terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Mestres para que te quero?! Por Aline Vilaça




Mestres pra que te quero?!?
Ismael Ivo: Elegância, transpirando a arte, devotando paixão, emocionado com olhares,
hipnotizando com seu suave toque das mãos... A mestre, pra que te q....
Alguns acreditam em sorte. Outros que a vida é feita de oportunidades.
Há quem diga que “aqui se faz aqui se paga”, ou, que “é dando que se recebe”. Até tem aqueles que sofrem acreditando que a lua virou para as nádegas de poucos.
Não sei!
Merecimento, sorte, santo, patuá, fé, energia positiva, encontros e desencontros, dádiva, presente dos deuses, recompensa dos céus...
Ahh, sinceramente não sei.
Mas posso trabalhar em cima de fatos, assim para resumir o milagre, acompanhe vibrante comigo o que segue:
O Sesc (Serviço Social do Comércio) Pinheiros de São Paulo capital, proporcionou, recompensou, consagrou, condecorou, ofereceu, compartilhou, por fim, delicadamente e de sagacidade profunda com relação ao diferenciado tempo dos processos artísticos diferenciados e respeitosos desta nova realidade hibrida que se
estabelece no mundo das Artes, garantindo a cerca de 35 jovens bailarinos profissionais em ascensão, um momento único de Dança, processo artístico, audição, e contato direto corporal, e sensível com o brilhante e inspirador Ismael Ivo.
Inundados na infra-estrutura fantástica do Sesc, em sua organização e responsabilidade, embalados por música ao vivo, entusiasmados com o virtuoso professor de Dança Contemporânea, curiosos sob o olhar critico de mais uma importante coreógrafa brasileira, e abatidos em uma explosão de emoções, foi verdade, estávamos diante de Ismael Ivo.
Projeto ARSENALE DELLA DANZA- Body in progress, era a parceria fantástica estabelecida com o Sesc. O objetivo era que está audição de 3 dias, 8 horas e meia diárias de muita transpiração, criação e troca, levassem a escolha de 5 jovens bailarinos bolsistas, para culminar numa criação dirigida por Ismael Ivo, coreógrafo, bailarino, diretor artístico do Festival de Dança da La Biennale di Venezia, no Festival de Dança Contemporânea da Bienal de Veneza.
Para os selecionados: O projeto prevê a permanência dos cinco
bailarinos selecionados por quatro meses de Janeiro à Maio de 2011 (sem interrupção) na cidade de Veneza, com aulas diárias de dança, em um espaço multifuncional que facilita o diálogo com outras disciplinas artísticas como música, vídeo, fotografia, teatro, multimídia e arquitetura.
Bom, oportunidade profissional fantástica;
O que preciso ressaltar, agradecer em nome de todos, frisar, explicitar, tornar nacionalmente público foi o processo respeitoso, humano, atencioso, carinhoso que permeou às 24 horas de audição. Felizmente Ismael e sua equipe juntamente com o Sesc não nos lançaram na tensão Chorus Line de
seleção, nos proporcionaram com profissionalismo, administração eficiente, e conhecimento de causa em um verdadeiro processo, ou pelo menos, início de processo de conhecimento mais aprofundado das possibilidades corporais dos bailarinos.
Somos da nova geração da Arte, buscamos um fazer artístico que contemple cada indivíduo, que respeite as emoções, os corpos, os contextos, os desejos. Uma geração que exige que o artista
não se deixe iludir pela facilidade da repetição, que volte a acreditar na importância da quebra de paradigmas aprisionadores, que sabe que mais vale um processo artístico saboroso e consistente, do que um espetáculo (produto) sem corpo, sem alma.Somos da geração que volta a pedir mestres que nos apaixonem, inspirem, desestabilizem. Mestres que nos intrigam, enfrentam, que conseguem arrancar o que há de melhor em cada intérprete, que tragam o arrepio espontâneo, que causem admiração inevitável, que estabelece um diálogo bailarino- diretor, bailarino- coreógrafo, bailarino- indivíduo, bailarino- público, bailarino- corpo- alma.
Assim, sem medo de exagerar indico um mestre:
Ismael.
E inicio uma diálogo para entendermos pra que te quero...

Dica para as férias:











 




Aline Vilaça é natural de Rio Claro, interior de São Paulo. Cursa Licenciatura e Bacharelado em Dança pela Universidade Federal de Viçosa (MG)  e é estagiária do Ballet Stagium - Cia de Dança de São Paulo. Foi backing vocal da Banda Seiva Reggae Resistência. Ministrou oficinas no ENEARTE/ 2009 com o Projeto de Extensão Jazz com Jazz. Integrante do Núcleo GENGIBRE de ensino, pesquisa, extensão e arte em cultura popular.  Editora assistente da Contemporâneos - Revista de Artes e Humanidades.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.