sábado, 1 de março de 2014

SESC Pinheiros está com a exposição "FOOD" que questiona o homem e sua relação com os alimentos.


Fotos: Katia Peixoto.
Boa dica para quem não foi viajar no feriado do Carnaval e pretende dar uma esticadinha num programinha "cult". 
O SESC Pinheiros está com  a exposição "FOOD", que  questiona  a relação do homem com os alimentos ( até 04/03). 
 A comida pode ser escassa ou desperdiçada dependendo da nacionalidade de quem a produz e consome,  dos costumes e dos valores que carregam, de fatores políticos, climáticos e sociais. 
A fartura ou escassez de alimentos expõem um problema recorrente no mundo que gera polêmica  e que depende de políticas públicas mundiais e faz-nos refletir sobre a Mãe Terra, agricultura e nutrição;  necessidades e desperdícios.  

Há 20 anos a Somália não tem governo.  A fome é uma alerta para a humanidade. Como interferir? fonte: http://sombrasearvoresaltas.blogspot.com.br/2011/08/entrevista-de-bono-no-programa-anderson.html
Como é nossa relação com os alimentos? O que se come em partes diferentes do mundo ? O que os alimentos que consumimos podem provocar ? O que a falta deles pode suscitar


A fome, o desperdício …..
………………………………………….


SÍRIA/GUERRA CIVIL - 
Artigo publicado em 02 de Dezembro de 2013 - Atualizado em 02 de Dezembro de 2013

Escassez de comida afeta 1 milhão de sírios, diz Cruz Vermelha

Um milhão de sírios, pelo menos, sofrem regularmente de escassez de alimentos, segundo cálculos da Federação Internacional da Cruz Vermelha (FICV). Para diminuir os efeitos dessa carência, a FICV lançou hoje um novo apelo por doações no valor de 86 milhões de euros (275 milhões de reais), o dobro do que planejava inicialmente. A guerra civil que sacode o país já teria matado 126 mil pessoas.
Quase três anos depois do início do conflito, cerca de um terço da população antes do conflito (cerca de 7 milhões de pessoas) depende de ajuda humanitária para sobreviver. Porém, os combates incessantes e os checkpoints prejudicam a distribuição dos produtos de primeira necessidade.
http://www.portugues.rfi.fr/mundo/20131202-cruz-vermelha-faz-novo-apelo-de-fundos-para-levar-alimentos-aos-sirios

Posted on  by 

Americanos desperdiçam 30% da comida anualmente

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/01/campanha-contra-obesidade-infantil-nos-eua-traz-mensagens-agressivas.html
Sessenta bilhões de quilos de comida vão parar em depósitos de lixo todos os anos nos Estados Unidos, de acordo com o Departamento de Agricultura. Carnes, aves e peixes (30%), vegetais (19%) e produtos lácteos (17%) estão no topo da lista dos alimentos mais desperdiçados. Dos alimentos disponíveis em supermercados e restaurantes, 10% são desperdiçados, e dos alimentos comprados por consumidores, a quantidade chega a 21%.
Em 2010, o americano médio gastou cerca de $4.016 dólares em comida (dentro e fora de casa) de uma renda média disponível de $36.016 dólares, de acordo com o relatório “The Estimated Amount, Value and Calories of Postharvest Food Losses at the Retail and Consumer Levels in the United States”.
Obesidade

Entretanto, de acordo com o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças, mais de um terço dos adultos norte-americanos (35,7 %) são obesos. O custo anual com serviços médicos a americanos obesos nos EUA foi de 147 bilhões de dólares em 2008.
A questão do desperdício de alimentos passa a se tornar uma séria questão à medida que aumenta a quantidade de lixo e a escassez de comida em países de todo o mundo. “As Nações Unidas preveem que a população mundial chegue a 3,3 bilhões até 2050, e isso exigirá um aumento de 70% na produção de alimentos”, afirmou o relatório. Ainda segundo o documento, o número de pessoas que sofrem de insegurança alimentar chegou a 802 milhões em 2012. 
http://gazetanews.com/noticias/americanos-desperdicam-30-da-comida-anualmente/

………………………………..

Fotos da exposição - Katia Peixoto

Sem comida


Obras de arte realizadas para preparar comidas
Mariana Abramovic expõe o cansaço do cotidiano, das coisas que se repetem, das atividades que implicam em condutas sociais desgastastes nos obrigando a sermos sempre dispostos. A cebola representa o choro contido, as dores incutidas que finalmente podem  extravasar-se  pelos alimentos.  Cebola crua com casca e tudo é comida por Abramovic   tornando-se objeto da obra. A  representação da incapacidade de emocionar-se quando o fluxo do mundo exige comportamentos que geram conflitos  como esperar um vôo ou ser agradável para pessoas desconhecidas.

Para chorar,  quando já se chorou muito na vida, faz-se necessário comer uma cebola crua... 

Escultura frutífera… 

O café pelo mundo. Uma bebida estimulante com um pó cheiroso que é adorado em todo mundo

Vídeo de uma batata mergulhada num oceano. Intervenção do público.  Ítalo tenta tocar na batata flutuante...

O fazer, as mãos que preparam a comida. Intervenção de ítalo,  sentindo o aconchego do lugar… sons e ruídos das mãos que trabalham


 A fome, as caveiras revestidas de grãos...



Vale a pena conferir !!!

Katia Peixoto dos Santos  é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Mestre em Cinema pela ECA - USP onde realizou pesquisas em Cinema italiano, principalmente em Federico Fellini nas manifestações teatrais, clowns e mambembe de alguns de seus filmes. Fotógrafa por 6 anos do Jornal Argumento. Formada em piano e dança pelo Conservatório musical Villa Lobos. Atualmente leciona na FPA - Faculdade Paulista de Artes e na UNIP nos Cursos de Comunicação e é integrante do grupo Adriana Rodrigues de Dança Flamenca sob a direção de Antônio Benega
.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.