domingo, 3 de junho de 2012

Em HQs, linhas revelam mais que corpos esculturais




 Eu comecei a ler livros de HQ recentemente, inclusive compartilhei um pouco dessas minhas leituras nesse post aqui. Porém, não tenho muito contato com quadrinhos do gênero de super heróis ou mesmo heroínas. Confesso que isso mudou e passei a ter muita curiosidade nesse tipo de publicação depois que eu tive acesso a esse tumblr.

Na penúltima postagem da Drops Cultural, o jornalista Felipe Menicucci, apresentou um pouco sobre o universo dos tumblrs, o que eram e até algumas dicas bastante interessantes e divertidas de alguns endereços para se acessar sempre.

Bom, para provar que tumblr também pode falar sobre coisa séria, e muito séria, vou contar um pouco sobre o Escher Girls. A proposta do tumblr é  mostrar imagens de personagens femininas em poses impossíveis ou ridículas ou com algum distúrbio anatômico criado para se obter um maior apelo sexual.



Ou seja, o EscherGirls mostra desenhos de personagens femininas de quadrinhosque além de usar uniformes/ roupas justas e curtas ainda estão em posições que realçam ainda mais o corpo. O mais interessante (ou absurdo) é que muitas vezes as poses para mostrar os seios ou a bunda, às vezes tentam mostrar os seios e bunda ao mesmo tempo, são tão absurdas e impossíveis, que acaba acontecendo o que eles mesmos denominamcomo distúrbio anatômico. Algo muito legal no tumblr é que em algumas postagens há a contribuição de desenhistas mostrando como seria aquela cena sem a posição absurda, isto é, como seria a posição real daquela personagem. 




Pode ter pessoas que falem agora, “mas, quadrinhos é ficção, pode tudo”. Será que é só ficção mesmo?
Será que não é mais uma forma de reforçar um padrão de beleza? Não será mais uma forma de afirmar a posição da mulher objeto?Acho que vale a pena refletir.

Ana Paula Nunes é jornalista, Especialista em Mídia, Informação e Cultura pela Universidade de São Paulo. Coordena a Comunicação da Revista ContemporARTES.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.