UMA CERÂMICA MAGNÍFICA
Em tempos de
chuva forte a lama se apresenta. A criançada faz algazarra e, pelotas de barro são atiradas. Sujar pés, mãos e toda
roupa gera uma agradável sensação, de brincadeira saudável.
Fig 1. Brennand, com um ano de idade.
Ah! Idos
tempos em que a terra se fazia extensão do homem. Certamente, os primeiros
artefatos foram produzidos na terra e da terra. Os buracos escavados no chão
tinham muitas utilidades e, as pequenas
porções de terra logo ganhavam forma.
Assim, os homens (do oriente e do
ocidente) foram fazendo aparecer os primeiros
utilitários, alguns tinham por função a guarda e conservação dos alimentos.
Fig. 2. produção de cerâmica.
Até hoje, se
você colocar um grupo de crianças diante de um tijolo de barro, além de dar
soco e amassar, cada qual logo, logo produz um caneco, um copo, uma tigela.
Fig.3. Tijolo de barro.
Arqueólogos se
encantam com descobertas de pequenos fragmentos de cerâmica. Indícios de
civilização que por ali estiveram e deixaram suas marcas. Peças produzidas ao
longo da existência humana e, que demonstram a capacidade dos homens de criar.
Algumas dessas peças carregam informações preciosas, possibilitando a identificação
de diferentes tribos, em seus ritos e seus
costumes.
Fig.4. Peças encontradas por arqueólogos.
Um exemplo disso são essas
peças cerâmicas encontradas em Santarém. Os objetos
demonstram que tribos indígenas, em
civilizações antigas tinham algum tipo
de hierarquia e divisão do trabalho. Isso esta simbolizado nesse vaso
cerimonial.
Fig. 5. Detalhe de cerâmica de Santarém.
Vaso esse, bastante complexo e cuja elaboração demonstra que um
artesão dedicou muito de seu tempo para confeccioná-lo.
Fig. 6. Peças cerâmicas da região de Santarém.
Na imagem
seguinte, temos uma peça que sugere a arte da cerâmica feita por mulheres.
Fig.7. detalhe cerâmica da região de Santarém.
Toda essa
introdução para mencionar a cerâmica, produzida por Francisco
Brennand.
Fig. 8. Cerâmica de Francisco Brennand.
Esse artista desde de cedo, menino, observou a produção na cerâmica São
João, de propriedade de sua família, em Pernambuco. Com o passar do tempo, o menino cresceu. Descobriu
tecnologias e se aperfeiçoou na produção da cerâmica artística.
Fig. 9. Cerâmica com a assinatura de Francisco Brennand
e o símbolo, criado por Aloísio Magalhães
Algumas de suas obras se espalham pelos jardins criando um ambiente de encantamento.
Fig.10. detalhe de cerâmica de Francisco Brennand.
Fig. 11. detalhe de cerâmica, representando animais, de F.B.
Sobre ele, Emmanoel Araújo (2004, p.19)
escreveu:
Uma obra singular, construída
com vínculos profundos com a terra em que foi criada, necessita do ar que
respira para poder transmitir todo seu poder de seduzir (...) tenta induzir o
espectador a uma viagem (...)
Fig. 12. Obra de Francisco Brennand.
O que eu quero dizer é que a obra escultórica de Francisco
Brennand (...) no estancamento rítmico, na confirmação de volumes, plano ou
área espacial em negativo, em formas fechadas ou abertas. Todos estes são
procedimentos da arte paleo-africana que vêm sutilmente se acrescenta à
sedução da obra.
Fig. 13. detalhe obra de F.B.
(...) Brennand
criou suas próprias fábulas.
Para produzir o seu teatro das representações mitológicas, cada obra criada tem
características próprias e magníficas.
Um menino brincou com barro, um homem encantado pelo
barro criou um mundo. Fantástico o mundo de Francisco Brennand. Eu adoro.
Referência Bibliográfica:
Super interessante, dezembro de
2002.
Francisco Brennand, esculturas – o
Homem e a Natureza.
SOLANGE CHEMIN ROSENMANN, é artista
plástica, especialista em artes e museologia. Foi responsável pelo implante e
manutenção do setor de ação educativa do Museu Oscar Niemeyer – MON. Designer
de produtos na área da moda,Ministra cursos na área de design de jóias e acessórios.
Atuou na 10ª Bienal Brasileira de
Design, Curitiba sendo responsável pela ação educativa, com elaboração
do material didático, treinando monitores e preparando educadores e professores.
Mantém a Galeria Virtual CWB.
.
0 comentários:
Postar um comentário
Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.