domingo, 9 de dezembro de 2012

Versinhos de Criança - Córrego Leão



Versinhos de Criança - Córrego Leão


Eclode o chão
Nasce o regato
Nasce Leão

Eclode do chão
Toma curso
Nasceu então?!

Nasce o Leão,
Brotou no chão
Água! Água...

Nasce Leão!
Cadê então?
Água! Água...

Corre o leito
Procura crescer
E cresce?

Buraco, erosão
Afoga Leão!
E cresceu...

Calor, calor
E sombra não?
Queima Leão!

Afoga Leão!
Joga montão,
E é lixo!...

Lixo, lixão
Não morre não!
Capricho...

Corre solto
Corre, vai
Livre Leão!

Corre esgoto
Corre, cai
Junto ao Leão

Entre estas
E outras
Vai-se Leão!

Vinga...
Dorme...
Suicida!?

O homem
Consome
Suicida...

Foi-se o rei!
De seu rugido!
Só gemido...

Finda,
Morre,
Mata!

           

    Este texto é complementar às atividades propostas pelo projeto SOS Rio Uru (2007), do Colégio Estadual Zico Monteiro, em que uma das turmas ficou responsável por produzir sobre um dos córregos circundam o município de Uruana, o Córrego Leão. Foram organizadas várias atividades e com a poesia “Versinhos de Criança - Córrego Leão” procurei evidenciar a erosão, o desmatamento, o assoreamento, a poluição, males presentes em uma caminhada realizada dentro de todo o curso do córrego. Mais sobre este conteúdo em http://xarlles.blogspot.com.br/2011/09/corrego-leao-uruana.html.



Charles Lourenço de Bastos, graduado em matemática pela UFG - Universidade Federal de Goiás (2005), especialista em Psicopedagogia Institucional pela FINOM - Faculdade Noroeste de Minas (2009) e pós-graduando em Mídias na Educação pela UFG (2012), é professor, trabalhando na educação há 12 anos. Atualmente, é efetivo da Secretaria de Educação do Município de Uruana Goiás, tutor do curso de graduação em Informática (Polo UAB de Uruana/UEG) e professor contratado da SEE-GO. Algumas de suas publicações que evidenciam áreas de sua atuação: educação, matemática, formação continuada, mídias e inclusão, estão presentes no blog www.xarlles.blogspot.com.
xarlleslb@gmail.com

A Contemporartes agradece a publicação e avisa que seu espaço continua aberto para produções artísticas de seus leitores.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.