domingo, 1 de julho de 2012

Momentos de tietagem

:


Gostaria de aproveitar que nesse mês comemoraremos o Dia Nacional do Escritor, para fazer uma homenagem e mostrar meus momentos de tietagem aqui. Eu não gosto de tirar fotos com pessoas, simplesmente porque são famosas, ou qualquer coisa do tipo. Tiro fotos com quem eu gosto ou admiro.

Por isso, gosto de tirar fotos com escritores, aqueles autores de livros que me encantaram, que mexeram comigo. Foi assim que tirei essas duas fotografias.

A primeira, com o Pedro Bandeira, foi durante a Bienal de Livros em Curitiba. Eu estava participando de um Congresso. Meus amigos e eu apenas dêmos uma passada na Bienal, não tínhamos esperança de encontrar o Pedro Bandeira, porque de acordo com a programação, a palestra dele era um dia anterior. Mas, tivemos sorte e esbarramos com ele na entrada do evento. Ele foi simpático, atencioso e desde então, a minha admiração por ele só cresceu.



Vocês já leram Pedro Bandeira? Ele é autor de livros infanto-juvenis que fizeram a minha infância e adolescência serem muitos mais divertidas e cheias de aventuras. Os meus livros preferidos dele são: "A Marca de uma Lágrima" e toda a coleção dos "Karas".

A segunda, com John Boyne, foi durante a Bienal do Livro aqui em São Paulo. Eu fui, exclusivamente, para a palestra que ele iria ministrar. Depois da palestra ele fez uma sessão de autógrafos e como a fila era imensa, ele não pode ser tão atencioso ou simpático como o Pedro Bandeira. Mesmo assim, o meu sorriso já demonstra o quanto o meu livro novo se tornou muito mais precioso para mim.



Os livros do Jonh Boyne são bem mais recentes e me encantaram em um momento diferente. Eu já era adulta quando li o primeiro livro dele, “O menino do pijama listrado”. Depois desse, comprei todos os outros que ele lançava aqui no Brasil: “O garoto no convés”, “Noah foge de casa” e o meu preferido, “O Palácio de Inverno”.

Ainda existem muitos outros autores que pretendo tirar fotos e cumprimentar pessoalmente, dizer que os admiro e tudo mais. E quando isso acontecer, com certeza eu vou compartilhar aqui. Mas, enquanto isso, guardo essas fotos e os livros dentro do meu baú de tesouros. 


Ana Paula Nunes é jornalista, Especialista em Mídia, Informação e Cultura pela Universidade de São Paulo. Coordena a Comunicação da Revista ContemporARTES.


1 comentários:

Mônica Bento disse...

Não tem nada melhor do que encontrar quem a gente admira pelo trabalho e confirmar que eles fazem por onde ser admirados como pessoas também, né. Tomara mesmo que você ainda tire muitas e muitas fotos com autores por aí!

4 de julho de 2012 às 09:27

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.