Pina Bausch homenageada por Wim Wenders
Wenders e Pina, simplismente amigos.... |
Inegável o impacto visual e sonoro que o cinema 3D
proporciona aos espectadores, ainda mais quando na tela grande são exibidos
filmes oriundos de espetáculos cênicos. O diretor Win Wenders, fazendo uso
desta tecnologia, tornou possível ampliar o público de Philippine Bausch e de sua Companhia Tanztheater
Wuppertal mostrando espetáculos como “Café
Muller” e “Le Sacre du Printemps”, para um grande
número de pessoas em todo mundo.
Cena de "Café Müller" |
Para os
amantes da dança e também para os leigos no assunto, o filme “Pina” emociona
pelo lindo trabalho de palco e pela riqueza de detalhes que leva o
público a vivenciar cada movimento, cada respiração, cada expressão facial e
corporal dos bailarinos. Sem dúvida, assistir ao filme é sentir-se num imenso
teatro, com o privilégio de ver planos de detalhes incríveis e ainda de quebra
imagens externas com bailarinos encenando sobre planos do campo e da
cidade. Sobreposições de planos que lembram os quadros cubistas.
Pina, olhar profundo e sincero |
Indicado ao Oscar de Melhor documentário 2012, “Pina”
não é o tipo de filme que se nutre da vida e obra da coreógrafa. Wenders, que
foi também seu amigo, preferiu desvelá-la pela dança, que sempre foi sua mais
louca paixão.
Magra, pálida e com olheiras, Pina era uma fumante
inveterada, fez-me lembrar de Serge Gainsbourg com seu cigarro vivo e criativo. Seu talento em superar limites pela dança era
fantástico. Sua Companhia era sua vida, sua arte sua essência. Wenders consegue
extrair essa máxima de Pina em seu filme.
Elemento - água - cenas do filme |
Wenders tem vocação para lidar com artistas; músicos, bailarinos.... Seu filme “Buena Vista Social Club”, 1999, revive o Clube de Havana e seus
músicos cubanos, verdadeiras jóias guardadas que, a partir desse
encontro com o diretor, tornaram-se um marco da música cubana para o mundo. Wenders consegue, com o filme, emergir a salsa das entranhas de Havana e mostrá-la para o mundo revelando artistas como Compay Segundo, Eliades Ochoa, Ibrahim Ferrer, Amadito Valdés e
outros. O filme é uma viagem no
espaço e no tempo pelas imagens e pela música cubana. Magnífico!
Em "Buena Vista Social Club", Wenders traz de volta a bela música cubana |
Em “O Hotel de um milhão de dólares”, 2000, Wenders filma a
história criada por Bono do U2, que também participou da trilha sonora, sobre
um hotel decadente onde houve a morte de um milionário. Um investigador,
interpretado por Mel Gibson, tenta achar os culpados. Dá para perceber o
envolvimento que o diretor consegue estabelecer com músicos e artistas, algo particular que move seus filmes dando um tom todo especial à trama documental ou ficcional. Particularmente, gosto muito de como Wenders faz isso.
Em “Pina 3D”, ele faz uma homenagem sincera,
porém nada singela. Sofisticada, à altura de sua musa, tudo é bem cuidado, os figurinos, as luzes e uma trilha sonora instigante em que pode-se ouvir Caetano Veloso com seu “Leãozinho”.
Pedro Almodóvar e Federico
Fellini imortalizaram Pina em seus filmes, respectivamente em, “Hable con Ella” e
“E La Nave Va”. Lindas imagens no início de “Hable com Ella” em que vemos um trecho da peça “Café Müller” de Pina e em “E La Nave Va”, em que a bailarina
alemã vive a princesa cega Lherimia.
Pina em "E la nave va" de Fellini |
Wenders, visceral, sincero; Pina, expressionista e
contemporânea; sua Companhia, impecável. Amigos e contemporâneos unidos pela
arte, Wenders e Pina inspiram e transpiram numa química incrível. Apesar do filme ter sido
realizado após a morte da coreógrafa, os bailarinos, apaixonados pela dança, pela
dança de Pina, revivem com fervor a musa. Fica evidente a paixão e dedicação dos bailarinos da Companhia que seguem os mandamentos da coreógrafa como uma religião, um dogma, sem contestar deixando se renderem aos espetáculos com paixão e dedicação. No filme, a bailarina brasileira Regina Advento, que faz parte da Companhia, fala em
português e dança em homenagem a Pina, uma leve dança das cadeiras.
No jogo de cenas entre palco e cidade, alguns bailarinos prestam homenagem a grande Pina, dançando pequenos trechos e poucas palavras.
No jogo de cenas entre palco e cidade, alguns bailarinos prestam homenagem a grande Pina, dançando pequenos trechos e poucas palavras.
O filme é lindo, vale muito a pena assisti-lo. Bom filme!
Cenas de "Sagração da Primavera" |
Cenas da cidade - cenário urbano |
Kátia Peixoto é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Mestre em Cinema pela ECA - USP onde realizou pesquisas em cinema italiano principalmente em Federico Fellini nas manifestações teatrais, clowns e mambembe de alguns de seus filmes. Fotógrafa por 6 anos do Jornal Argumento. Formada em piano e dança pelo Conservatório musical Villa Lobos. Atualmente leciona no Curso Superior de de Música da FAC-FITO e na UNIP nos Cursos de Comunicação e é integrante do grupo Adriana Rodrigues de Dança Flamenca sob a direção de Antônio Benega.
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