domingo, 28 de setembro de 2014

UMA CERÂMICA MAGNÍFICA


 UMA CERÂMICA MAGNÍFICA

Em tempos de chuva forte a lama se apresenta. A criançada faz algazarra e, pelotas  de barro são atiradas. Sujar pés, mãos e toda roupa gera uma agradável sensação, de brincadeira saudável.
                                    Fig 1. Brennand, com um ano de idade.

Ah! Idos tempos em que a terra se fazia extensão do homem. Certamente, os primeiros artefatos foram produzidos na terra e da terra. Os buracos escavados no chão tinham muitas utilidades  e, as pequenas porções  de terra logo ganhavam forma. Assim, os homens  (do oriente e do ocidente)  foram fazendo aparecer os primeiros utilitários, alguns tinham por função a guarda e conservação dos alimentos.

                                              Fig. 2. produção de cerâmica.

Até hoje, se você colocar um grupo de crianças diante de um tijolo de barro, além de dar soco e amassar, cada qual logo, logo produz um caneco, um copo, uma tigela.

                                              Fig.3. Tijolo de barro.

Arqueólogos se encantam com descobertas de pequenos fragmentos de cerâmica. Indícios de civilização que por ali estiveram e deixaram suas marcas. Peças produzidas ao longo da existência humana e, que demonstram a capacidade dos homens de criar. Algumas dessas peças carregam informações preciosas, possibilitando a identificação de diferentes  tribos, em seus ritos e seus costumes.  

                                  Fig.4. Peças encontradas por arqueólogos.

Um exemplo disso são essas peças cerâmicas encontradas em Santarém. Os objetos demonstram que tribos indígenas,  em civilizações antigas  tinham algum tipo de hierarquia e divisão do trabalho. Isso esta simbolizado nesse vaso cerimonial. 

                                     Fig. 5. Detalhe de cerâmica de Santarém.

Vaso esse, bastante complexo e cuja elaboração demonstra que um artesão dedicou muito de seu tempo para confeccioná-lo.

Fig. 6. Peças cerâmicas da região de Santarém.


Na imagem seguinte, temos uma peça que sugere a arte da cerâmica feita por mulheres.
  
Fig.7. detalhe cerâmica da região de Santarém.


Toda essa introdução para mencionar a cerâmica, produzida por Francisco Brennand. 
                                   Fig. 8. Cerâmica de Francisco Brennand.

Esse artista desde de cedo, menino, observou a produção na cerâmica São João, de propriedade de sua família, em Pernambuco. Com  o passar do tempo, o menino cresceu. Descobriu tecnologias e se aperfeiçoou na produção da cerâmica artística.    

                      Fig. 9. Cerâmica com a assinatura de Francisco Brennand 
                                     e o símbolo, criado por Aloísio Magalhães

Algumas de suas obras se espalham pelos jardins criando um ambiente de encantamento. 
                             Fig.10. detalhe de cerâmica de Francisco Brennand.

                       Fig. 11. detalhe de cerâmica, representando animais, de F.B.

Sobre ele, Emmanoel Araújo (2004, p.19) escreveu:

Uma obra singular, construída com vínculos profundos com a terra em que foi criada, necessita do ar que respira para poder transmitir todo seu poder de seduzir (...) tenta induzir o espectador a uma viagem (...)

             Fig. 12. Obra de Francisco Brennand.

O que eu quero dizer  é que a obra escultórica de Francisco Brennand (...) no estancamento rítmico, na confirmação de volumes, plano ou área espacial em negativo, em formas fechadas ou abertas. Todos estes são procedimentos da arte paleo-africana que vêm sutilmente se acrescenta à sedução da obra.

                  Fig. 13. detalhe obra de F.B.

(...) Brennand
criou suas próprias fábulas. Para produzir o seu teatro das representações mitológicas, cada obra criada tem características próprias e magníficas.

Um menino  brincou com barro, um homem encantado pelo barro criou um mundo. Fantástico o mundo de Francisco Brennand. Eu adoro.

Referência Bibliográfica:
Super interessante, dezembro de 2002.
Francisco Brennand, esculturas – o Homem e a Natureza.

SOLANGE CHEMIN ROSENMANN, é artista plástica, especialista em artes e museologia. Foi responsável pelo implante e manutenção do setor de ação educativa do Museu Oscar Niemeyer – MON. Designer de produtos na área da moda,Ministra cursos na área de design de jóias e acessórios.  Atuou na 10ª Bienal Brasileira de Design, Curitiba sendo responsável pela ação educativa, com elaboração do material didático, treinando monitores e preparando educadores e professores. Mantém a Galeria Virtual CWB.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.