quarta-feira, 4 de junho de 2014

IN MEMORIAM


In Memoriam

Como você imaginaria um senhor cujo nome em japonês possui os kanjis que significam “Primavera/Outono/Saber”? Falante? Alto? Estudioso? Alegre? Esportista? Quieto? Extrovertido? Filósofo? Ecologista? As possibilidades são quase infinitas, um verdadeiro desafio...
Na verdade, antes de tentar imaginar a pessoa, me perguntaria a razão pela qual seus pais lhe deram esse nome.  Para os japoneses, as estações do ano são parte intrínseca da existência, desde os tempos mais remotos. De uma época em que a dinâmica da vida e da morte era regida pelo fluir do tempo (sem pressa...) e suas transformações a cada estação. Isso dava origem a uma identidade única, que pode ser observada de forma contemplativa e acessível a todos, na qual as palavras viver ou morrer fazem parte de uma mesma concepção. Os respectivos kanjis (春、秋, ) para os termos que mencionei lá no alto representam bem essa fluidez.


Tendo isso em vista, volto a me perguntar por que motivo os pais da pessoa, a quem esta crônica é dedicada, deram-lhe o nome que escolheram. Com o passar dos anos, de convivência e looongas conversas sobre os mais variados assuntos, geralmente após um magnífico almoço, fui compreendendo tal motivo e agora penso que ideogramas mais apropriados não haveria para nomeá-lo. Foi por premonição? Sensibilidade dos pais? Ou apenas porque se tratava de um nome japonês?  Seja lá qual for a razão da escolha, declaro, sem hesitação, que nunca em minha vida havia conhecido alguém que fizesse tão bem jus ao próprio nome!
A trajetória de vida dessa pessoa, que se tornou especial para mim nos últimos oito anos, é a epítome da vida dos nisseis brasileiros do pós-Segunda Guerra. Nascido em 1939, no seio de uma família de imigrantes japoneses, ele e seus oito irmãos tiveram uma infância bastante simples, num meio rural ao norte do estado do Paraná. Como ocorria com a maior parte dos japoneses radicados no interior  desse estado e também de São Paulo, nos anos posteriores - 1950-1960 – fazer com que seus filhos fossem estudar na “cidade grande” era a meta almejada. Com o protagonista deste meu escrito não foi diferente: a ida para a capital paulista, onde cursou Odontologia na universidade pública mais importante do estado, a vida estoica dos primeiros anos, baseados no binômio trabalho/família, foi o leitmotiv que lhe forjou o caráter o qual perduraria ao longo de toda a sua vida. E me dou ao direito de lhe acrescentar mais um traço (poderia acrescentar mais uns cinquenta...): a generosidade.  

Pessoas com tais valores intrínsecos são raras de se encontrar hoje em dia, como se fossem produtos de uma ótima e única safra de vinhos. Em acréscimo, a paixão de meu personagem pelas coisas “do mato” fez dele, mais ainda, uma avis rara, em um mundo de mudanças vertiginosas e ininterruptas. Tal ritmo de vida acelerado, essencialmente urbano-industrial, levava pessoas como meu protagonista - com um background de vivências formadoras ocorridas num espaço-tempo diverso – a se sentirem deslocadas e, até, decepcionadas com o universo ao seu redor. O que, de modo algum, impediu-o de atuar habilmente nos caminhos que percorreu.



Para finalizar gostaria de, humildemente, a partir de uma interpretação livre dos kanjis que compõem seu nome, dedicar à pessoa motivadora desta minha homenagem um haiku:

 “Pássaros da primavera
Silenciados no outono
Sabedoria”

Esta breve narrativa, eivada de emoção, foi a maneira que escolhi para preservar um pouco da memória dessa pessoa querida, simples e acessível, um modelo não só para a família, mas também para aqueles que o conheceram.

Que ele, meu sogro, “seu” Haruo Akiti, descanse em paz!




Todas imagens publicadas na coluna possuem direitos autorais Copyright ©2014AkitiDezem





Rogerio Akiti Dezem é professor visitante de língua portuguesa e cultura brasileira da Universidade de Osaka, no Japão. Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), é autor de Matizes do Amarelo - A gênese dos discursos sobre os orientais no Brasil (Humanitas, 2005) entre outros livros. Sua grande paixão é a Fotografia (http://akitidezemphotowalker.zenfolio.com/).









0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.