domingo, 15 de maio de 2011

Tão Interessante




    Tão interessante quanto um cisco no vidro da janela do teu quarto. Tão perspicaz quanto o filósofo barbudo que cantava há alguns anos atrás. Tão alegre quanto aquele menino que caminha nos destroços da guerra que os americanos causaram no Oriente.
    Uma incógnita. Um ponto de interrogação que se encurva cada vez mais quando surge uma teoria. Uma metralhadora que atira flores lilases em direção a um muro separatista. Um beijo entre a guerra e a paz.
    A dose do vinho que cai no copo e o pingo que respinga em sua camisa. O verde da clorofila da folha que arrancou daquela videira. Os dedos que seguram a chupeta em direção a boca da criança decadente ao sono.
    O primeiro pássaro que aparece no amanhecer. Quando o sol se põe, pia desesperadamente a procura de alguma coisa para se alimentar. Ao entardecer procura um lugar onde possa descansar. No crepúsculo volta ser o que era antes do amanhecer. Na noite vira um morcego, sedento por sangue.
    A carta que não foi terminada de ler em cima da tua cama. As palavras distorcidas em rimas que interpretam um novo sábio contemporâneo. Um personagem real, porém irreal. A irrealidade o torna real. Realidade que o faz ser concretizado. Em sua mente. Enfatize novas ideias!
    A peça de antiquário deixada atrás do sofá que você comprou. Quanto tempo ela guarda segredos ocultos. Novas concepções a serem tiradas? Quem sabe. Desenvolvendo uma maneira para selar uma nova progressão. Tal progressão que não há de progredir, há menos que tente…
    As palavras vão sendo jogadas. Massacradas pelas ideias. Evacuadas pelas percepções. Exoneradas por uma mente que nem sequer está em órbita. Oculto em um segredo próprio.
    Tentar desvendar uma concepção poderia ser fácil. Isso tudo pode não simbolizar nada. Simbolizar pra quê? Elaborar um tema pra quê? Se nada é levado a sério!? Será que alguém poderia responder estas perguntas.
    A areia da praia perdeu um grão. Um grão que viajou junto ao vento para descobrir o mundo. Ver os defeitos e as qualidades do planeta. A diversidade. As culturas. Os povos. As ideologias.
Ideologias ao vento. Uma naturalidade que vaga simplesmente por meios onde a sã consciência não consegue neutralizar. Como vãos de uma rachadura na parede, onde a água penetra e jorra fortemente.
    O eixo da discórdia entre a relação do pensamento e a filosofia vã. Tal filosofia que não filosofa. Que filosofia é essa? Que percepção é essa? Que concepção é essa? Eis a questão. O negócio é sentar na cadeira, ler um livro de Nietzsche e tentar relacionar o por quê dele ser tão “ingrato” com Deus.
    Vendo as árvores de um lugar desprivilegiado, podendo descobrir o mundo através de um quadrado. Tentando decifrar a cada respiração, uma nova identidade. Que identidade seria? Aqueles números num papelzinho verde? Não. A sua própria identidade. O que pensar de si mesmo. Se tudo é certo, por que o errado vem atrapalhar? Se tudo está errado, como o certo pode entrar?
    O sentimento que o mundo pode exalar, através de maneiras dissimuladas, é um sentimento grandioso. Que ataca e se impõe. Um sentimento a ser descoberto, não como um segredo em um pergaminho.
    Um homem-arbusto que sai de sua floresta e caminha por uma trilha cheia de pedras onde possam desfigurar suas raízes. Uma flor que desabrocha em pleno inverno, cercada de gelo, porém, é a mais linda flor já existente. O último urso polar que dá a esperança do clone. Para não cair na perdição. Um meio-termo.
    Agora, é tão desinteressante quanto o cisco da janela do teu quarto. Ou tão desinteressante quanto a mosca que pousou na tua sopa.



Guilherme/ Gui Neykova, nascido em 31 de dezembro de 1992, é escritor, músico e compositor. 




A Contemporartes agradece a publicação e avisa que seu espaço continua aberto para produções artísticas de seus leitores.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.