domingo, 14 de agosto de 2011

Dicas do Drops - Literatura, Fotografia e História





No dia 25 de julho comemorou-se o Dia Nacional do Escritor. A coluna Drops de hoje aproveita a data e traz dicas de concursos, cursos e eventos ligados à nobre arte da escrita.

Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Prêmio LiteraCidade.
Serão recebidas obras nos gêneros poema, conto e crônicas, nas categorias Juvenil (autores de 12 a 18 anos), Acadêmico (mais de 18 anos) e Adultos.
Os vencedores terão seus textos publicados no livro “Prêmio LiteraCidade 3ª edição”.
As inscrições se encerram no dia 20 de setembro.
O regulamento completo e como se inscrever você encontra aqui.

Na terça-feira (09), em São Paulo, o projeto Sempre um Papo recebeu o escritor Sérgio Bandeira de Mello. Ele falou sobre seu novo livro, o romance policial “As Flores do Tenentismo”.
O evento é gratuito.
Horário: 20h
Local: SESC Vila Mariana (Rua Pelotas, 141, vila Mariana) – SP 

No Rio de Janeiro, a dica é o curso “Oficina Permanente de Criação Literária”. O prof. Esdras do Nascimento, Mestre em Comunicação e Doutor em Letras pela UFRJ, ministra o curso sobre técnicas narrativas e sua utilização em contos e romances
Serão duas turmas, uma às terças-feiras (com início no dia 09/08) e outras às quartas (início 10/08). O valor é de R$ 360,00.
Mais informações pelo telefone (21) 3237 – 3947 ou no site da Estação das Letras.

-----------
Da escrita para a fotografia:
   Foi aberta no último dia 2, em Curitiba (PR) a exposição “Fotografia de Natureza”. A mostra é resultado de um projeto do Departamento de Teoria e Prática de Ensino do Setor de Educação, da Universidade Federal do Paraná, com financiamento do MEC/Capes – Projeto Novos Talentos.

A exposição reúne fotografias feitas por professores e alunos da rede pública de cidades paranaenses. Durante o projeto, os professores participaram de um curso ministrado pela fotógrafa e colaboradora da Contemporartes, Izabel Liviski, e pelo jornalista e fotógrafo Carlos Eduardo Silvério.
A exposição “Fotografia de Natureza” acontece até o dia 27 de agosto.
Local: Sala de Arte & Design – Reitoria da UFPR (Rua General Carneiro, 460,  Edifício Dom Pedro I, térreo) 


------------
De 16 a 18 de agosto, a Universidade de São Paulo (USP) recebe o IX Encontro Regional de História Oral. A coordenadora do ContemporARTES e editora-chefe da Contemporâneos – Revista de Artes e Humanidades, Ana Maria Dietrich, juntamente com o prof. Dr. Alfredo Salun, coordena o Grupo de Trabalho 11, com o tema “Memória, Trauma e Guerra”.
As inscrições para ouvintes e para participar dos minicursos ficam abertas até o dia 12.
A programação completa e os procedimentos para inscrição você encontra aqui.





 





Mônica Bento é jornalista, formada pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Em seu trabalho de conclusão de curso estudou a função social das salas de cinema e desenvolveu a reportagem multimídia CineMemóriaPertence a equipe de Comunicação da Contemporartes-Revista de Difusão Cultural

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.