domingo, 22 de abril de 2012

Encontros para pesquisadores, livro e mostra





Duas universidades mineiras preparam eventos relacionados à pesquisa em História. De 14 a 18 de maio, acontece a XXIX Semana de História da Universidade Federal de Juiz de Fora, com o tema “Monarquias, Repúblicas e Ditaduras: entre liberdades e igualdades”. A inscrição para envio de trabalhos, no valor de R$ 25, pode ser feita até a próxima sexta-feira, 27 de abril. Depois dessa data será possível inscrever-se como ouvinte até o dia 14 de maio. A programação também inclui mini-cursos e oficinas diversas, uma inclusive ministrada pelo colaborador da ContemporARTES, Antonio Gasparetto. Acesse o site da Semana de História da UFJF para mais informações. 

Na semana seguinte, de 23 a 25 de maio, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, será realizado o Primeiro Encontro de Pesquisa em História da UFMG - EPHIS, que pretende promover a interação e diálogo entre estudantes e estudiosos de história e áreas afins. As inscrições para envio de trabalho já se encerraram, mas ainda é possível participar como ouvinte. Mais informações e a programação do evento podem ser encontradas aqui


Nos dias 26 e 27 de abril, será realizado na Universidade Federal do Pará, no campus da cidade de Capanema, o I Encontro de Pesquisadores de Arte e Narrativa de Resistência. Um dos organizadores do evento, que tem o apoio do Laboratório de Estudos e Pesquisas da Contemporaneidade – LEPCON, é o colaborador Abilio Pacheco. 
O encontro terá palestras, comunicações, debates e mostra de filmes. Inscrições e informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 8315-5046. Outras informações você encontra aqui


Já compra o novo livro da escritora e colaboradora ContemporARTES Simone Pedersen. Intitulado “Poemas Minimalistas”, o livro reúne poemas que, de acordo com a autora, “foram concebidos em sintonia com os novos tempos de urgência, em que as pessoas se comunicam pelas redes sociais, com mensagens curtas”. O livro saiu pela editora mineira RHJ e, apesar de voltado para o público jovem, pode ser lido por apreciados de boa literatura de todas as idades. Mais informações diretamente com a autora, pelo e-mail  s.pedersen@ uol.com.br.


Está aberta até o dia 15 de junho, na Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul (SP), a exposição comemorativa do ano da Itália no Brasil Incontro – Presença Italiana na Arte Brasileira. A mostra traz obras do acervo de artistas italianos e ítalo-brasileiros da Fundação Pró-Memória e do SESC, como Alfredo Volpi, Mariana Bonomi e Claudio Tozzi. 
A Pinacoteca fica na Av. Dr. Augusto de Toledo, número 255, no bairro Santa Paula. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, de 09h às 17h, e aos sábados de 09h às 13h. Em maio, a programação das comemorações do ano da Itália no Brasil inclui também uma mostra de filmes. Mais informações aqui


 
Mônica Bento é jornalista, formada pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Em seu trabalho de conclusão de curso estudou a função social das salas de cinema e desenvolveu a reportagem multimídia CineMemória. Pertence a equipe de Comunicação da Contemporartes-Revista de Difusão Cultural. 




0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.