domingo, 28 de setembro de 2014

Leituras recomendadas


Nesta edição da coluna Drops trazemos algumas sugestões de leituras que vão ampliar seu conhecimento e gerar reflexões sobre diversos temas.

Novas edições da “Educar em Revista” (UFPR)

Já estão disponíveis para acesso os dois últimos números da “Educar em Revista”, publicação do Departamento de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O número 53 (2014) (Dossiê - Educação, cotidiano e participação: desafios e contribuições para a formação) e o Número Especial 2/2014 (Dossiê - Educação Bilíngue para Surdos: políticas e práticas) podem ser acessados aqui



Ditadura no Uruguai
O livro “La Dictadura Uruguaya 1973 – 1985”, do pesquisador e professor de História e Sociologia Nicolás Ariel Herrera, aborda o período de supressão de direitos vivido pelo país vizinho. Com isso, permite uma análise e comparação com o período pelo qual passou o Brasil. Os interessados em adquirir o livro podem entrar em contato com Lucia Rodrigues, via sua página no Facebook





Imigração Ucraniana no Brasil
O ex-colaborador da Contemporartes e jornalista Marcio Pimenta publicou recentemente uma matéria na revista digital internacional “Roads and Kingdons” sobre a imigração ucraniana no Brasil.
Para escrever a matéria, ele passou um período em Prudentópolis (PR), onde fotografou e conheceu um pouco mais da história dos colonos ucranianos cujas famílias começaram a chegar ao Brasil em 1894.
Segundo Pimenta, "Foi um mergulho maravilhoso na cultura ucraniana e agradeço imensamente a todos eles pelo carinho dado. Espero que esta reportagem ajude-os em seus objetivos." A matéria pode ser lida na íntegra no site da revista, aqui.

Oficinas de Narração de Histórias
A partir do dia 14 de outubro, a contadora de histórias Marina Bastos ministra o curso “Narração de histórias – para pais e educadores” na Livraria Cultural do Shopping Iguatemi, em São Paulo. Mais informações sobre o curso aqui.
em setembro, Marina participou do IV Festival Internacional de Narración Oral del Peru, onde representou o Brasil contando histórias tradicionais do país nas cidades de Lima, Cusco e Machu Picchu.

Outras informações sobre a agenda da contadora de histórias em sua página no Facebook

Mônica Bento é jornalista, formada pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Em seu trabalho de conclusão de curso estudou a função social das salas de cinema e desenvolveu a reportagem multimídia CineMemória. Faz parte da equipe de Comunicação da Contemporartes-Revista de Difusão Cultural.


0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.