ANDRÉS BUKOWINSKI – UMA VIDA EM MAIS DE 3000 FILMES
Em novembro de 2013 foi lançada na Polônia, a biografia de
autoria de Aleksandra Pluta sobre o famoso cineasta polonês de publicidade,
radicado em São Paulo. O livro tem tradução em português por Marcelo
Paiva e foi lançado no Brasil em maio deste
ano.
Andrés Bukowinski é um cineasta com uma trajetória profissional de sucesso,
detentor de 25 estatuetas Lions do Festival
Internacional de Filmes de Propaganda, em Canes e Veneza. Recebeu 12
vezes o prêmio Profissionais do Ano,
da Rede Globo.
Andrés Bukowinski, retrato de um gênio da publicidade |
O livro sobre Andrés Bukowinski conta não apenas sua trajetória profissional, mas também a sua participação no evento mais trágico da história do século passado, a Segunda Guerra Mundial.
“Como um menino que em 1944
deixou Varsóvia trazendo na mão um penico de lata semelhante a um
capacete de soldado, transformou-se em um homem com tantos prêmios
publicitários? Por um lado, a mãe sempre lhe dizia que as coisas materiais não
são importantes e, no entanto, ele se tornou uma referência fundamental fazendo
propagandas para vender as coisas com uma inteligência que não tem preço e nem
comparação. ”
A narrativa do livro é polifônica e entremeia-se de relatos de
Andrés Bukowinski e dos que lhe são mais próximos, assim como conhecidos,
colaboradores, pessoas que encontrou em diferentes cantos do mundo e em
diferentes épocas. Washington Olivetto, amigo e parceiro profissional, é quem
assina o prefácio:
“As circunstâncias atípicas de sua vida produziram um curioso
personagem autodidata e ‘audiodidata’. Aliás, as palavras ‘produziram’ e
‘personagem’ fazem parte do universo que ele domina como ninguém: o universo
cinematográfico. Falar muitas línguas e não saber escrever em nenhuma delas
nunca foi vantagem nem desvantagem para Andrés, que sempre falou e escreveu com
imagens e sons — simples, sintéticos e gramaticalmente impecáveis.”
Sua história de vida daria um longa-metragem repleto de
ingredientes dramáticos e de superação. Uma primeira infância difícil na
Polônia em guerra, o pai que esteve ausente por muitos anos (era piloto da Royal Air Force), a morte precoce da
mãe, a fuga para a Inglaterra, o difícil recomeço na Argentina e a adoção pelo
Brasil na década de 1970.
Porém, assim como infortúnios, Andrés também teve sorte em sua trajetória, como confessa em um de seus depoimentos. Sorte e coincidências, aliados ao grande talento, claro, o levaram a ser identificado, muitas vezes, com um mago – um mestre da imagem e som.
Porém, assim como infortúnios, Andrés também teve sorte em sua trajetória, como confessa em um de seus depoimentos. Sorte e coincidências, aliados ao grande talento, claro, o levaram a ser identificado, muitas vezes, com um mago – um mestre da imagem e som.
Entre seus principais sucessos está Hitler, filme publicitário realizado para a Folha de São Paulo. A
revista inglesa Shots incluiu-o no
grupo dos 40 melhores filmes do século passado e, no livro The 100 Best TV
Commercials and Why They Worked (Os cem melhores comerciais de TV e por que
eles deram certo), de Bernice Kanner, ele figura na lista dos 100 melhores
filmes publicitários de todos os tempos.
Em seu portfólio, destacam-se ainda os inesquecíveis comerciais
do extinto Bamerindus (que dirigiu durante 23 anos) e os clássicos da Bombril,
que vão ao ar ainda hoje, depois de 33 anos, com Carlos Moreno como
“garoto-propaganda”. Em 1994, aliás, a campanha da Bombril foi parar no Guinness World Records como a mais longa
campanha de publicidade do mundo.
“Gosto dos filmes que dirigi, gosto de voltar a eles anos
depois. E por isso, lá se vão 50 anos exercendo esta profissão, e meu trabalho
ainda não me cansou. Penso com entusiasmo nos filmes a realizar”, relata Andrés.
Bukovinski esteve na Cinemateca de Curitiba no dia 24 de maio,
onde proferiu uma palestra com a temática: "A procura da simplicidade na
comunicação", ao mesmo tempo em que ocorreu o lançamento do livro
biográfico do cineasta: “Andrés,
uma vida em mais de 3000 filmes” escrito por Aleksandra Pluta.
O evento fez parte da Semana da Europa em Curitiba e foi realizado pela Casa da Cultura Polônia Brasil e o Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba. Contou ainda com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, Cinemateca, Sociedade Polono-Brasileira Tadeusz Kosciuszko e Braspol.
O evento fez parte da Semana da Europa em Curitiba e foi realizado pela Casa da Cultura Polônia Brasil e o Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba. Contou ainda com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, Cinemateca, Sociedade Polono-Brasileira Tadeusz Kosciuszko e Braspol.
Abaixo algumas fotos do evento.
2 comentários:
Uma vida dedicada ao que se ama fazer é um privilégio de poucos.
31 de maio de 2014 às 13:49MARAVILHOSO!
20 de junho de 2014 às 00:12Postar um comentário
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