sexta-feira, 26 de outubro de 2012

São Paulo em cena V


Fotos: Katia Peixoto dos Santos

INSPIRAÇÃO


São Paulo! comoção de minha vida...

Arlequinal!...Traje de losangos... Cinza e ouro... Luz e bruma...Forno e inverno morno... Elegâncias sutis sem escândalos, sem ciúmes... Perfumes de Paris...Anys!
Bofetadas líricas no Trianon...Algodoal!...
São Paulo! Comoção de minha vida... Galicismo a berrar nos desertos da América!

(ANDRADE, 1979, p. 32).


MÁRIO DE ANDRADE

Quantas luzes reluzem em São Paulo?
[...]
Costureirinha de São Paulo, ítalo-franco-luso-brasílico-saxônica, gosto dos seus crepusculares, crepusculares e por isso mais ardentes, bandeirantemente!
[...]


(ANDRADE, 1979, p. 47). 


[...]
E o leito virginal. . . Tudo azul e branco! Descansar. . . Os anjos. . . imaculado! As meninas sonham masculinidades. . . — Futilidade, civilização. . . 

(ANDRADE, 1979, p.40). 

Entre o céu azul e o sépia existe uma torre iluminada....
Os quadrados predominam e se expandem. Um quadrado dentro do outro, dentro de outro, dentro do ser....



Kátia Peixoto é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Mestre em Cinema pela ECA - USP onde realizou pesquisas em cinema italiano principalmente em Federico Fellini nas manifestações teatrais, clowns e mambembe de alguns de seus filmes. Fotógrafa por 6 anos do Jornal Argumento. Formada em piano e dança pelo Conservatório musical Villa Lobos. Atualmente leciona no Curso Superior de de Música da FAC-FITO e na UNIP nos Cursos de Comunicação e é integrante do grupo Adriana Rodrigues de Dança Flamenca sob a direção de Antônio Benega.

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns! Você retratou muito bem a urbs paulistana, essa "comoção de minha vida" nas suas características associadas à luz e sombra.

27 de outubro de 2012 às 10:14
Iraci disse...

Lindas fotos, São Paulo ficou limpa como se tivesse sido criada especialmente para a fotografa. Belo trabalho Kátia Peixoto.

27 de outubro de 2012 às 10:16

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.