domingo, 25 de setembro de 2011

Oportunidades, lançamentos e "Primavera dos Museus"




As dicas de hoje são de oportunidade de publicação de artigo, lançamentos de livros e revistas e atividades relacionadas à "Primavera dos Museus". Vamos a elas! 


A  “Todas as Musas – Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte” recebe, até o dia 31 de outubro, artigos para serem publicados em sua próxima edição. Os textos podem ser em português, inglês ou espanhol. A sexta edição da revista estará disponível em fevereiro de 2012. 
Clique aqui para acessar as normas de publicação e ter outras informações sobre a revista. 

-----------------------

A televisão já foi criticada, elogiada e ignorada. Mas, antes de tomar qualquer posição, é importante conhecer as curiosidades e debates que envolvem a produção televisiva. O livro “Televisão: formas audiovisuais de ficção e de documentário. Vol.1” é uma coletânea de artigos que levanta algumas questões sobre o que se vê na TV e propõe um diálogo entre a TV no Brasil e em Portugal. 

A publicação foi organizada pelos coordenadores do “XIV Encontro Internacional da SOCINE (Sociedade Brasileira de Cinema e Audiovisual” e editada pelas Edições CIAC. O livro pode ser acessado gratuitamente no site do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve, em formato flipbook ou. pdf 

------------------------

No último dia 12 de setembro aconteceu em Salvador (BA) o lançamento da revista “Cultura e Pensamento: Juventude e Ativismo”. Para marcar o lançamento, a Secretaria de Cultura da Bahia (SECULT) e a Universidade Federal da Bahia promoveram um debate sobre o tema “Juventude e Desenvolvimento”, que contou com a presença de autoridades do estado, dos representantes da ONG Contato Vitor Santana e Helder Quiroga e do professor Carlos Bonfim. 

 A revista, que é editada pela ONG Contato – Centro de Referência da Juventude, pode ser acessada aqui. Para conhecer o projeto por trás da Revista, visite o site da Cultura e Juventude – Diálogos Internacionais

------------------------

Nos próximos dias 29 e 30 de setembro, acontece no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL) o Colóquio: "Os extremismos políticos de direita: entre a tradição e a renovação". O evento é coordenador pelos brasileiros Fábio Chang de Almeida (UFRGS/ICS-UL) e Leandro Pereira Gonçalves (PUC-SP/ICS-UL), e pelo italiano Riccardo Marchi (ICS/UL).

No primeiro dia do Colóquio será lançado o livro “Entre tipos e recortes: histórias da imprensa integralista”, organizado por Leandro Pereira Gonçalves e Renata Duarte Simões. 
Acesse a programação completa para se informar sobre as mesas e debates do evento. 

-----------------------

Chega ao fim hoje (25)  a 5ª edição da Primavera dos Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que oferece exposições, oficinas, debates, espetáculos teatrais e diversas outras atividades aos visitantes de mais de 500 museus e instituições culturais em todo o país. 

A edição deste ano teve como tema “Mulheres, Museus e Memórias”. A programação oferecida pelos museus participantes da iniciativa pode ser acessada aqui
Para marcar o encerramento da Primavera dos Museus, a cantora Nana Caymmi faz show gratuito no jardim do Museu da República, no Rio de Janeiro (RJ), hoje, às 17h.  



A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul participa da Primavera dos Museus com uma mostra de filmes e uma exposição sobre mulheres que tiveram participação ativa na “construção” da cidade. A exposição “Mulheres, Memórias e Ofícios” fica aberta até o dia 11 de novembro e pode ser visitada na Avenida Dr. Augusto de Toledo, 255 - Bairro Santa Paula, em São Caetano do Sul (SP). 

--------------------



Mônica Bento é jornalista, formada pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Em seu trabalho de conclusão de curso estudou a função social das salas de cinema e desenvolveu a reportagem multimídia CineMemória. Pertence a equipe de Comunicação da Contemporartes-Revista de Difusão Cultural

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.