Privacidade e confidencialidade em redes sociais
Eu quis escrever essa postagem por
causa do incidente ocorrido semana passada durante o jogo da equipe mirim de
vôlei do Flamengo. Um fotógrafo do Jornal Estado de Minas foi agredido por seguranças
da Sasha Meneghel por ter tirado fotos da garota enquanto jogava. Para os desavisados, ou que não curtem
revistas de “celebridades”, assim como eu, a filha da Xuxa agora é jogadora de
vôlei da equipe mirim do Flamengo.
De acordo com o repórter
fotográfico, os seguranças teriam alegado que ele não possuía autorização para
fotografar a jogadora. O Flamengo se absteve de qualquer posicionamento em
relação ao ocorrido e apenas disse que não possui nenhum contrato que garante a
preservação da imagem da Sasha.
Certo, mas qual a relação de tudo
isso com as redes sociais? Bom, depois de tomar conhecimento do acontecimento,
eu fui verificar se a filha da Xuxa possuía perfil em redes sociais. E eu
descobri que sim, ela tem conta no Twitter e no Instagram. E no Instagram, como
qualquer adolescente da idade dela, ela posta fotos dela com amigas, com o
cachorro, enfim, fotos nas quais ela aparece. E tudo isso me pareceu muito
confuso, quer dizer, ela não libera que a fotografem numa cobertura
jornalística de um evento público, porém, publica fotos de momentos de lazer e
descontração para um público geral.
Não estou criticando o tipo de
postagem que ela faz ou deixa de fazer. Só achei contraditório ela querer
ocultar uma área que é pública e querer tornar público uma parte mais íntima de
sua vida. Será que ela tem consciência disso? Será que nós temos consciência disso
ao nos relacionarmos através das redes sociais na internet? Eu tenho pensado
bastante sobre isso ultimamente, por isso, resolvi pesquisar mais sobre o
assunto.
Primeiramente, ao entrarmos em uma
rede social é porque pretendemos nos relacionar, a premissa básica dentro de
uma rede social é o relacionamento. Logo, comentar, compartilhar e expor nossas
opiniões e idéias é intrínseco a esse ambiente. Porém, acredito que há adequações,
afinal, quem nunca pensou uma, duas, três vezes e desistiu de publicar algo com
medo de determinada pessoa ver? Pensando nisso, trouxe algumas dicas para o
Facebook:
- Listas de compartilhamentos:
organize seus amigos criando listas de compartilhamento (amigos, colegas de
trabalho, família). Assim, você poderá manejar para quem o conteúdo deverá ser
compartilhado.
- Lista sensível ‘restrita’: os
contatos que você organizar nessa lista não terão acesso a publicações (só se
elas estiverem classificadas como públicas).
- Vale a pena manter muita atenção
nos aplicativos, na maioria das vezes eles solicitam dados e informações pessoais
e podem posteriormente utilizá-los. É sempre bom evitar publicações indesejadas
em nossas linhas do tempo.
Ana Paula
Nunes é formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa|UFV e
especialista em Mídia, Informação e Cultura pela Universidade de São Paulo
|USP. Trabalha com Marketing Digital e Mídias Sociais, atuando principalmente
nas áreas de: pesquisa, monitoramento e planejamento.
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