segunda-feira, 31 de março de 2014

DAVI YANG, a natureza e outros olhares sobre o território e o artístico.



O ARTISTA
DAVI YANG nascido na China, radicado no sul do Brasil, precisamente em Curitiba, Paraná, Engenheiro Civil de formação e profissão, pratica sua arte por paixão e talento. Conhecer o artista, de mais de noventa anos, é uma satisfação não apenas para os conhecedores de arte, mas, também para aqueles que apreciam a diversidade e passam a conhecê-lo. 

O artista ministrando o Curso de Pintura Chinesa com um grupo de alunos. MON - 2004. (Arquivo pessoal)

Narrando experiências pessoais, contando histórias da produção artística ou da existência humana, Davi Yang encanta. Sua obra pode ser contida em uma folha A4 ou em dimensões que ocupam rolos de papel aos metros, porém, mantendo o mesmo encanto da paisagem natural, que envolve o espectador. Com toda sua tranquilidade, de aparência e de emoções, Davi informa cada detalhe de uma paisagem, considerando todos os seus elementos. 
F2
Fazendo com que se perceba pedras, variadas vegetações, árvores, montanhas, água, nuvens, brumas em seus movimentos, e ainda, registra por vezes cenários, onde a arquitetura ganha espaço, mas nunca maior que a própria paisagem. Apreciá-lo criando e produzindo é um exercício  de aprimoramento do olhar. Cada movimento de pincel, preparação e inserção de cor é feito com precisão. E a paisagem vai surgindo, ocupando o lugar do espaço branco do papel, como semeada fosse.

F3
Conviver com o artista, Davi Yang, é descobrir o prazer de delicadamente olhar e ver a natureza. E, com este olhar descobrir os recortes preciosos de uma árvore, mas também compreender por meio da fruição à natureza, a própria vida. Nunca mais você olhará uma árvore sem que realmente a enxergue valorizando cada detalhe das suas linhas orgânicas, nos pequenos ângulos recortados do próprio fundo.

F4
É como entrar no universo da contemplação, do encantamento. Os conhecimentos de preparação da tinta (nanquim), seus tons e semitons; construção que percorre um movimento preciso e precioso. Gesto de sutileza estética. Davi Yang, tendo a paisagem como inspiração não só a representa mas, transmite e demonstra o respeito à natureza.


F5

O TERRITÓRIO E SUA PAISAGEM
Há séculos a paisagem é a inspiração na produção das artes visuais, sendo motivo para artistas de diferentes épocas e lugares produzirem suas obras. Apresentando um artista chinês aproveitamos para abrir as portas de seu território e conhecer sua paisagem. A paisagem chinesa em toda sua tradição e contemporaneidade é atraente.


F6
No momento contemporâneo o processo digital nos trouxe para um mesmo tempo e espaço, e nele a dinâmica da vida exige novas percepções, com os recortes da existência humana imprimindo reflexões ora individuais e ora coletivas. As expansões territoriais acompanhadas da globalização nos atraem e nos amedrontam. Já não aguardamos anos, meses, semanas para tomar ciência do que ocorre do outro lado do mundo. 

Paisagem chinesa

O mundo está aqui e aqui estamos nós à usufruir, abrindo suas portas e janelas a qualquer hora, sem nos preocuparmos com diferenças de fuso horário ou idioma. Observando a globalização ocorre que não existe nada mais atual do que a China e sua cultura milenar, repleta de diversidades.


F8

“A República Popular da China é um país com uma enorme riqueza cultural. Dentro do território chinês, encontramos mais de meia centena de grupos étnicos, cada um com a sua própria língua falada e os seus costumes particulares. Apesar do mandarim (Putonghua) ser a língua oficial, em muitas zonas rurais continua a falar-se a língua local. Cada uma das múltiplas etnias chinesas contribui para enriquecer a cultura do país com as suas tradições, gostos e especificidades que são um reflexo da sua diversidade.”
Neste cenário poderíamos enfatizar um capítulo de longa duração, onde além da percepção sobre o eco-encantamento adentrariamos na ciência de todas as espécies, com animais, vegetais e minerais sendo temas abordados, em larga escala tanto na arte quanto nas redes sociais.


Campos de cultura de chá verde na China. 

A paisagem chinesa e seus cenários com magníficas montanhas, rios, cataratas, flora e fauna específicas; ainda, singular arquitetura possuí  29 pontos turísticos incluídos na lista de Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.  Acompanhando ritos, crenças, hábitos e costumes e valores podemos observar que o respeito à natureza é uma tradição entre os chineses e que permanece atual. Faz parte da cultura. Sobre a paisagem natural chinesa, encontramos:

“o espaço figurado e a habitual ausência de personagens, produzem um silêncio e uma densidade extraordinários na representação da paisagem chinesa; é como se alguma coisa indefinível emanasse das brumas, dos picos sobrepostos, dos vales escuros, dos abetos estranhamente atormentados, dos rios sem fim, dos mares sem linha de costa e sem horizontes. É uma estética evocadora de sonhos, fantasias, estados de ânimo; uma atmosfera mística, aprazível ...envolve o espectador.”


F10

O artista Davi Yang ao produzir sua obra nos apresenta a essência da paisagem natural da China. O universo da China e sua paisagem natural e artística podem ser acessados no mundo digital, como um campo cultural coletivo, onde tradição e contemporaneidade abrem dialogo à diversidade, à inclusão e à sustentabilidade propondo novas questões da globalização cultural e, na individualidade marca um encontro onde arte  e  um exemplo humano  valoroso se aproximam.



Onde quer que você esteja, abra janelas e conheça a arte chinesa.



Legendas: As figuras mostram trabalhos do artista, quando do curso ministrado no Museu Oscar Niemeyer (MON), em 2004, arquivo pessoal da colunista.

***






SOLANGE CHEMIN ROSENMAN, é artista plástica, especialista em artes e museologia. Foi responsável pelo implante e manutenção do setor de ação educativa do MON - Museu Oscar Niemeyer.
É também designer de produtos na área da moda, e foi responsável pela ação educativa da Bienal Brasileira de Design, Curitiba, elaborando material didático, treinando monitores e preparando educadores e professores para aquela bienal.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.