integrante da equipe), Virginia Gatti, Allan Spirandelli, Moises Patricio e Melina Resende











Daniela O. C. Silveira, Soraia O. Costa, Diolina O. Costa e Mateus de Araujo Silveira







Agradeço muito a apoio e orientação de todos os professores que nos ajudam (ou ajudaram) nesta jornada, dos novos integrantes, dos amigos que sempre divulgam os nossos trabalhos e, claro, dos leitores da Revista Contemporartes!

Até o próximo mês!

Soraia Oliveira Costa, graduada em Ciênciais Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA). Trabalha com imagens desde meados de 2007, quando começou a analisar questões do cenário urbano, da natureza, as transformações sensíveis, a ferrovia, a rodovia, o comportamento... Atualmente é pesquisadora e documentarista do projeto "Transformação sensível, neblina sobre trilhos", documentário aprovado pelo MEC/SESu e integrante do Coletivo Dialéticas Sensoriais, grupo que atua com várias linguagens artísticas.

Ler Mais