sábado, 10 de julho de 2010

O Devorador de Livros




Saudações, leitoras e leitores!

Aqui quem escreve é Vinícius "Elfo" Rennó, um dos coordenadores da Revista ContemporARTES. Venho comunicar que, infelizmente, Daniele Moreira está passando por um momento difícil e não poderá mais escrever para nós, por enquanto. Esperamos que ela volte a nos brindar com seus textos quando as atribulações de sua vida acalmarem. Mas por hora, permitam-me ocupar o seu lugar e apresentar algumas tentativas minhas de crítica literária e literatura comparada (se é que eu posso denominá-las assim).

Os escritos que apresentarei a partir de agora fazem parte de um antigo projeto pessoal, chamado Devorador de Livros. O qual explico nessa minha primeira postagem aqui na ContemporARTES:

Trata-se de um eu-lírico entusiasta do Manifesto Antropófago de 1928, uma resposta às questões colocadas pela Semana de Arte Moderna de 1922. A cada livro que deglute, transforma-se em outra pessoa e escreve coisas novas; comprovando para si que nunca se é o mesmo depois que se lê uma obra literária, qualquer que seja. Acredita que uma biblioteca pode muito bem ser equiparada a uma dispensa, onde as estantes e prateleiras podem estar repletas de guloseimas saborosas ou deter apenas o essencial a sobrevivência -- afinal, é certo dizer que alguns livros são de extrema importância para se sobreviver; seja do ponto de vista profissional seja do ponto de vista social, algumas leituras são indispensáveis.

Este eu-lírico está disposto a compartilhar (com quem queira saber) o que saboreia, sente e pensa a partir dos livros que devora. Indicando o que achar de mais gostoso e alertando aos incautos a respeito das possíveis frutas podres -- sim, por fome pode acabar lendo coisas insólitas e até mesmo venenosas, mas não há razão para alarde, pois o que não o mata o fortalece. Em suma, gosta de fornecer dicas de como apreciar todo tipo de alimento, desde iguarias-poéticas-finas até um salgado-de-padaria-literário.

É com este espírito bem humorado que, nas próximas postagens, farei a degustação de alguns livros que já li.
Espero que apreciem.


Vinícius "Elfo" Rennó é graduando em Letras pela UFV. Gosta de cozer bem o que escreve. Basicamente, trata-se de um leitor glutão, amante de cinema e viciado em música. Já trabalhou com layout, diagramação e revisão de texto de sites e jornais. Atualmente é membro do corpo editorial da Contemporâneos – Revista de Artes e Humanidades e, juntamente com a Prof. Dr. Ana Maria Dietrich, coordena a ContemporARTES – Revista de difusão cultural.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.