terça-feira, 1 de março de 2011

Des- União Nacional dos Estudantes onde poucos são Unidos






Des- União Nacional dos Estudantes

por: Aline Serzedello Vilaça

Sob o sol escaldante da cidade maravilhosa, de um janeiro absurda e tragicamente chuvoso em toda região serrana, estávamos eu e minha fiel parceira de planos malignos que se atende por Mayara, em uma série de situações que nos posicionava:

um tanto quanto de gaiato numa “festa estranha, com gente esquisita”, parcialmente comprometidas com a chapa “Viração” atual gestora do DCE- Diretório Central dos Estudantes- da Universidade Federal de Viçosa onde carinhosamente estudamos, e plural/ indiretamente na contradição de estar com os dois pés flutuantes na articulação de esquerda da juventude do PT- Partido dos Trabalhadores-

Quando, o mais próximo da verdade ou da não mentira, estávamos apenas querendo saber qual era a organização política artística que encontraríamos na Bienal da UNE que seria na semana seguinte ao CONEB, encontro qual já estávamos como descrevi acima, mas ingenuamente acreditamos que sendo a Bienal da UNE após o CONEB, nos parecia lógico que seria O LOCAL da revolução artística, mesmo por que parecia que estávamos embarcando em um 13º Conselho Nacional de Entidades de Base, proposto pela União Nacional dos Estudantes que em seguida proporcionaria uma Bienal de Artes e Cultura para milhares de pessoas.

Tais palavras em negrito: Conselho, União, Nacional, Estudantes, Arte, Cultura, pareciam por si só representar uma milagre:

- o enfim entendimento que os estudantes em união têm o poder de participar e gerir um conselho que reflete a base e age social e politicamente munido também de arte e cultura.

Doce Ilusão,

Sem tanto drama, não foi tanta ilusão assim...

Bom, o caso é que no verão apetitoso do Rio de Janeiro,

Chegamos ao 13º CONEB da UNE, um dos principais fóruns de discussão do Movimento Estudantil brasileiro, reunindo milhares de CAs e Das de todo o país. Acreditamos que este CONEB possui um papel estratégico: articular o Movimento Estudantil para incidir de forma unitária e com muita força sobre as reitorias e o governo Dilma, defendendo um projeto de Educação Democrática e Popular, voltado para a Transformação Social. (Manifesto ao 13º CONEB – Vamos Reconquistar a UNE – Para a LUTA e para os/as ESTUDANTES pág 1.)

Estas palavras da tese da Reconquistar, uma das chapas (como Barricadas, Coletivo Construção, Quizumba, Rebele-se entre outras) que apresentam teses em oposição a atual, como já disse na coluna passada, curiosa gestão atual da UNE.

A não ilusão provém do fato de termos visto muitos estudantes apaixonados pelas diversas causas estudantis e com a sociedade brasileira. Muitos dispostos de fato a refletir a cerca da possibilidade de uma Universidade democrática e popular, de um PNE- Plano Nacional de Educação que realmente contemple as reais necessidades da população, lutando pela formação integral do estudante universitário que esteja permeada pelo ensino de qualidade, pesquisa e extensão preocupado com as possibilidades de transformação social. Vimos estudantes engajados em combater as opressões a frente do movimento Negro, Indígena, LGBTT, Mulheres etc. Observamos fanáticos e outros mais realistas dispostos a mudar a UNE.

Outros ainda dispostos a lutar pela reforma agrária, reforma urbana, pelos 10% do PIB para educação. E claro, para nos entristecer e confirmar a parte da ilusão, vimos uma maioria não politizada, despreocupada, des unida, alienada e sem o mínimo de vontade de conhecer ou tentar entender a dimensão do evento que participavam.

E obviamente, para completar a triste ilusão, vimos aqueles, amigos partidaristas, e mais aqueles que mais uma vez vou caracterizar como figuras interessantes, que no mínimo agem de maneira curiosa fazendo da UNE trampolim ruma à Brasília.

Por fim,

Permanece a pergunta, quando os atores que se entendem como OS POLÍTICOS, do movimento no Brasil, vão entender que Arte é Política e parar de pensar que política é apenas economia,

Ou melhor,

Quando que a Arte vai parar de ser silenciada colocada apenas como entretenimento,

Ou melhor ainda,

Quando os Artistas vão tomar o poder da UNE?

Bom, na próxima coluna prometo fechar este assunto CONEB, vou comentar o que mais me inflamou e já cito claro que foi a ocupação dos morros, os meninos do Rio, e meu encontro com Abdias...

Até mais,

SerzeVilaça





0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.