sexta-feira, 24 de outubro de 2014

"Relatos Selvagens": o filme argentino que veio para rirmos da nossa própria imbecilidade


“Relatos Selvagens”, de Damián Szifron é o filme argentino escolhido para abrir a 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Na Argentina já levou 3 milhões de espectadores ao cinema e é o único latino-americano a concorrer  à Palma de Ouro do Festival de Cannes. Com produção hispânico-argentina, o filme é uma colagem de seis histórias curtas com foco na barbárie humana dando ênfase a estupidez, vingança, traição, impunidade e outras características nada nobres da humanidade.

Se é para trair eu também sei...
 Com humor, ora dolorido ora escrachado, o filme flui com dinamismo e vigor do inicio ao fim. Já na abertura, no prólogo, dentro de um avião já é possível perceber a que veio esses relatos selvagens. É surpreendente ver como as histórias, com um ritmo crescente, são capazes de lidar com fatos inusitados e ao mesmo tempo convincentes. Tenho de admitir: os argentinos sabem fazer cinema. 


“Relatos Selvagens” arrebentou e teve o privilegio de ser produzido pela El Deseo, de Pedro Almodóvar, com atores como Ricardo Darín, Oscar Martínez, Leonardo Sbaraglia, Darío Grandinett, Rita Cortese, Erica Rivas e Julieta Zylberberg, o filme também pode ser indicado ao Oscar de filme estrangeiro.


Elenco fantástico faz dos seis relatos um filme leve e profundo
Vale muito a pena assistir, apesar de toda dor em ver a estupidez  humana, o filme também arranca risadas puras e sinceras. Rindo da nossa própria imbecilidade "Relatos Selvagens" é  esperto e não perde tempo com partes brandas, é pura adrenalina de humor e tragédia. Tragicômico. O nosso retrato !


Katia Peixoto é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Mestre em Cinema pela ECA - USP onde realizou pesquisas em cinema italiano principalmente em Federico Fellini nas manifestações teatrais, clowns e mambembe de alguns de seus filmes. Fotógrafa por 6 anos do Jornal Argumento. Formada em piano e dança pelo Conservatório musical Villa Lobos. Atualmente leciona no Curso Superior de de Música da FAC-FITO e na UNIP nos Cursos de Comunicação e é integrante do grupo Adriana Rodrigues de Dança Flamenca sob a direção de Antônio Benega. 

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.