sexta-feira, 9 de novembro de 2012

São Paulo em Cena VII: Bairro da Liberdade; arquitetura, comidas típicas, artesanatos japoneses... linda SP

Fotos: Katia Peixoto
A miscigenação  cultural paulistana é um de seus charmes. Sábado estive no bairro da Liberdade para fotografar, passear e saborear as iguarias japoneses...  
Liberdade... 
ruas repletas de lojas que vendem de tudo; budas, comidas típicas, artesanatos...
Arquitetura que nos faz lembrar construções japonesas. Um outro tempo.. um outro lugar

Luminárias com designes japoneses
O antigo e o novo dividem espaço nas ruas da Liberdade
Cores e estilo...




Uauuu!!! Céu azul....
Os prédios antigos.... que a pouco tempo eram modernos..... marca registrada do centro de SP
As barracas de bugigangas.. 
As comidas...

Igreja dos Aflitos vai ser restaurada na Liberdade, no centro de SP

Quem sai da feirinha da Liberdade e desce a rua dos Estudantes em busca dos tantos utensílios japoneses à venda quase não percebe a pequena capela com mais de 200 anos escondida no final de um beco entre os prédios, no centro de São Paulo.

Em 1779, a igreja de Nossa Senhora dos Aflitos foi erguida ali, ao lado do primeiro cemitério público da cidade, onde eram sepultados escravos, indigentes e condenados à morte. Até então, os enterros eram feitos nas igrejas.

Agora, o local vai ser restaurado. A Arquidiocese de São Paulo confirmou que já avalia os projetos de reforma.

Além do ataque de cupins aos batentes, portas e forro rústicos, o local sofreu um incêndio há cerca de 15 anos e perdeu parte das talhas barrocas de seus oratórios.

A igreja é muito popular devido a Chaguinhas, soldado negro enterrado lá. Ele foi condenado à morte em 1821, no largo dos Enforcados (hoje, da Liberdade), por protagonizar uma revolta contra falta de pagamento do soldo.

Conta-se que houve três tentativas de enforcamento, mas a corda arrebentava. Por fim, o carrasco tomou emprestado de um vaqueiro o laço de couro que consumou a pena do soldado. A história correu São Paulo e atraiu a devoção de fieis.

Dentro da capela, mulheres batem três vezes na porta de madeira que dá para a sala onde ficava a cela dos que aguardavam execução. "Por que a senhora bate na porta?" "Para o Chaguinhas ouvir meu pedido". "E ele atende?" "Ô!" Diz convicta Rosa Ferraz, 70, que há 45 anos vai semanalmente à igrejinha. (1)

Igreja Nossa Senhora dos Aflitos




Capela Santa Cruz das Almas - Liberdade SP





Visitem o Bairro da Liberdade em SP, lindas imagens, lindas igrejas, boas comidas... 

SP, meu amor!!!

1- http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/775755-igreja-dos-aflitos-vai-ser-restaurada-na-liberdade-no-centro-de-sp.shtml



Kátia Peixoto é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Mestre em Cinema pela ECA - USP onde realizou pesquisas em cinema italiano principalmente em Federico Fellini nas manifestações teatrais, clowns e mambembe de alguns de seus filmes. Fotógrafa por 6 anos do Jornal Argumento. Formada em piano e dança pelo Conservatório musical Villa Lobos. Atualmente leciona no Curso Superior de de Música da FAC-FITO e na UNIP nos Cursos de Comunicação e é integrante do grupo Adriana Rodrigues de Dança Flamenca sob a direção de Antônio Benega.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.