domingo, 13 de junho de 2010

Do cinema à memória

 

Sempre aqui no Drops, damos dicas de eventos na “Casa da Palavra”, um espaço público dedicado a uma programação de cunho cultural, localizada em Santo André. O trabalho lá é voltado aos apreciadores e produtores da literatura, pesquisadores, pensadores, estudantes, artistas, e aos mais diversos amantes da palavra.
E é lá que fica o “Cineclube: O Cinema e Outras Linguagens”. A cada mês tem exibição de dois títulos que serão escolhidos em reuniões prévias entre o Coordenador da Escola Livre de Cinema e artistas que queiram lançar “provocações” para um bate-papo sobre as obras que serão apresentadas em cada sessão.

Data: 13 de junho a partir das 15h
Local: Auditório Heleni Guariba (anexo ao Teatro Municipal de Santo André)
Praça IV Centenário, s/nº Centro – Santo André (Paço Municipal)

Filme a ser apresentado:
OS IDIOTAS
Direção: Lars Von Trier
Gênero: Comédia
Duração: 117 min.
Ano de lançamento: 1998
(Recomendável para maiores de 18 anos)
Um grupo de jovens intelectualizados forma uma sociedade a parte dedicada a explorar todos os aspectos da idiotice como valor de vida


Uma outra dica, agora no SESC Pinheiros: uma abordagem multidisciplinar sobre a Memória, um dos processos mais intrigantes do conhecimento humano, através de palestras, cursos, vivências, entre outras atividades. Durante os meses de maio e junho, a Memória será explorada da perspectiva da História.
Data: 15 de junho a partir das 20h.
Local: SESC Pinheiros, Sala de Oficinas, 2º andar.

“Mesa Redonda: Oralidade e seus Fazeres”
Mesa redonda que tem como proposta apresentar experiências e projetos desenvolvidos fora do ambiente estritamente acadêmico. Também serão abordadas questões referentes à valorização da oralidade e dos saberes populares nas ações do programa Cultura Viva (Ministério da Cultura), além de considerações sobre as relações entre a academia e as comunidades tradicionais, dentre outros pontos.

Mais informações no site do SESC Pinheiros.


Ana Paula Nunes é jornalista, Pós-graduanda em Mídia, Informação e Cultura pela Universidade de São Paulo/USP. Coordenadora de Comunicação da Contemporâneos, revista de Artes e Humanidades. Escreve aos domingos no ContemporArtes.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.