sábado, 15 de março de 2014

Lunchbox ( 2013 ), filme indiano em cartaz nos cinemas de São Paulo: O trem errado pode nos levar ao lugar certo.





Quando entramos em uma sala de cinema para assistirmos um filme de um país com costumes diferentes do nosso,  é comum,  em um primeiro olhar, tecermos comparações referencias a partir do que estamos acostumados -  como nossa cultura ou outras que já estamos familiarizados, a norte americana, por exemplo. No entanto, se estivermos dispostos a desafiar as estruturas estagnadas dos referenciais, no decorrer dos minutos seguintes é possível viajar  tranquilamente na história admirando as belezas, os valores e as contradições desse lugar e das pessoas que ali vivem. Nesse percurso  nos deslumbramos com esse novo mundo que nos é mostrado.

As cartas de amor escritas em papel ainda fazem sucesso ! 
 Um filme indiano é pura poesia, com suas imagens exuberantes de estampas, fragrâncias e cores. Ver um trem cheio na caótica cidade de Bombaim, a mais populosa da Índia, com um trânsito tão complicado a ponto de fazer inveja a qualquer paulistano numa sexta feira que antecede a um feriado e, no meio desse tremendo caos encontrar uma história de amor que começa pelo estômago, é sensacional. A ideia de credibilidade no enredo nasce nos temperos de Ila, uma dona de casa que tenta novas receitas para encantar o marido.  Por um erro de logística, a comida acaba indo para um viúvo desacreditado na vida. Essa obra gastronômica do acaso faz do filme Lunchbox (2013), de Ritesh Bartra, uma maravilha indiana.  
 Mumbai Dabbawallahs é um serviço de entrega de comida bastante conhecido que já foi alvo de estudo na Universidade de Harvard  pela sua eficiência com um número muito pequeno de erro. Porém,  a história se dá por um erro na entrega que faz com que lla  conheça Saajan, solitário viúvo prestes a se aposentar. São as fragrâncias exóticas dos  condimentos  e a arte de preparar marmitas deliciosas que une essas duas  vidas. Saajan e lla criam uma possibilidade de viver, a partir de mensagens trocadas pelas marmitas. 
UMA PITADA DE AMOR PODE MUDAR TODA SUA VIDA.
O filme foi vencedor do prêmio de público na Semana de Critica no Festival de Cannes e recebeu o prêmio do Júri de Melhor Longa Metragem da 10º edição do Amazonas Flm Festival dando a atriz Nimrat Kaur o Prêmio de Melhor Atriz. Com co produção da India, Alemanha, Franca e Estados Unidos foi possível ver um filme indiano fazer sucesso nos quatro cantos do mundo..
Algumas coisas ficaram do filme:   
O trem errado pode nos levar ao lugar certo, frase dita por pelo auxiliar de Saajan no decorrer do filme e  por fim: Nunca desistam de amar...
Vale muito a pena assistir. 



 Katia Peixoto dos Santos é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Mestre em Cinema pela ECA - USP onde realizou pesquisas em cinema italiano principalmente em Federico Fellini nas manifestações teatrais, clowns e mambembe de alguns de seus filmes. Fotógrafa por 6 anos do Jornal Argumento. Formada em piano e dança pelo Conservatório musical Villa Lobos. Atualmente leciona na FPA nos cursos de visuais, nos cursos de comunicação e é integrante do grupo Adriana Rodrigues de Dança Flamenca sob a direção de Antônio Benega.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.