domingo, 8 de agosto de 2010

Lançamento da ContemporARTES e Contemporâneos – Revista de Artes e Humanidades



A coluna Drops Cultural sempre traz lançamentos e eventos culturais interessantes, hoje, não seria diferente. Para aqueles que não puderam viajar para a Bahia no último final de semana e acompanhar de perto o V Encontro Estadual de História - ANPUH, a Drops conta como foi.

O encontro, que aconteceu no campus da Universidade Católica do Salvador entre os dias 27 e 30 de julho, tinha como tema: “História e Memórias: lugares, fronteiras, fazeres e políticas”. A ideia era que essa diversidade de temas proporcionasse um diálogo ampliado entre os pesquisadores de história.

Fazia parte da programação do evento, mesas-redondas, mini-cursos e lançamentos de livros. Bom, não só de livros, a ContemporARTES lançou sua edição nr. 15 e a Contemporâneos – Revista de Artes e Humanidades, que faz parte do mesmo grupo da ContemporARTES, também lançou sua edição número 6.

O lançamento da ContemporARTES e Contemporâneos ocorreu no dia 27 de julho e foi realizado pela Editora-chefe da revista, Drª Ana Maria Dietrich, mas também estavam presentes os colunistas da ContemporARTES, Cícero Barbosa e Duda Woyda.  A temática da edição número 6 era “Diálogos entre História e Literatura”. Além do lançamento das revistas, também estava sendo promovido o livro Caça às Suásticas - o partido nazista em São Paulo e a peça O melhor do Homem, com direção do colunista da ContemporARTES Djalma Thürer e atuação de Duda Woyda.

Veja mais fotos:

Chamada de artigos para o número 7:

A Contemporâneos - Revista de Artes e Humanidades (ISSN 1982-3231), qualificada pela CAPES e indexada pela Sumarios.org, comunica que está aberta a chamada de artigos para a sétima edição cujo dossiê tem como tema DILEMAS DA CONTEMPORANEIDADE - RISCOS E PERIGOS DA VIDA CONTEMPORÂNEA. Estaremos recebendo artigos, ensaios, entrevistas e resenhas até o dia 15.8.2010 pelo email revistacontemporaneos@gmail.com. Vejam abaixo as normas editoriais.


Normas Editoriais

A Contemporâneos - Revista de Artes e Humanidades é uma publicação eletrônica com ISSN 1983-3231, que tem como objetivo discutir a contemporaneidade, priorizando a interdisciplinaridade entre diversas áreas do conhecimento ligadas às artes e humanidades.


Esta revista tem periodicidade semestral e objetiva publicar artigos, resenhas, ensaios, entrevistas, opiniões e traduções. Além de documentos inéditos que mereçam ser divulgados.


As colaborações para a Contemporâneos devem seguir rigorosamente as seguintes especificações:

1. A simples remessa de texto implica autorização para a publicação e cessão gratuita de direitos autorais. Os conteúdos expressos nas contribuições publicadas por esse periódico são de exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.


2. Todas as contribuições deverão ser entregues em fonte Times New Roman 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas e margens justificadas; em formatos compatíveis com o Word for Windows 2003 (arquivo DOC); e enviadas por e-mail (revistacontemporaneos@gmail.com), devidamente formatadas de acordo com estas Normas Editoriais. No assunto do email deverá constar o tipo de trabalho enviado (artigo, resenha, edição crítica ou opinião) seguido do título do referido trabalho. O Conselho Editorial acusará, por e-mail, o recebimento dos arquivos.


3. Todas as contribuições deverão vir acompanhadas de, no mínimo, três ilustrações. Além de ser enviadas em separado (aquivos JPG, 300ppi), estas ilustrações deverão ser inseridas no corpo do texto, em local escolhido pelo autor, devidamente numeradas e acompanhadas por legenda em Times New Roman 9, logo abaixo. As fontes dessas ilustrações deverão ser listadas em fonte Times New Roman 12, espaçamento simples, numeradas progressivamente em arábico, na ordem que aparecerem, sob o título de Fontes das imagens. Este item virá após o texto e antes das referências bibliográficas, respeitando a legislação em vigor. As fontes de imagens retiradas da internet podem ser achadas ao se clicar com o botão direito do mouse sobre elas e selecionar as “propriedades”.
Ex.: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Sanzio_01.jpg.


4. São publicados artigos em português e espanhol, originais e inéditos ou traduzidos. As traduções de artigos deverão vir acompanhadas do texto original e da autorização do autor do mesmo. Os artigos terão a extensão entre 10 e 25 páginas (incluindo referências bibliográficas), antecedidos por um resumo (no máximo 10 linhas) e de quatro palavras-chave. O título, resumo e palavras-chaves devem ser apresentados em português e em inglês.


5. Também são publicadas resenhas em português e espanhol. Poderão ser resenhados livros ou obras cinematográficas lançados no Brasil nos dois anos anteriores (contados a partir da apresentação da resenha), e no exterior nos quatro anos anteriores (contados da mesma forma). As resenhas terão a extensão entre 5 e 7 páginas. Para resenhas não são necessários resumo, palavras-chave nem bibliografia. O título deve ser apresentado em inglês e em português.

6. As entrevistas deverão ter extensão entre 5 e 10 páginas e vir acompanhadas da autorização do entrevistado(a). Devem começar com uma introdução (de no máximo 1 página) que contenha: uma pequena biografia do entrevistado(a) e descrição das circunstâncias (como se deu o contato, local e data) da entrevista. O título deve ser o nome do entrevistado (a). O subtítulo deve ser uma frase de efeito (entre aspas) encontrada na entrevista. Pode-se usar tanto a forma chamada “ping-pong”, com as tradicionais perguntas e respostas, como a forma de texto corrido, na qual as perguntas são retiradas e o texto segue uma lógica própria. Devem ser ilustradas por no mínimo 4 imagens, sendo que uma delas é a foto do entrevistado. (Com relação à inserção de imagens veja o item 3).

7. As opiniões publicadas na Seção Opinião devem ser textos de no máximo 1 página e no mínimo 1 parágrafo que respondam as perguntas elaboradas por essa revista seguidas pelo nome do autor da contribuição, pequeno resumo do currículo e de uma foto do mesmo.

8. O nome do autor da contribuição, com exceção das entrevistas e opinião, deverá estar em itálico, alinhado à direita, abaixo do título. Deve vir ligado a uma nota de rodapé com um pequeno resumo do currículo do autor (titulação, nome da instituição a qual se vincula e, caso tenha, nome da instituição que deu apoio financeiro para a elaboração da pesquisa) e email para contato. No caso de múltiplos autores, todos deverão apresentar tais informações.

9. Fora o caso anterior, as notas de rodapé deverão se restringir a observações sobre o texto, comentários críticos ou a tradução de textos citados em língua estrangeira. Deverão vir em espaçamento simples, numeradas progressivamente em arábico, na ordem que aparecerem, colocando-se os números em forma de expoente, com corpo menor.

10. As citações pouco extensas, de até três linhas, deverão ser transcritas entre aspas, intercaladas no texto. As de mais de três linhas deverão vir em parágrafo distinto, em fonte Times New Roman 10, espaçamento simples e recuo quatro, não devem estar em itálico nem entre aspas. Em ambos os casos, na indicação das citações deve constar o último sobrenome do autor (em caixa alta), a data de publicação e a página de onde foi transcrita, separados por vírgula e entre parêntesis. Ex.: “A cultura de massas produz certamente símbolos” (SANTOS, 2000, p.145).

11. É recomendável o uso de intertítulos e divisão entre introdução, desenvolvimento e apontamentos conclusivos.

12. ATENÇÃO: Somente os artigos apresentados dentro destas Normas serão analisados pelo Conselho Editorial. Este se limitará apenas a revisão ortográfica e gramatical nos textos a serem publicados. Caberá ao Conselho Editorial a decisão referente à oportunidade da publicação das contribuições aceitas.

13. As referências deverão ser listadas ao final do artigo, com o título Referências Bibliográficas, em ordem alfabética, espaçamento simples e seguindo a seguinte normatização (cf. ABNT-NBR 6023)



Ana Paula Nunes é jornalista, Pós-graduanda em Mídia, Informação e Cultura pela Universidade de São Paulo/USP. Coordenadora de Comunicação da Contemporâneos - Revista de Artes e Humanidades. Escreve aos domingos na ContemporARTES.

1 comentários:

Sheila Duarte disse...

Parabéns a ContemporARTES por mais este avanço e sucesso em sua trajetória!!! Parabéns a toda a equipe e colaboradores!!!

11 de agosto de 2010 23:43

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.