domingo, 27 de fevereiro de 2011

Viçosa de perfil - venha conhecer!!!

.
Quem nunca teve uma boa história para contar? O livro Viçosa de Perfil nasceu dessa forma, através de boas histórias vividas por grandes personagens viçosenses e contadas por alunos da Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa.A produção do livro foi feita durante a disciplina “Jornalismo Biográfico” onde nós, então estudantes do curso, deveríamos elaborar como atividade conclusiva um perfil sobre algum morador da cidade. A escolha ficaria a critério dos autores, através de afinidade ou mesmo admiração.

E foi com o sentimento de admiração que eu bati na porta de Francisca Alves da Silva, conhecida em Viçosa como Dona Chiquinha, a contadora de histórias que emociona crianças e adultos durante suas oficinas e apresentações. A admiração surgiu durante uma apresentação feita em uma praça onde eu estava presente. A história e a maneira como ela a contou me emocionaram. Depois disso, não poderia escrever sobre nenhuma outra pessoa.

O perfil “A menina mais elegante da rua” ganhou vida depois de algumas horas de gravação e duas tardes agradáveis na casa da Dona Chiquinha, que como uma boa mineira não me deixou sem café ou mesmo algum quitute entre uma conversa e outra.
O perfil da cidade: vista do campus da UFV.
 
“Depois de sair do colégio interno, a garotinha de cachinhos dourados já estava crescida, e zomo toda adolescente, tinha os seus caprichos. Roupas, só as copiadas de revistas com modelos iguais às de artistas. Ela foi uma das primeiras a sair com os famosos vestidos tubinhos, no começo apenas usados por celebridades. E por causa dessa vaidade toda, passou a ser chamada de ‘a menina mais elegante da rua’.” [Trecho retirado do perfil A menina mais elegante da rua]


Além da história de Dona Chiquinha, o livro traz o perfil de mais 12 personagens viçosenses, entre eles, o ex-prefeito Raimundo Nonato e um dos mais conhecidos donos de bar, o Capelão. O livro tem uma tiragem de 1000 exemplares e está a venda no Departamento de Comunicação Social pelo valor de R$ 10 reais que será revertido para o próprio departamento.

Mais informações:
Livro “Viçosa de Perfil”
Telefone: (31) 3899-4502 _ falar com Helen Freitas

Ana Paula Nunes é jornalista e  pós-graduanda em Mídia, Informação e Cultura pela Universidade de São Paulo. Coordenadora de Comunicação da Contemporâneos  - Revista de Artes e Humaidades e escreve aos domingos na ContemporARTES.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.