segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A Graça e a Glória da Poesia.

A poesia da Graça, a poesia da Glória!
por Altair de Oliveira



A nossa matéria de hoje trata, antes de tudo, do fazer poético e está mais para um simples depoimento de autor que para uma resenha ou um ensaio que objetive buscar esclarecer as verdades escondidas sobre (ou seria sob?) a arte de versejar.

Depois de um certo envolvimento com a poesia, na leitura e escrita de livros de poemas, um aspirante a poeta arguto irá aprender que não há poeta despretensioso: quem torna pública a poesia que escreve quer, por alguma graça, encontrar o caminho da glória.

Uma arte só aparentemente fácil e de difícil conceituação, a poesia permite a um cidadão alfabetizado, munido de um lápis e de um pedaço de papel, que escreva algo e o declare como poema. Uma vez feito isto, será muito difícil para alguém posteriormente dissuadi-lo ou contradizê-lo.

Por isso, costumo dizer que a poesia, a arte das palavras, é a mais precária das artes, mas que ela tem que comover. Composta de palavras, signos consentidos como "com sentido" e que signifiquem algo para um grupo dentro de uma determinada língua, a poesia precisa ser entendida. O poeta Mário Quintana, num poema seu, chegou a dizer que, quando um leitor não entende nada do que o autor do poema escreveu, um dos dois é burro. Eu não chegaria a tanto, mas sei que aos leitores o texto poético tem que que ser entendido como poesia na primeira leitura, caso contrário o autor teria que tentar de novo... Mesmo que um autor instista o contrário, um poema desprovido de poesia perde a graça, não há glória nenhuma nisto!



A Cultura e a Indústria de Poetas.


Poetas nascem poetas, dizem alguns, trazem o talento consigo, têm o dom da poesia e o cultivam, são passíveis de conseguir sua evolução dentro do exercício da arte. Compartilham desta teria grandes poetas como, por exemplo, Ferreira Gullar e Manoel de Barros. Pensando assim eu imagino o poeta vindo ao mundo com a sua sementinha de poesia que, sendo devidamente cultivada e num ambiente adequado, um dia o permitiria tornar-se um poeta grande ou, quem sabe, um grande poeta. Estaria aqui o triunfo do talento sobre a técnica.

Outros acreditam que para se tornar poeta é necessário, antes de tudo, que o aspirante a poeta tenha uma formação educacional que lhe proporcione conhecimentos poéticos suficientes que o permitam a escrever poemas. Partidários desta teoria acreditam que o candidato a poeta teria que ter uma formação universitária nas áreas de linguagem, com especializações voltadas à poesia, para que pudesse devidamente escrever poemas. Hoje em dia é bastante comum o sujeito publicar o seu primeiro livro de poemas, altamente recomendado pelos entendidos que o cercam, só depois de fazer um doutorado em literatura ou similar. Aqui prevaleceria a técnica de fazer versos sobre o talento.

Em minha opinião, o ideal seria a somatória das duas opções listadas acima para a formação de um bom poeta. Como isto nem sempre é possível, os candidatos a poeta procuram sempre fazer o que for possível para afirmar-se ou tornar-se poetas. Muitos passam a vida escrevendo poesias e negando que são poetas, como se alimentassem escondido a esperança de que um dia seus possíveis leitores o contradissessem. Outros buscam atalhos para a formação ou afirmação que os graduem como poetas, fazendo cursos de poesia, oficinas de poesia e até mesmo participando de concursos de poesia que os classifiquem, para, a partir daí, exercerem legalmente o exercício da poesia.

Tristemente eu já pude observar que nos poemas de uma antologia que li, cujo livro fora feito com participantes recém-formados de uma oficina de poesia, que os poemas dos autores (eram mais de 2 dezenas deles), embora tratassem de temas diversos, tinham a mesma forma e a mesma entonação, como se o próprio mecânico da oficina os tivesse regulado. Faltou a voz, de cada um destes poetas, nestes poemas que li.

Também tristemente, tenho observado a proliferação de concursos de poesia por editoras do tipo "pagou-passou", cujos classificados, desde que paguem devidamente pelos custos da edição, terão direito a publicação em uma determinada antologia e receberão alguns exemplares do livro a ser gerado. Alimentarão assim a esperanças que seus poemas poderão ser lidos no livro por seus parentes e talvez também em bibliotecas públicas do país ou até do exterior.



Quem é a Glória? Qual é a Graça?


Tornar-se poeta talvez seja a maneira mais fácil de uma pessoa alcançar a glória de sentir-se um artista ou, como dizem os acadêmicos, conseguir a imortalidade. Mas creio mesmo que o barato da poesia é a possibilidade de sermos realmente compreendido, mesmo depois de nossa morte, por um eventual leitor, nas nossas sensações e das nossas impressões pelo espanto da vida, e conseguirmos aí uma certa irmandade que teoricamente nos faria sentir-nos menos sós.

A glória de fazer dinheiro com poesia é menos provável que a de fazer dinheiro acertando a sena acumulada por uma dezena de semanas! A história tem provado que poucos e, por pouco tempo, foram os poetas que conseguiram isto. Depoimentos de grandes poetas em nosso país nos contam que só conseguiriam viver decentemente com a venda de seus livros após os 70 ou 80 anos, época que possivelmente já estavam aposentados. Declarar que sobrevive de poesia quando se vende junto um "algo mais" não tem graça nenhuma.

Ocorre que um poema escrito é um registro, feito normalmente com as nossas melhores intenções de fazer "poesia", algo que tem sinônimo de beleza. E neste registro ficam expostas as nossas impressões, que poderão até ser o testemunho da nossa tolice, da nossa falta de informação, da nossa ingenuidade ou da nossa pobreza espiritual para quem posteriormente nos lê. Neste caso, o conjugado artista, o poeta, passa a ser lido como pateta, como às vezes aparece no dicionário. Isto pode ser até engraçado para quem lê, mas para o autor torna se aí uma coisa inglória e sem graça.

Mas há um tipo de pessoa que necessita de poesia para viver, que tem a poesia como uma espécie de combustível para levar a vida adiante ou até para torná-la mais suportável ou mais bonitinha. São pessoas comuns, evidentemente. Mortais, como eu você. Pessoas que nem precisam escrever poemas para, de vez em quando, se sentirem realmente poetas. São dessas pessoas que a poesia se alimenta para sobreviver e, quem sabe, tornar-se imortal e não o contrario, penso eu!


*************


DOIS POEMAS



ENCANTAMENTO


(dedicado a Francisco Alves)

Canta,
que tua voz
ardente e moça
faz com que eu sinta a meiguice
das palavras que a vida não me disse.
Para te ouvir melhor
abro as janelas
e fico a sós
com tua voz
sonhando
que a noite está cantando
pelos lábios de fogo das estrelas.


Canta,
boca febril que não conheço,
que nunca me falaste e que me dizes tudo!...


Ave estranha
de garras de veludo,
entoa para mim
uma canção sem fim!


Canta,
que ao teu canto vejo
em tudo
quietude atroz
de insatisfeito desejo
Canta,
— em cada ouvido há um beijo
para tua linda voz.


Poema de Gilka Machado, in "Sublimação": poeta carioca (1893-1980)


***


CELEBRAÇÃO DAS MARÉS


- I -

Um risco de veleiros em fuga
sempre foi o teu nome.
Arquipélagos de incandescentes pássaros
os teus olhos. Os frutos do sal,
a íris do sol na filigrana das águas,
os cardumes do outono, clamam em teus pulsos
a presença de um fogo vivo,
cicatriz de um oceano em fúria.


Sempre foi o teu nome as marés.
Em cada palavra do teu ser,
navegam barcos de pólen,
peixes de constelações ardentes.
Em cada silêncio dos teus gestos,
nasce o azul dos cavalos marinhos,
movimento dos remos singrando o mistério.


O teu nome sempre foi os promontórios,
as ilhas desvairadas pelo verão.
Sobre tua nudez repousam
a brancura das velas infladas,
a plena luminosidade do meio-dia.


Em teu destino os corais tramaram
a encantação das estrelas marinhas,
a memória dos búzios.
Essa é a convocação das marés:
fazer do teu rosto o destino das ondas,
a areia desfeita nas orlas.


No teu nome o sono das crianças
apascentou a cólera dos naufrágios.


Poema do mineiro Alexandre Bonafim, poeta, ensaista e professor de literatura, autor de "Bigrafia do Deserto".


***

Para ler mais poemas de Alexandre Bonafim:
http://www.algumapoesia.com.br/poesia2/poesianet188.htm
http://www.biografiadodeserto.blogspot.com/


***

Ilustrações: 1- trabalho do pintor americano Mark Kostabi; 2- foto da estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade em Copacabana; 3- foto da poeta Gilka Machado; 4- foto do poeta Alexandre Bonafim.


Altair de Oliveira (poesia.comentada@gmail.com), poeta, escreve às segundas-feiras no ContemporARTES. Contará com a colaboração de Marilda Confortin (Sul), Rodolpho Saraiva (RJ / Leste) e Patrícia Amaral (SP/Centro Sul).

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.