sábado, 7 de junho de 2014

VETORES CROMÁTICOS DE CIRLEI GONÇALVES


"Muitos artistas, assim como alguns filósofos, procuram a quintessência, cada um com seu meio de captura. Richard Wagner, nas suas obras finais, a buscava através do pianíssimo de suas melodias, quase inaudíveis para os ouvidos mortais. 

Maeterlink tentava trazer para a cena teatral a imagem plasmada nas palavras sutis que compunha em sua alma. Mikhail Baryshnikov ansiava pela transparência do movimento no ato da dança. 

Andrei Tarkovski, no lento percurso de seus travellings cinematográficos, procurava aproximar-se do vácuo existencial. Cecília Meireles, em seus diáfanos versos, já se encontrava mais no limiar do éter gaseificado do que na matéria incandescida desse mundo.


Cartaz da exposição de Cirlei Gonçalves


O artista plástico pode se aproximar deste quinto elemento de várias formas. Wassily Kandynski procurava, através da pureza das formas e das cores, o encontro com as essências originárias. Cirlei Gonçalves, artista plástica paranaense, por sua vez, faz esta busca através de seus Vetores Cromáticos:

Caminhos que se movimentam por um sistema de cores que se entrelaçam, se cruzam, se bifurcam, se encontram, se misturam, se confundem, pelo efeito da veladura, que é a técnica usada por ela para elevar o estado bruto da matéria pictórica a um estado mais volátil e espiritualizado. 

E recortando toda a construção, um skyscraper branco, reunião de todas as cores, que sinaliza a presença do humano. É a sua tentativa de plasmar a cor no éter." (Jul Leardini - Curador e Professor de História da Arte)

Além do seu trabalho autoral, Cirlei Gonçalves juntamente com Jul Leardini, são responsáveis pelo projeto "FAZENDO ARTE E PROMOVENDO TALENTOS", que surgiu da vontade de ambos em levarem arte a crianças carentes de Curitiba e Pinhais. Com o incentivo fiscal da empresa CNH Capital, através da Lei Rouanet, isto foi possível.

Oficina em Pinhais, Pr.

Nos meses de abril e maio as oficinas de desenho e pintura foram realizadas nas duas cidades, e em duas datas de junho acontecem as exposições, onde serão expostas as obras da artista Cirlei Gonçalves juntamente com as obras produzidas pelas crianças.

Duas exposições marcam o resultado do projeto, uma foi realizada em Pinhais, no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann; a segunda exposição acontecerá na Galeria Solar do Rosário, em Curitiba, com vernissage e coquetel marcados para o dia 08 de junho, domingo, às 11 horas, com entrada franca. 


Resultado da oficina, com os alunos e os artistas responsáveis pelo projeto.
Nos dois eventos serão arrecadados alimentos não perecíveis para serem enviados a um hospital que cuida de crianças doentes em Curitiba.



Cirlei Gonçalves, natural de Moreira Sales, Pr., é artista plástica, tem graduação em Design de Produto, Especialização em Design de Jóias, e Licenciatura em Artes. Mora em Curitiba, onde participou de diversas exposições individuais e coletivas. Juntamente com o curador e professor de arte Jul Leardini, é autora do projeto “Fazendo Arte e Promovendo Talentos”.




0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.