terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Mataram o Cara



O título desta crônica é, por si, deveras horrível. Não imagino um leitor que lendo o título e sabendo do que se trate tenha sentido vontade de ler o texto por causa dele. Salvo por alguma repugnância. Dar a notícia desse jeito é banalizar o fato. E vou meter-me em terreno, agora, perigosamente delicado. Como falar da imensa indignidade que é um assassinato por motivo fútil, sem inseri-lo numa sequência de eventos semelhantes de modo a transformá-lo em algo corriqueiro e cotidiano semelhante a olhar para os lados antes de atravessar a rua?

Por isso, não ataco o centro nem passo ao largo da morte a facadas do professor de educação física Kassio Vinícius Castro Gomes. Ele – para usar a chatinha linguagem do direito que tem invadido os noticiários – fora supostamente assassinado por um aluno que supostamente teria se chateado com uma suposta nota baixa. É melindre demais. Por que não dizer o estrito, direto, caroço? Mas voltemos... Não pretendo passar ao largo, pois seria uma conivência, quase uma cumplicidade. Mas também não posso atacar o centro, pois aí eu seria parcial e quase sumário. Como não sei detalhes dos motivos nem posso dar ao (suposto - sic) culpado o direito de defesa ou de voz, termino indo ao mais amplo e geral.

Vi numa reportagem sábado que nossas escolas são palco de violência e que grassa a insegurança e a impunidade. Não o nego, mas não ‘calango’. Pouco se escuta falar que em nossas escolas e – pasmem – faculdades, proliferasse não só discursos, mas também práticas de promoção automática, de superprotecionismo, de cuidado excessivo para não constranger o aluno, de cuidado para não prejudicá-lo com uma reprovação ou nota baixa.

Não me entendam mal. Não sinto prazer nisso. Não é meu trabalho, nem trabalho de professor algum que eu conheça e possa apontar atribuir nota baixa a algum discente por prazer ou perseguição. Não nego que isso exista, só quero que entendam que não faço apologia. Entretanto, trabalho mal feito, copiado de Internet, atendendo parcialmente instruções e enunciados... Deixem o professor trabalhar. Deixem que o professor atribua o conceito em conformidade com seus critérios e com suas orientações. Deixem-no fazer isso que também é seu trabalho: ensinar ética, ensinar promoção por merecimento, ensinar que a matrícula no curso não é garantia de aprovação. Deveriam preocupar-se com aqueles que não fazem isso e por não fazê-lo prestam um desserviço.

Aí, a atividade não merece nem um “I” e chega-lhe o orientador de pesquisa para lhe dizer que seja condescendente. Se tiver baixo rendimento, tadinho, fica sem bolsa. Não deveria ser o contrário? Não deveria, desde o primeiro dia ter consciência de que não poderia tirar menos que “B”? A obrigação de bom rendimento para bolsistas não deveria ser um instrumento de promoção automática, mas de incentivo ao bom rendimento. Quer dizer: A obrigação de bom rendimento para bolsistas não deveria ser um instrumento de promoção automática, mas de incentivo ao bom rendimento?

Fiquei esperando ainda que a reportagem atacasse ou discutisse as causas de violência na escola. Esperando que apontassem a falta de limites de nossos jovens secundaristas. Ou falassem do pensamento pedagógico que tem predominado nas instituições de ensino brasileiras, cuja meta principal tem sido estáticas de promoção e de não evasão, e agora os índices qualitativos governamentais, em detrimento de fatores ligados à verdadeira aprendizagem e à promoção por mérito.

Acostumados desde as séries iniciais ao protecionismo absoluto, à não-reprovação e à falta de limites éticos, nossos jovens têm chegado desse jeito a faculdades e universidades. Disse que era delicado e perigoso esse terreno. Disse também que não iria atacar o centro do problema nem passar ao largo... O leitor já percebeu claramente: enquanto esse quadro perdurar em nossas escolas, a insatisfação por uma nota baixa ou uma reprovação, em vez de motivar o aprendizado, ainda poderá resultar em outros Kassios mortos a facadas, a tiros, a pontapés... a indignidade.


Belém, 13 de dezembro de 2010.

Abilio Pacheco é professor universitário, escritor e organizador de antologias. Três livros publicados. É membro correspondente da Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense (com sede em Marabá), integra o conselho de redacção da Revista EisFluências, de Portugal, é Cônsul dos Poetas Del Mundo para o Estado do Pará e é Embaixador da Paz pelo Cercle Universal des Ambassadeurs de la Pax (Genebra-Suiça).
Site: www.abiliopacheco.com.br.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.