segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Um dia a gente chega, no outro...


Prezados leitores,

A Contemporartes, a partir de dezembro, passará por reformulações editoriais, alguns colunistas, amigos de longa data desse periódico, nos deixam, enquanto outros chegam.

Agradecemos a colaboração dos colunistas que abrilhantaram com suas produções essa revista, caso do ousado Djama Thürler, com suas ricas reflexões sobre o universo teatral e o universo de discussão sobre gênero, Alexandre de Almeida, que escreveu belas crônicas sobre cultura de rua, Simone Pedersen, nossa premiada escritora infantil que estava conosco desde o início da revista, Adriano de Almeida, com sua sensibilidade e ousadia que nos brindou com lindas produções poéticas e Mariana Zenaro, a historiadora da arte que nos trouxe belos fragmentos desse mundo colorido.

Chega, então, o colunista Rogério Dezem, que irá escrever direto do Império do Sol Nascente, sua experiência de vida, luta e sonhos como professor visitante na Universidade de Osaka na coluna Girassol Giramundo.

Bom, fica o carinho da coordenação a todos vocês e espero que continuem enviando suas contribuições.

Hoje, compartilho com você um vídeos que utilizo nas aulas de Ciência, Tecnologia e Sociedade na UFABC que trata de críticas a Sociedade de Consumo e da questão da obsolecência programada, ou seja, como cientistas e técnicos, para preservar a economia capitalista, fazem produtos que tem data para parar de funcionar, nos obrigando a descartá-los e comprar outros. Nós vivemos tão imersos nela que fica difícil um distanciamento para se obter uma reflexão necessária.

Fica a dica, e espero os comentários...

A HISTORIA SECRETA DA OBSOLECENCIA PLANEADA



Também convido a vocês assistirem o Encontro da diversidade Cultural do ABC que se realizará na Universidade Federal do ABC, campus São Bernardo, em parceria com o SESC, de 21 a 23 de novembro. Estarei mediando o GT2 sobre Cidadania e Direitos Culturais na 5a. feira das 14h às 17h30, apareçam. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Sesc!

GT2 – Cidadania e Direitos Culturais: Salvaguarda do direito a memória e identidade cultural

Mediador: Ana Maria Dietrich (UFABC)

Relatores: Soraia Oliveira Costa (UFABC) | Renato Brunassi Neves dos Santos (CVSA)

Relatos de Experiência: Jongo Preta Bandera (Santo André)  - Leandro Valquer | Ilê Axé Nochê Abê Manjá Orubarana (Diadema) - Pai Nelson



Ana Maria Dietrich, doutora em História Social, é coodenadora da Contemporartes.


0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.