quarta-feira, 2 de março de 2011

Arte e o desenvolvimento humano


Hoje ao pensar na importância da arte para a sociedade, me veio à cabeça uma canção que faz menção a esse assunto; a composição de João Bosco e Aldir Blanc que ficou famosa na voz de Elis Regina: "a esperança equilibrista, sabe que o show de todo artista, tem que continuar..." A capacidade da arte não só de trazer a tona uma expressão mais pura do indivíduo, mas de transformar a realidade ao redor já foi explorada por diversos estudiosos.





No mundo atual, regido pela sociedade da informação e cultura de massa, a arte traz elementos perdidos nesse processo massificador, ela privilegia o indivíduo, sua sensibilidade e conscientização de sentidos tornando a vida mais gratificante.


Herbert Read (1982) afirmou que há atividades intrínsecas a uma educação estética. Na observação, o indivíduo pode mostrar suas impressões sensíveis, elaborar sua memória e construir objetos que o auxiliem nas atividades práticas. Segue-se a expressão pessoal, pela qual o ser humano comunicaria seus pensamentos, sentimentos e emoções. Por último, estaria a atividade crítica, uma resposta do ser humano aos valores, informações e expressões que o mundo lhes dirige. 

O resultado da união entre educação e arte são indivíduos mais críticos, valorizados do ponto de vista humanístico, intelectual, moral e estético e principalmente, integrados, ao grupo social.
Paulo Freire, nesse mesmo sentido, enfatiza a capacidade transformadora da arte do mundo que a rodeia, dada sua capacidade de não só captar a realidade, mas expressá-la por meio de linguagens criadoras.


Segundo Herbert Read, a arte e a educação são dois conceitos indissociáveis, sendo que a primeira deveria ser a base da segunda como um todo. Na mesma linha, Platão afirma que “uma educação estética é a única educação que dá harmonia ao corpo e enobrece a alma (PLATÃO apud OSINSKI, 2002). Tais autores não vêem distinção entre ciência e arte, sendo a primeira a explicação de uma realidade e a segunda a expressão desta. Unir educando pela arte seria uma estratégia muito bem sucedida uma vez que há a preservação orgânica do homem e de suas faculdades mentais, respeitadas as diversas faces do desenvolvimento humano (READ, 1982). 


A arte integra e seus modos de expressão que passam pela poesia, música, teatro, cinema, artes plásticas, formam uma abordagem global de uma educação estética, baseada na consciência, raciocínio e inteligência dos seres humanos.


E que o show de muitos artistas em suas múltiplas tarefas de observar, expressar e criticar continue encantando a humanidade e a lembrando - a cada momento - mais humana.


Uma reflexão mais aprofundada dessas questões podem ser encontradas na obra abaixo.
OSINSKI, Dulce. Arte, História e ensino - uma trajetória. São Paulo: Cortez, 2002. 

O Bêbado e o equilibrista


Veja uma interessante análise da letra no blog do leandro.


INFORMES


1. X Encontro Regional Sudeste de História Oral - Inscrições prorrogadas


Chamada para trabalhos – Prazo prorrogado até 30 de março de 2011
 As inscrições para apresentação de trabalhos no IX Encontro Regional Sudeste de História Oral foram adiadas até o dia 30 de março de 2011, devido ao período de férias e Carnaval. Professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação e graduação podem enviar sua proposta para o evento seguindo as instruções disponíveis no site do encontro.
O Encontro, que em 2011 tem lugar na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, com promoção da Associação Brasileira de História Oral – Regional Sudeste, tem seu foco central na discussão dos desafios contemporâneos da história oral, em seus aspectos teóricos, metodológicos e temáticos.
Após um importante período de difusão da metodologia da história oral – que incluiu longos debates sobre as vantagens, os problemas e a legitimidade do uso de fontes orais em diferentes disciplinas –, ela parece estar plenamente consagrada como um valioso recurso para variados estudos sobre o presente. Diante disso, o tema Diversidade e Diálogo coloca em pauta as conquistas consolidadas da história oral no Brasil, bem como seus novos desafios na era contemporânea.


Confira os GTs, maiores informações, e envie sua proposta pelo site:








2. Contemporâneos - Revista de Artes e Humanidades recebe artigos até 15 de março

Já está aberta a chamada de artigos para o dossiê Minorias e suas Representações, que receberá textos para avaliação até o dia 15 de março de 2011. Para ler os textos e ficar por dentro das normas editoriais de submissão de artigos, acessem: http://www.revistacontemporaneos.com.br






3. Lançamento de livro






4. Todas as musas lança dossiê Cinema e Literatura
Lançamento da Todas as Musas (ano 02 número 02), com o Dossiê Literatura e Cinema.  A nova edição, assim como as anteriores, está agora disponível também  em formato IMPRESSO e pode ser adquirida por e-mail ou direto no site, na Livraria Virtual da Editora. Também nessa livraria, você vai encontrar primeiro livro publicado pelo selo Calíope (linha editorial ficcional) da Editora Todas as Musas, Experiências com Haicai, de Danielli Rodrigues Violante. 






Ana Maria Dietrich
Editora-chefe da Contemporâneos - Revista de Artes e Humanidades
Coordenadora da Contemporartes - Revista de Difusão Cultural
Laboratório de Estudos e Pesquisas da Contemporaneidade
Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade - UFABC

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