domingo, 2 de março de 2014

Domingo de folia




Domingo de Carnaval. O que você está fazendo? Preparando a fantasia para ir pra rua? Aguardando para assistir o desfile pela TV? Ou cansado da pergunta “E aí, o que vai fazer no Carnaval?”.

Essa é a festa mais popular do Brasil, o que não significa de maneira nenhuma que é amada por todos (como nada o é, vamos combinar). Para alguns, bom mesmo são os dias de folga para curtir bem quietinho, longe de qualquer bagunça.

Para quem talvez não pule Carnaval, mas nem por isso queira distância da festa, ver filmes ou ler sobre o tema também podem ser uma excelente maneira de passar o feriado. Lembro-me de ter lido, durante a graduação, o livro Carnavais, malandros e herois, de Roberto Damatta. Foi muito interessante para entender um pouco mais das origens e dos significados dessa festa tão celebrada e sempre associada ao nosso país.

Outro livro relacionado com o tema, mas de forma completamente diferente, é Carnaval, de Luiza Trigo. É uma ficção juvenil sobre um grupo de amigos que decide aproveitar a festa em Recife e também sobre um “amor de Carnaval”. É divertido, rápido e me deixou querendo conhecer a Pernambuco (e nem precisa ser na época da folia).

Busquei na memória (mas não no google!) outros livros que falam sobre o Carnaval, seja ficção, não-ficção ou resultado de pesquisas acadêmicas, mas não me lembrei de nenhum (apesar de saber, claro, que devem existir muitos). Se tiver alguma boa leitura para indicar sobre o assunto, por favor, deixe a dica nos comentários. É sempre bom descobrir novos livros!

E você, gosta de pular Carnaval ou quer distância da “bagunça”? Ou está no meio-termo, um pouco de agito, um pouco de descanso?
---------------

O DROPS foi especial de carnaval, mas o espaço para dicas continua presente.
A Editora Literacidade está com chamadas abertas para cinco coletâneas de poemas. São elas: Para amar em todos os tons: em rosa em rubro em rubi ( textos com conteúdo romântico-libidinoso, sensual ou erótico), Toques de Letras – prosas do mundo da bola (antologia cooperativada de textos em prosa sobre Futebol), Se eu perder esse trem (antologia cooperativada de textos em prosa sobre o universos ferroviário), Cancioneiro Girândola (uma antologia poética de participação rotativa sem custos), Antologia Literária Cidade – volume 11 ( verso e prosa – tema livre). 

Mais informações sobre datas e especificações de cada coletânea, acesse http://literacidade.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.