quarta-feira, 2 de junho de 2010

O grande irmão (Thais Lassali)


A Comunidade Sonora, através das ondas eletromagnéticas do pensamento, materializada nessas linhas, continua sua programação normal. Sintonize aí direito o Mhz da nossa estação no seu dial. Hoje vocês vão ficar (atenção, aumentem o volume!) com o texto da Thais Lassali sobre o Big Brother da T.V. Globo. Bom como não assisti a nenhum dos episódios não posso dar muito palpite, mas me parece que a discussão extrapola os limites da telinha e cai no colo da sociedade. Gostei do texto Thais!!!

---

Todos sabem que o programa Big Brother Brasil sempre foi um programa polêmico. Na fila do banco, na espera da manicure, nas rodas de barzinho, as discussões sobre o participante mais inteligente, mais carismático ou mais merecedor da vitória sempre foram acaloradas. Porém, tenho observado que esse tipo de discussão tem adentrado o mundo acadêmico. No início era taxado prontamente de programa vazio com o fim claro de tapar os olhos da massa. Não que ele não possa ser isso também, mas, com o tempo, percebeu-se que as opiniões populares, as ações do Mr. Edição e muito do que acontece “na casa mais vigiada do Brasil” refletem problemas brasileiros.




Dentre os dez vencedores existem apenas duas mulheres, e olha que não faltou participação feminina nas finais. Alguns deles são mulatos, mas um negro-negro nunca ganhou o programa. Apenas um dos vencedores é declaradamente homossexual, mas o tema, na época, foi ignorado pela Rede Globo. Como se não bastassem as constatações acima: parte da torcida do vencendor da edição desse ano era taxativamente preconceituosa, tendo, inclusive, espalhado pela internet dizeres ameaçadores e homofóbicos.



Percebam, por mais qualquer coisa que fosse Marcelo Dourado, o grande problema não é ele e só ele apenas. Há espaço pra esse tipo de pensamento na nossa sociedade, assim como não há espaço pra vencedores negros ou mulheres. O participante em questão é só a ponta de um iceberg que, de repente, veio à tona e saltou aos nossos olhos. Um iceberg dentre tantos outros que estão por aí, escondidos, esperando para serem observados e combatidos.




E ainda dizem que o Big Brother só fecha nossos olhos...


0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.