sábado, 25 de abril de 2015

Pinacoteca de São Caetano recebe o expressionismo abstrato de Vicente Kutka, e abre mostra do acervo.


A Revista ContemporArtes recebeu convite para visitar a exposição Kutka: Itinerários da Abstração, cuja curadoria ficou a cargo de Mariana Zenaro, nossa ex-colunista e historiadora de arte, na Pinacoteca Municipal, instituição onde atua profissionalmente.

A abertura da exposição Kutka: itinerários da abstração, aconteceu no dia 22 de abril, e apresenta mais de 40 obras, entre pinturas em tela e papel, gravuras em metal, serigrafias, estudos figurativos anatômicos e objetos pessoais, que remontam ao início da trajetória artística de Vicente Kutka Neto até os anos 2000.



Nascido em Santo André, Kutka estudou história na Universidade de São Paulo no começo da década de 1970. Ao residir no México, estudou Antropologia, seguindo para a Inglaterra. Teve uma prolífica produção artística, atuando ativamente no circuito internacional de arte, com obras em diversos acervos estrangeiros, expostas em museus e galerias internacionais. Suas obras, expressionistas abstratas, são o resultado de vivências e viagens, como suas idas ao Japão, que resultam em formas carregadas de gestualidade e força na expressão da cor que criam um sutil sentido espiritual.

Sala Especial – Neste espaço, a Pró-Memória irá apresentar a mostra Quatro décadas, uma coleção – Mostra de acervo da Pinacoteca Municipal, com uma seleção de 34 obras que trazem um paralelo e um contraponto em quatro décadas de produção artística (1970, 1980, 1990 e 2000), recorte de tempo significativo para a arte brasileira. Serão apresentadas importantes coleções: Salões de Arte Contemporânea (1967 – 1988), Colette Pujol (1970 – 1998), Diálogos – o artista e sua obra, o artista e seu tempo (2002 – 2014) e Antônio Lucio Pegoraro (1977 – 2015).

As exposições seguirão em cartaz até o dia 20 de junho. A Pinacoteca Municipal de São Caetano fica na Av. Dr. Augusto de Toledo, n° 255 - Bairro Santa Paula e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. A visitação é livre e gratuita. Mais informações pelo telefone 4223-4780.

               Vicente Kutka, Caelum, óleo sobre tela, 1986

                  Vicente Kutka, s/ título, óleo sobre tela, 2002
                         

Uma das obras em cartaz na mostra Quatro décadas, uma coleção
Sepp Baendereck, Glória, óleo sobre tela, 1969.
         

Obra que será exposta na exposição Quatro décadas, uma coleção
Sérgio Niculitcheff, s/ título, acrílico sobre tela, 1994.
           


                                                             
 Os Editores.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.