sábado, 20 de novembro de 2010

A cidade a a infância - repressão, mutilação ou consequência do real?





Há inegavelmente, como aponta José Pires Laranjeira (2001), uma tendência nas literaturas africanas de Língua Portuguesa de se debruçar sobre o real. Tal realismo espreita através dos indícios de guerra, da miséria, da perturbação moral e mental, da segregação, da fome, enfim, retrata dados presentes no cotidiano de grande parte da população das ex-colônias portuguesas localizadas na África.

Em Angola, a situação não difere da realidade dos demais países africanos que adotaram o português como Língua Oficial. Em meio a essa situação desoladora, a literatura age criticamente, revelando situações e vivências silenciadas até então. Dessa forma, surgiram e surgem escritores cuja escrita possui um forte engajamento social, eles são preocupados com o Outro, com um olhar que não se desvia de quaisquer problemas, ao contrário, os revela.

Em meio aos escritores angolanos, há, inegavelmente, um grande destaque para José Luandino Vieira. Este autor de variadas obras, reconhecido tanto em seu país quanto no exterior, comparado a autores consagrados internacionalmente, como James Joyce e João Guimarães Rosa, empreendeu em terras angolanas uma verdadeira revolução literária em relação aos temas tratados, denunciados, como também em relação à renovação linguística, com utilização de neologismos, com o não seguir as normas da gramática da Língua Portuguesa de Portugal, aproximando a escrita da realidade e das línguas africanas, com a inserção de termos provenientes das línguas africanas na escrita do português, entre outras inovações.

Devemos considerar ainda que a escrita de Luandino Vieira contesta claramente a História dita “Oficial” ao trazer para suas narrativas “estórias” nas quais elementos socialmente vituperados, como as mulheres, os negros, os pobres, têm destaque. Ele constrói narrativas em que os marginalizados revelam suas vidas, suas histórias, seus problemas.

Na obra de Luandino Vieira chamada A cidade e a infância notamos de maneira clara o revelar da vida na cidade enquanto lugar extremamente cruel, repressor inclusive dos sonhos inerentes à infância. A partir da leitura dos contos “Encontro de acaso”, “A fronteira de asfalto”, “A cidade e a infância” e “Bebiana” podemos perceber uma sociedade na qual os homens e a própria vida árdua reprimem sonhos, ilusões, desejos, amizades, na qual muitas vezes a criança é obrigada a fazer-se homem antes da hora, a abandonar a ingenuidade, a inocência.


Os pontos ressaltados anteriormente podem ser observados no conto sobre o qual nos debruçaremos, “Encontro de acaso”. Esta “estória” se inicia por uma fala “- Olá, pá, não pagas nada?!” (VIEIRA, 2007, p. 49) e pela descrição de um encontro inesperado entre dois homens que foram amigos durante a infância. Pela descrição do conto, o leitor percebe rapidamente que estes dois homens, nesta nova fase de vida de cada um, são como verdadeiros estranhos. Este mesmo leitor pode se perguntar de início: O que os separa? O que fez com que duas crianças que mantinham uma amizade pura, verdadeira se afastassem?

Parece-nos que a distância entre eles é causa não de um desentendimento qualquer, mas da realidade, da vida, dos caminhos que os levaram a destinos diferentes. Enquanto crianças que possuem um sentimento mais ingênuo, não havia nenhuma barreira real que os apartasse. Pelo contrário, a vida de sonhos e travessuras de ambos caminhava junta. De forma que, o narrador-personagem do conto descreve as aventuras que tiveram juntos na infância:

"Sempre fui amigo dele. Desde pequeno que era o chefe do bando. As pernas tortas, as feições duras, impusera-se pela força. Da sua pontaria com a fisga nasceu o respeito. Nós gostávamos dele porque tinha imaginação. Inventava as aventuras na água suja que se acumulava na floresta. Foi inventor das jangadas que nos levariam à conquista do reduto dos Bandidos do Kinaxixi." (VEIRA, 2007, p. 49)

Ambos, conquistaram juntos outras terras, criaram refúgios, “A Grande Floresta”, onde reinava a cumplicidade. Entre os dois não existia diferença de cor: “Ele mandou despir a todos e meter na água, em direção ao clube e matar os bandidos. E os nossos corpos escuros, de brancos que brincavam todo o dia nas areias vermelhas, (...), metiam-se na água vermelha e avançavam para o Kinaxixi” (VIEIRA, 2007, p. 50).


Entretanto, a cidade, a realidade modificou aqueles que, um dia, foram amigos de infância, “Mas tudo se modificou e só a ferida feita pela memória persiste ainda” (VIEIRA, 2007, p. 50). As duas realidades que se desenrolaram para cada um deles foram muito distintas, o narrador-personagem, homem branco, teve mais oportunidades de crescimento econômico, de estudos, de uma vida com mais conforto. Isso é realçado pelo fato de ele próprio se descrever da seguinte maneira: “Reconhecer-me-ia ele por trás do meu disfarce de fazenda e nylon, de uma barba escanhoada, dos meus sapatos engraxados?” (VIERA, 2007, p. 51).

Em contraposição à auto-descrição de si feita pelo narrador-personagem, há a descrição que ele faz em relação ao homem negro que fora seu amigo:

"A vida fez dele um farrapo. As companhias que a vida lhe trouxe modificaram-no. O seu espírito de aventura compatibilizou-se com a rufiagem. E quando o via nas ruas, ao sal, as pernas cada vez mais arqueadas, a voz rouca, a pronúncia de negro, dirigindo os pretos na colocação de tubos para a conduta da água, ficava a olhar para ele". (VIEIRA, 2007, p. 51).

O termo utilizado pelo narrador para referir-se ao ex-amigo é “farrapo da vida” que traduz minimamente o que ele possa ter se tornado, como um homem que vive em meio à miséria, que se tornou alguém que compatibilizou seu espírito aventureiro com o rufiar, brigar, enfim, com a violência.

Este conto é apenas um dentre aqueles que compõem A cidade e a infância e que revelam a realidade cruel vivida por muitos homens. Todos os contos, de certa forma, chocam o leitor e o levam a refletir sobre a vida, sobre a vivência em meio à Guerra, a conflitos e a maneira que tais acontecimentos podem atingir a infância, que é um período que acreditamos nunca se desvencilhar da fantasia. Porém, as fantasias de muitas crianças foram transformadas em medo e em necessidade de lutar pela sobrevivência.

Aconselho a todos os leitores a buscar conhecimento em relação aos contos de Luandino, pois além das observações que podem ser feitas em relação a uma linguagem nova, os temas revelados tocarão aquele leitor atento e sensível e lhe revelará a vivência humana dotada de privações.







Rodrigo C. M. Machado é Graduando em Letras pela Universidade Federal de Viçosa e, neste momento, pesquisa a representação dos corpos na poesia de António Botto.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.