sábado, 10 de setembro de 2011

Cultura e Pensamento em Salvador.





Edição especial da coleção “Cultura e Pensamento” será lançada em Salvador na próxima segunda, dia 12.09, com seminário sobre Juventude e Desenvolvimento

Refletir sobre grandes temas que circundam o universo da juventude e as possibilidades e desafios da aproximação cultural entre África, América Latina e Europa. Estes são alguns dos objetivos da revista Cultura e Pensamento: Juventude e Ativismo, que será lançada no dia 12 de setembro na Universidade Federal da Bahia. O lançamento acontece às 17h no auditório do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), em Ondina.
Além do lançamento, será realizado um debate sobre Juventude e Desenvolvimento, que irá contar com as presenças do Secretário de Cultura Albino Rubim, do Coordenador de Juventude do Governo do Estado Vladimir Costa, do Coordenador da ONG Contato, Vitor Santana e do Professor da UFBa, Carlos Bonfim. O lançamento da revista e o debate é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, em parceria com o IHAC/UFBA e da Ong Contato.
Os jovens tiveram papel preponderante em importantes movimentos políticos e sociais como o Maio de 68, na França, os cara-pintadas, no Brasil e mais recentemente no Chile, na reivindicação por mudanças na Educação. O público principal da revista é justamente a juventude brasileira com todo seu potencial transformador. Fazem parte da publicação 14 artigos e quatro entrevistas que trazem diferentes olhares de artistas, intelectuais e pensadores sobre o tema central. O cenógrafo Gringo Cardia e o cineasta Eryk Rocha são alguns dos entrevistados. O historiador norte-americano James Green, o poeta e professor cubano Lionel Valdivia, o antropólogo José Márcio Barros, o líder indígena Gersem Baniwa, entre outros, assinaram artigos.
A Cultura e Pensamento: Juventude e Ativismo contém ainda um DVD com vídeos produzidos por realizadores independentes do Brasil, Cuba, Espanha e Senegal que trazem registros e percepções imagéticas sobre as temáticas debatidas durante o encontro. A partir do conteúdo gerado por estes textos e imagens, a revista pretende promover um intercâmio de conhecimentos e fomentar os debates sobre atualidades.
A Revista Cultura e Pensamento: Juventude e Ativismo é uma realização do Ministério de Cultura através do programa Cultura e Pensamento, numa parceria entre a ONG Contato – Centro de Referência da Juventude, o Centro Cultural Casa África (Brasil – Senegal), a Asociación Hermanos Saíz (Cuba) e a ONG CIC Batá (Espanha).
A publicação estará em breve disponível no site CULTURA E PENSAMENTO.









Fonte: SECULT-BA






SERVIÇO
O que: Lançamento da revista “Cultura e Pensamento: Juventude e Ativismo” e seminário Juventude e DesenvolvimentoOnde: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos – Ondina, SalvadorQuando: 12 de setembro
Horário: 17h Entrada gratuita




















Diogo Carvalho é Historiador pela Universidade Federal da Bahia e Mestre em Cultura e Sociedade (UFBA). Trabalha com os seguintes temas: História, cinema soviético, cinema, cultura digital, política, humanidades e literatura beatnik.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.