quinta-feira, 6 de junho de 2013

O HIPER-REALISMO RUSSO NA FOTOGRAFIA

    

A fotografia surgiu em meados do século XIX, e desde então percorreu um longo caminho na descoberta de  novas tecnologias e temas. Na Rússia também houveram os pioneiros, e entre eles destaca-se Sergei Mikhailovich Prokudin-Gorskii ou Gorsky (1863-1944) que realizou um levantamento fotográfico do Império Russo, com o apoio do Czar Nicolau II, usando uma câmera especial para capturar imagens em P&B com o uso de filtros vermelho, verde e azul, que posteriormente eram recombinados e projetados com lanternas para mostrar imagens com um colorido próximo da realidade, em um processo conhecido como de "filtros sucessivos".



A alta qualidade das imagens assim obtidas, torna difícil acreditar que elas foram realizadas há mais de um século quando nem a Revolução Russa, nem a I Guerra Mundial tinham sequer iniciado. A sua formação como químico foi de grande valia para o trabalho que Gorskii veio a desenvolver. Inicialmente, ele conciliava as atividades fotográficas com a rotina de diretor da fábrica do seu sogro, um dos grandes industriais russos e membro da Sociedade Tecnológica da Rússia.  Essa Sociedade tinha um setor específico – do qual ele também foi diretor -  para desenvolver a fotografia, bem como os métodos de ampliação. Vale a pena conferir os resultados hiper-realistas conseguido por esse fotógrafo de "vanguarda".




















A coluna Incontros vai ao ar uma vez ao mês, com a autoria de Izabel Liviski, fotógrafa e doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná.






















0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.