domingo, 28 de dezembro de 2014

Drops Cultural 28/12





O ano termina com mais premiações para nosso colunista Geraldo Trombin. No dia 8 de dezembro ele foi agraciado com uma Menção Honrosa no XXV Concurso de Poesia ALAP 2014 – categoria adulto, promovido pela Academia de Letras e Artes de Paranapuã (Tijuca- RJ/RJ). Também recebeu medalha de prata no IX Concurso de Trova ALAP/2014 – categoria adulto, promovido pela entidade.
Para ler algumas das obras de Geraldo, acesse a coluna Uni.verso


Já está disponível para venda o livro História & Música Popular, publicado pela Edufpi (Editora da Universidade Federal do Piauí), com apoio da Capes. O livro tem organização de Francisco de Assis de Sousa Nascimento e Hermano Carvalho Medeiros, e reúne artigos de 12 professores e especialistas em história sobre a música em suas mais diversas formas, estilos e manifestações.
Mais informações sobre o livro e como adquiri-lo podem ser obtidas pelo e-mail akparanhos@uol.com.br.


Já está disponível para compras o livro “Sentidos da morte e do morrer na Ibero-América”, lançado pela EdUERJ. A publicação foi organizada por Claudia Rodrigues e por Fábio Lopes, coordenador do Lepcon do Rio de Janeiro e parecerista da Contemporâneos, e traz um capítulo de autoria da editora-chefe da Contemporartes, Ana Maria Dietrich.
Segue a sinopse do livro, que pode ser adquirido diretamente com a EdUERJ: “Mais do que explicar a morte por meio do social, do político e do sagrado, os ensaios procuram por meio do fato fúnebre, iluminar de modo particular esses âmbitos fundamentais da experiência humana, na perspectiva da história, da antropologia e da sociologia. O luto, o suicídio, a dimensão jurídica da morte, a iconografia, a memória e os ritos relacionados são alguns dos tópicos abordados.”


A revista eletrônica da Unesp, Patrimônio e Memória, já está recebendo artigos e resenhas para os números de 2015 e de 2016.
A revista aceita artigos assinados apenas por quem tem titulação mínima de doutor ou esteja cursando o doutorado. Outras informações aqui.

E já está disponível para leitura o dossiê “As imagens no tempo e os tempos da imagem”, da revista 'História: questões e debates'. A publicação traz textos de Josep Català, Raul Antelo, Vicente Sánchez-Biosca, Ana Maria Mauad, Angela Brandão, Solange Ferraz de Lima, Artur Freitas, Ignacio del Valle Dávila, Eduardo Morettin e Rodrigo Tavares.

Leia o dossiê aqui.   

--------------------
Esta coluna encerra a Drops Cultural em 2014. 
Desejamos a todos um 2015 de muitas felicidades, realizações e programas culturais!

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.